Após termos visto em artigos anteriores o funcionamento básico de uma planilha eletrônica, vamos aprender mais uns comandos de bases de dados manipuladas pelo OpenOffice.org Calc. Veremos neste artigo como criar filtros simples para registros e como criar filtros mais robustos para registros.
Muito bem, agora que você já sabe o que é um filtro, vamos preparar a tabela criada para receber uma ferramenta de filtragem. Siga os passos abaixo:
Selecione a faixa de A1 até D10.
Dê o comando:
Data > Filter > AutoFilter >
Você recebe uma tela que mostra "setinhas" ao lado de cada nome de campo. Veja a figura abaixo:
Na seta ao lado direito do campo tipo clique e escolha "Fruta". Observe que todos os registros de sua tabela que não são "Fruta" são recolhidos, permanecendo exibidos só os que são "Fruta". Observe que a setinha se torna azul, indicando que naquele campo existe um critério de filtragem. Para remover este critério, clique na seta azul e escolha "All".
Vamos agora, em um segundo exemplo, filtrar todos os registros de nossa tabela que são "Fruta" e que sejam vendidos em "Peça". Faremos um filtro com dois critérios.
Clique na seta à direita do campo tipo e em seguida clique na seta à direita do campo Unidade. Perceba que os dois campos em questão ficam com a marcação da filtragem em azul.
Para desfazer os filtros, selecione All em ambos os campos envolvidos.
[1] Comentário enviado por cleysinhonv em 21/10/2009 - 07:39h
Olá jlvidals,
Seu artigo está ótimo, limpo e com conceitos bem aplicados. É interessante a sua colocação a respeito das empresas, usar o OpenOffice.org nas organizações está acessível e é simples as manipulações, basta que tenha algumas documentações para que as pessoas ou as mesmas possam buscar, trabalhei um tempo em uma empresa que não fazia registro eletrônico de suas vendas e compras, era tudo anotado em papel embora houvesse computadores na empresas, fiz uma planilha que coletava esses dados conforme era vendido ou comprado e atualizando tudo conforme iam sendo feito as compras e vendas. Foi o meu primeiro trabalho no execel, que me rendeu 10% de aumento no salário, pois consegui reunir informações que estavam indo para o "Baú", após esse fato conseguiram fazer plano de ações, metas de compra e venda e entre outros. A planilha constava com soma automática, filtros, soma condicional e um belissimo gráfico. Embora eu não trabalhe mais lá há um bom tempo humores que as mesmas ainda são usadas.
[2] Comentário enviado por grandmaster em 23/10/2009 - 10:12h
Tenho visto o uso crescendo bastante nas empresas por onde passo.
---
Renato de Castro Henriques
CobiT Foundation 4.1 Certified ID: 90391725 http://www.renato.henriques.nom.br