Licenciado pela GPL, o Nagios é um programa de monitoração de redes de computadores muito poderoso. As suas principais características consistem em monitorar tanto hosts quanto serviços. Além de poder enviar notificações de eventos (logs).
O ponto forte do Nagios em relação aos demais programas com a mesma finalidade é que ele possui uma modularidade muito grande. É possível escrever plugins para o Nagios de forma muito fácil, além disso, existem repositórios de plugins que agregam ao Nagois as mais diversas funcionalidades.
Sobre o Nagios
O Nagios é um programa de código aberto que tem como objetivo monitorar equipamentos, serviços e rede de computadores.
A cada dia que passa o Nagios tem ganhado mais espaço entre os profissionais de TI e grande parte desse sucesso se deve à sua modularidade e por ser licenciado por GPL.
Funcionamento
O Nagios é formado por um grupo de componentes individuais, em conjunto esses componentes são capazes de coletar informações, armazená-las, exibí-las, enviar notificações, gerar relatórios e tomar ações. Abaixo, alguns dos componentes mais importantes:
- Nagios: É o principal componente, ele é o responsável pelo gerenciamento das demais partes. Suas principais atividades consistem em disparar plugins, realizar análise de status de serviços, envio de notificações, armazenamento de informações e geração de relatórios.
- Plugins: São os programas que farão a checagem dos serviços monitorados. Os programas que enviam mensagem de notificação também podem ser considerados como plugins. De um modo geral existe um plugin para cada serviço, por exemplo, o check_http monitora conexões provenientes de servidores web, o check_ssh verifica se o servidor SSH está em execução em um host.
- Notificações: As notificações são mensagens enviadas usando diversos meios. É possível enviar e-mails, notificações via instant messaging, alarmes sonoros, e muito mais. O limite está na imaginação do administrador Nagios.
- Skins: São conjuntos de arquivos usados para mudar a aparência da interface web do Nagios.
Tipos de status:
- OK - Caracterizado pelo valor 0 (zero), representa que o status recebido está dentro do esperado.
- Warning - Entendido também pelo número 1 (um), este valor é apresentado quando o status recebido está discretamente fora do esperado.
- Critical - Também representado pelo numeral 2, esta condição ocorre quando o status recebido está com um valor muito diferente do esperado.
- Unknow - Este estado também caracterizado pelo valor 3, representa a condição em que o valor de status recebido não compreende nenhum valor esperado
O que é possível monitorar?
Praticamente não há limites de monitoração para o Nagios, pois na verdade não é o Nagios que realiza as tarefas de monitoração, mas sim os seus incontáveis plugins.
Os plugins são os responsáveis por realizar checagem nos serviços, a tarefa do Nagios é analisar os resultados dos plugins, armazenar logs, gerar relatórios e realizar notificações.