PACkage MANager é um software gerenciador de pacotes criado por Judd Vinet para o
Arch Linux. O objetivo do pacman é tornar possível o fácil gerenciamento de pacotes tanto dos repositórios oficiais quanto do AUR*.
O pacman mantém o sistema atualizado sincronizando todos os pacotes com aqueles que estão atualmente nos servidores. Teoricamente, basta um simples comando para atualizar todos os pacotes (e consequentemente todo o sistema) para a última versão disponível.
O programa foi escrito em C e usa o formato .pkg.tar.xz para os pacotes.
A sua configuração de repositórios é feita editando-se o
/etc/pacman.conf.
COMANDOS
Instalar pacote:
# pacman -S nome_do_pacote
Remover programas:
# pacman -R nome_do_pacote
Fazer o upgrade dos pacotes anteriormente instalados:
# pacman -F nome_do_pacote
Atualizar o sistema (Upgrade System):
# pacman -Syyuu
Baixe um pacote sem instalá-lo:
# pacman -Sw
Instale um pacote de 'local' que não é de um repositório remoto (por exemplo, o pacote é a partir do AUR):
# pacman -U /local de destino/package_name-version.pkg.tar.xz
Pacman pode procurar por pacotes no banco de dados, ele busca tanto em nomes e descrições dos pacotes:
# pacman -Ss string1 string2
Para procurar os pacotes já instalados:
# pacman -Qs string1 string2
Para exibir informações abrangentes sobre um determinado pacote:
# pacman -Si pacote_nome
Para obter uma lista dos arquivos instalados por um pacote:
# pacman -Ql pacote_nome
Para listar uma árvore de dependências de um pacote:
# pactree pacote_nome
*AUR (Arch User Repository) é um repositório comunitário e não oficial do Arch Linux para usuários. Ele contém apenas "arquivos de descrição" (chamados PKGBUILDS) que permitem compilar pacotes a partir de seu código fonte e instalá-los posteriormente com o pacman.
Muitos pacotes novos no Arch Linux começam no AUR. Usuários podem votar contra ou a favor dos pacotes, para só então - depois de se tornarem populares o suficiente - serem movidos para o repositório oficial da comunidade.