Hippo Viewer: Cliente para acesso a mundos virtuais

Este artigo ensina a instalar e configurar o Hippo Viewer, cliente que permite acessar mundos virtuais de simulação, como o OpenSimulator e o Second Life.

[ Hits: 15.069 ]

Por: andre uebe em 17/06/2009 | Blog: http://resa.net.br


O Hippo Viewer



O mais conhecido projeto de mundos virtuais é o Second Life (SL), do Linden Labs. O visualizador do Second Life é um cliente que pode ser instalado em seu computador e que lhe permite acessar os mundos virtuais do Second Life.

Assim como existem os mundos virtuais do Second Life, existem também os mundos virtuais do OpenSimulator (e alguns outros como o Wonderland project). Para acessar os mundos virtuais do OpenSimulator, pode-se utilizar tanto o visualizador do Secondlife quanto um outro visualizador chamado Hippo OpenSim Viewer. Este último, baseado no visualizador do Second Life, caracteriza-se por ter seu código-fonte aberto e por permitir acessar vários mundos virtuais distintos.

Criando uma Conta no OSGrid

Um GRID é uma espécie de mapa onde estão disponíveis os mundos ou ilhas. Como exemplo, quando entramos em uma ilha no Second Life, na verdade estamos acessando um mundo dentro de um GRID chamado Second Life. O Second Life é um GRID de propriedade da empresa LindenLabs e possui código-fonte fechado.

Existem diversos GRIDS Open Source, conforme a listagem a seguir: opensimulator.org wiki - Grid_List

Estes GRIDS pertencem ao projeto OpenSimulator, que permite e possuem seus próprios servidores. Uma das vantagens do projeto OpenSimulator é que através dele podemos criar nosso próprio mundo e hospedá-lo em um servidor próprio em nosso PC. Mas isto é assunto para outro artigo, que em breve pretendo encaminhar ao VOL.

Por hora, vamos aprender a acessar os GRIDS existentes e mostrados na listagem.

Neste tutorial usaremos o GRID OSGrid, que é o mais popular e o padrão de acesso do Hippo quando não se informa o GRID desejado. Para isto deve-se criar uma conta de acesso no OSGrid: www.osgrid.org

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O Hippo Viewer
   2. Baixando e instalando o Hippo viewer
Outros artigos deste autor

Escrevendo em arquivos PDF

Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Como submeter dados de CDDB de um CD de áudio ao Freedb

Instalando Token da OAB no Linux Mint 17.3 (Rose)

Instalando a impressora HP D1460 (série D1400) no Linux

Leitura recomendada

Narrando sessões de RPG de mesa online usando droll e IRC

Jogos no Arch Linux - Porque nem tudo é tela preta!

Counter Strike proibido no Brasil

Brutal DOOM no Linux Mint (Ubuntu)

Instalação do Cedega

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário