Free Animation e Game Developer com Linux

Conheça as ferramentas necessárias para criar animações e jogos 3D, editar imagens, áudio e vídeo e gerenciar um projeto, de maneira fácil, rápida e o melhor: totalmente grátis, 100% Livre! Happy Linux Happy Multimídia!!!

[ Hits: 20.206 ]

Por: Jhoni Vieceli em 14/03/2008 | Blog: http://www.connectionserver.com.br


Introdução



Olá a todos!

Pergunta 1:
É possível desenvolver jogos completos, com gráficos impecáveis e com ótima performance sem recorrer a softwares proprietários e sem gastar nenhum centavo? A resposta é SIM!

Pergunta 2:
É possível desenvolver animações avançadas, similares as desenvolvidas em Hollywood sem recorrer a softwares proprietários e sem gastar nenhum centavo? A resposta é SIM!

Através de algumas soluções listadas a seguir, integramos o melhor do mundo 3D, 2D, vídeos, programação e gerenciamento de projetos para criação multimídia totalmente LIVRE.

Lista de softwares para o desenvolvimento

Animação 3D, desenhos 3D e Game Engine:

BLENDER

Através do Blender é possível criar animações completas, com resultado muito próximo, ou até melhor, do que softwares proprietários utilizados em Hollywood. O software ainda permite o desenvolvimento de jogos, desde o mais simples até os mais complexos por meio da robusta Game engine, incluída no programa. Esses jogos podem ser desenvolvidos completamente com o Blender, sem a necessidade de programar nenhuma linha de código, utilizando o seu sistema de ligações lógicas.

Resumindo, o Blender por si só é um software 3D completo, além de editar e sincronizar vídeos com som, possui uma IDE de programação em Python (para aqueles que desejarem programar diretamente), faz jogos, animações simples e/ou complexas (bones etc...), composição de imagens, criação de fluídos, partículas e outros efeitos. Enfim, o necessário para o desenvolvimento completo em 3D.

Programação:

PYTHON

Linguagem de programação leve, rápida (fica entre C, C++ e JAVA), extremamente robusta (por exemplo, é a linguagem escolhida pelo Google para seu engine de pesquisa), fácil de aprender, orientada a objetos, multiplataforma (assim como o java), tornando-a totalmente portátil e rápida, roda dentro do Blender.

Usada para criação de IA (inteligência artificial) para o jogo, criação/modificação pela programação de objetos 3D sem precisar modelar, correções e adaptações da game engine, implantação de recursos extras no jogo (load, save, integração com banco de dados ex. MySQL, xml entre outros), trabalha com a biblioteca Open GL juntamente com o Blender. Enfim, tudo o que a game engine do Blender não tem disponível graficamente é possível fazer com o auxílio do Python.

Edição de Imagens:

GIMP

Software de edição de imagem tão bom quanto o seu concorrente direto, o Photoshop (proprietário). Pode-se e deve-se usar ele para criação das texturas do jogo e/ou das animações produzidas no Blender.

Edição de Som:

AUDACITY

Software de criação e edição de som simples, leve e rápido, através dele é possível criar os efeitos sonoros para os jogos e/ou para as animações. Existem vários concorrentes proprietários, mais o Audacity supre as necessidades em 100%. Outra alternativa livre para o Audacity é o ARDOUR, que é mais mixador de som.

Edição de vídeo:

VIRTUAL DUB

Software para a edição de vídeo, GPL, o seu equivalente proprietário seria o Adobe Premiere. Com ele podemos embutir legendas, colocar filtros. Perfeito para depois de ter criado a animação no Blender, feito o som no Audacity e sincronizado o som e vídeo no Blender, usar o Virtual Dub para juntar o video+som em arquivo AVI. Você acha isso pouco? Experimente o CINELERRA, que não fica nada atrás, sendo que em algumas edições profissionais de vídeo é preferível usar o Cinelerra do que o Virtual Dub. Os dois ocupam lugar de destaque na edição de vídeo no mundo livre.

Gerenciador de renderização:

Dr. QUEUE

Software para criação de fazendas de renderização (render farm). Ou seja, se você está editando um vídeo ou tentando renderizar uma animação na sua máquina, e ela está apanhando que nem boi na roça (rsrssrs), use o Dr. Queue, pois através dele o trabalho (por exemplo render de uma animação), é criado pelo master e distribuído entre as máquina escravas da render farm.

