Iniciando no mundo das expressões regulares (parte 1)

Este artigo nos inicia no conceito de expressões regulares, o que significam, como surgiram, seus benefícios. Em seguida somos apresentados a exemplos de metacaracteres, listas, etc. Ah, que tragédia seria a vida de um programador ou administrador de sistemas sem as expressões regulares.

[ Hits: 76.847 ]

Por: rudolf ghysio schaarschmidt em 13/11/2003


O surgimento das expressões regulares



Tudo começou em 1943, quando dois neurologistas publicaram um trabalho para explicar as funções de nossos neurônios (ok, o que a informática tem a ver com isso? Calma cocada, já vai!).

Para melhorar a história, um matemático (Tinha que ser um matemático né!?) descreveu em álgebra os algoritmos montados pelos neurologistas, mas o nosso encontro com ela aconteceu mais adiante, quando em 1968 o algoritmo foi utilizado pioneiramente em um site de busca. Reparou quanto tempo de diferença?

Bom, vamos parar com essa baboseira de história e pulando para a página seguinte vamos ver que diabos de expressão regular é isso!

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Afinal, o que é uma expressão regular
   2. Para que serve esse negócio de expressão regular
   3. O surgimento das expressões regulares
   4. Começando realmente
   5. Alguns metacaracteres
Outros artigos deste autor

Utilizando o Xterm

Software livre no país não é mais somente incentivo

Vamos configurar a Nividia no Kurumim

Ambiente X-Window, a continuação

Iniciando no mundo das expressões regulares (parte 2)

Leitura recomendada

Expressões regulares no PHP

Iniciando no mundo das expressões regulares (parte 2)

Verificação da sintaxe do e-mail 1.0

Gerando documento PDF em PHP

Gráficos em PHP Highcharts

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 13/11/2003 - 20:09h

Beleza de artigo arknoid! Ah, pro pessoal que agora deseja testar suas expressões regulares, podem utilizar o editor Vim. Abram um arquivo texto qualquer:

$ vim arquivo.txt

E estando no modo de comandos, digitem: "/expr", ou seja, contra-barra "/" seguida da expressão regular desejada. O Vim posicionará o cursor na primeira ocorrência da expressão (se houver) e pressionando a tecla "n" ele posiciona o cursor na próxima ocorrência encontrada.

Existem outras formas de se testar expressões regulares, como o sed, grep, egrep, perl, etc. Para se aprofundarem visitem as páginas de manual destes programas.

[2] Comentário enviado por jllucca em 13/11/2003 - 22:34h

eu achei a terceira pagina do artigo completamente inútil. Se erra pra falar de história pelo menos poderia ter citado melhor os acontecimentos. De que ano era o matematico? Foi do mesmo tempo que os medicos? E a informatica é a profissão que mais "tem" haver com outras areas, pq não com a medicina?

[3] Comentário enviado por arknoid em 14/11/2003 - 10:05h

OK fanho,acho que o foco é ensinar expressões regulares e não a história delas se tu quer saber de toda a história das ERs eu te mando ela na íntegra! Muito boa a iniciativa fábio, contudo fico triste por ter gente que adora apenas criticar o trabalho dos outros...mas tudo bem!

[4] Comentário enviado por jllucca em 14/11/2003 - 17:12h

eu só acho que se é pra fazer uma coisa, faça-a bem feita. Afinal, na piadinha de quanto tempo passou ninguem sabe do que tu ta falando. É do tempo entre o medico e o uso no site de busca? É entre o matematico e o site de busca?

Eu só to criticando essa parte isolada do artigo. Onde tu não foi feliz. E, se quiser mandar. Meu email ta atualizado no vivaolinux


Contribuir com comentário