Sendo que se por exemplo o seu computador for um escravo da render farm e quiser usar ele automaticamente, o render na sua máquina é pausado e outros escravos continuam realizando até o fim.

Porém o render farm para criação de jogos e renderização de imagens de nada adianta, pois nesses casos, o processamento é todo local não podendo distribuir em uma render farm (pelo menos ate o momento).

Gerenciador de projeto:

OPEN PROJECT

Para realizar o gerenciamento do projeto e acompanhar o andamento do mesmo, utilize essa ferramenta. Ele geralmente atende bem as necessidades de gerenciamento e sem pagar um tostão. Caso você necessite de uma alternativa para um equipe maior, use o TRACK, que é um gerenciador de projeto que funciona pela web, ao contrário do Open project, que é só local. Outra solução simples e rápida é o DotProject, que é também Web.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Links importantes
   3. Conclusão
Outros artigos deste autor

Script de backup full + diferencial + compactador + restauração

Leitura recomendada

Uma breve introdução ao Hydrogen

Instalação e correção de erros do DBDesigner 4 no Linux

Como Rodar o Mplayer no Linux

Manual completo de instalação e configuração do Nagios 3 no Linux Debian 4.0 Etch

Instalação e configuração do OpenSolaris B63 com Studio Express

  
Comentários
[1] Comentário enviado por lucasmezencio em 14/03/2008 - 12:21h

O interessante, é que vi numa revista falando que o longa-metragem Star Wars III foi desenvolvido todo em Linux!

[2] Comentário enviado por asrocha em 14/03/2008 - 13:35h

O mais interessante desses softwares, talvez não seja apenas ser livre, gratuíto mas sim seu nível de maturidade, são softwares que podem ser utilizados por estúdios profissionais.
Muito bom o artigo Sr. Vieceli.

[3] Comentário enviado por y2h4ck em 14/03/2008 - 13:42h

a Pixar Studios utiliza Box linux para renderizar seus filmes pois ... imaginem a economia que eles tem com milhares e milhares de Estações Linux ao invés de pagar Licenças para MS.

Realmente é uma solução de altissima qualidade :)

[4] Comentário enviado por removido em 14/03/2008 - 15:07h

Onde posso conseguir informações sobre os treinamentos em Blender 3D da elaborata???

[5] Comentário enviado por JhoniVieceli em 14/03/2008 - 15:18h

Opa!

Para conseguir mais informações você pode ligar para o (41) 3324-0015 ou mandar e-mail para cursos@elaborata.com.br

Valeu

Jhoni Vieceli

[6] Comentário enviado por an_drade em 14/03/2008 - 16:44h

Só tem uma que eu acho que está equivocada:

"Python (...) é a linguagem escolhida pelo Google para seu engine de pesquisa".

Bom, a Google usa muito Python, mas não é no seu engine de pesquisa não. P/ isso, eles usam o bom e velho C++. Não dá p/ comparar o desempenho das duas linguagens...

[]'s

Carlos

[7] Comentário enviado por JhoniVieceli em 15/03/2008 - 09:41h

Temos alguns elementos dentro do python que funcionam na mesma velocidade que C++, sem ser processada como um comando comum dele e consequentemente não é interpratada pela VM do python.

[8] Comentário enviado por foxl em 17/03/2008 - 09:45h

bom artigo.
x)

[9] Comentário enviado por tenchi em 17/03/2008 - 23:29h

Ah, se não me engano, o Virtual Dub é só para Windows. No mais, vc está de parabéns ;-)

Eu simpelsmenet não sabia que o blender era tão poderoso assim ;-)

[10] Comentário enviado por removido em 18/03/2008 - 11:58h

***Quanto á linguagem que o Google usa para o seu motor de pesquisa...
Honestamente eu acho que é o python porque já vi isso num revista qualquer em que falava muitosobre o Google no entanto nao posso dizer certeza 100% porque nao trabalho lá.

[11] Comentário enviado por iversen em 24/03/2008 - 20:14h

I've got to say that this article i'ts a good way to show us how to make a thousand of things without paying for. That's a nice description and it really works fine with any Linux O.S.
TK's

Iversen


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts