Fedora Core analisado por um usuário básico

Neste artigo faço um pequeno relatório sobre a utilização do Fedora Core, após um mês de utilização. Importante dizer que fiz um pequeno paralelo com alguns artigos que se espalham pela rede, alguns crucificam precipitadamente o Projeto Fedora Core.

[ Hits: 19.135 ]

Por: Thiago Vieira em 05/01/2004


Instalação, configurações, X11 e multimídia



Instalação


A instalação foi tranqüila, basicamente a mesma para o RedHat, pois utiliza o anaconda, os 3 CDs de instalação garantem uma boa variedade deixando a distribuição bem completa.

O que é bom para uns é visto como um mal para outros, o fato de ser uma distribuição completa foi bastante criticado em alguns artigos que li na rede, pois ocupa uns 2 Gigas. Porém o anaconda lhe permite uma boa escolha dos pacotes instalados, podendo esse espaço diminuir ou aumentar de acordo com a necessidade dos usuários.

Configurações


Não precisei instalar nenhum driver especial, o Fedora Core detectou todo o meu hardware, necessitando apenas configurar o famigerado teclado US Internacional, o que me deu bastante trabalho, tendo em vista que só consegui configurar a cedilha para funcionar em todas as aplicações hoje, um mês após a instalação.

Ambiente X11


Não sei se foi por falta de habilidade na escolha dos pacotes na instalação ou por uma falha na distribuição, mas não encontrei nenhum programa para configurar o ambiente X11 (Xconfigurator, xsetup, etc), foi necessário editar manualmente o arquivo XF86Config.

Optei por ter como gerenciador de janelas padrão o Gnome e consegui obter um bom desktop, bonito e prático. Foi necessário instalar o Eterm e o Gkrellm, inclusive postei um screenshot aqui no site para quem quiser ver =].

Multimídia


Aqui é um ponto que realmente deixou a desejar, o Kurumin dá de 10 a 0 no Fedora, a instalação de complementos é quase imperativa aos que curtem explorar a área de multimídia.

Estou tendo problemas para instalar o mplayer, mas acredito que irei solucionar isso em breve, mas em outras distribuições já vem tudo OK.

Tive problemas também para rodar o TeamSpeak (www.teamspeak.org), um excelente programa de conversa de voz pela net. Para solucionar esse problema tentei instalar drives de som ALSA, mas também não obtive sucesso.

Configurar o mp3 foi bastante simples, não representando um problema, como foi dito em outras análises desta distribuição.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação, configurações, X11 e multimídia
   2. Yum e considerações finais
Outros artigos deste autor

A origem do nome Fedora

Ilegalidade em Editais de Concurso que cobrem Conhecimento em Software Específico e Proprietário

Turbine o seu SUSE instalando o apt-get com um repositório de mais de 5.000 pacotes

Leitura recomendada

Programação (II) - Modularização

Bioinformática - PhyML: alinhamento de sequências nucleotídicas em ambiente paralelo

Lendo formatos EPUB no Kindle com o Calibre

Compartilhando músicas pela Web com o Amarok

Nagios - Um poderoso programa de monitoramento de rede (parte 1)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por bizzardjp em 05/01/2004 - 23:34h

O Fedora Core 1 supera o Red Hat 9 devido a ter:

Componente Red Hat 9 Fedora Core 1
Kernel 2.4.20 2.4.22
GCC 3.2.2 3.3.2
GNOME 2.2.0 2.4.0
KDE 3.1 3.1.4
Samba 2.2.7a 3.0.0
Apache 2.0.40 2.0.47
Postfix 1.1.11 2.0.11
Mozila 1.2 1.4
OpenOffice 1.0.2 1.1.0

Ou seja, componentes melhorados e STABLE!

Sobre o YUM, eu também acho uma boa ferramenta de instalação/remoção de pacotes RPM. Porém ainda está longe de atingir os padrões do apt-get. A começar pela velocidade.
Ah, claro. O YUM é nada mais doque o Yellowdog Updater, Modified.
http://linux.duke.edu/projects/yum/
Sobre multimidia, o Fedora Core 1 vem do Red Hat 9, mantido pela Red Hat e desenvolvido em território AMERICANO, portanto algumas coisas que vem no Kurumim ou em outras distribuições na parte de multimidia, lá é proibido ou a Red Hat evita usar para não se complicar. Como por exemplo o DeCSS, MP3, etc.
Uma coisa que poderia vir habilitado mesmo como modulo no kernel é o suporte a ACPI, o que evitaria muitos problemas de instalação em equipamentos mais novos.
Mas "como foi dito no preâmbulo é mostrar a visão de um usuário básico sobre o Fedora. "
Enjoy!
Banzai Linux

[2] Comentário enviado por removido em 06/01/2004 - 04:22h

Faiper - Parabéns pelo artigo :)

[3] Comentário enviado por weapon-sc em 06/01/2004 - 21:45h

O Fedora parece ser muito bom... infelismente no meu pc nao funcionou... saindo da instalacao logo apos iniciar a execucao do Anaconda... :( hoje estou usando o Conectiva 9.

[4] Comentário enviado por lucorp em 06/01/2004 - 23:17h

Tive o mesmo problema com relacao a instalacao.....no meu caso eu somente aumentei a memoria compartilhada de video de 8 MB para 32 MB somente para a instalacao......

[5] Comentário enviado por Oki em 08/01/2004 - 08:09h

Faiper,
Tá bala seu artigo, boa pedida prá incentivar a migração do RH9 para o Fedora Core 1. Em Março/2004 deve ser lançada a versão 2 do Fedora que trará muuuitas novidades.

Obrigado pela citação do yum.conf. Eu postei uma versão 2.2.1 do yum.conf que tem mais alguns servidores. O endereço prá pegar esse yum.conf é: http://blog.moinho.net/index.php?itemid=182

Se alguém conhecer outros servidores, por favor compartilhem conosco. :-)

[]'s
Celso Goya
moinho.net

[6] Comentário enviado por xande em 27/02/2004 - 11:47h

Gostei do seu artigo, mas utilizo o Fedora a mais de 3 meses, não obtive nenhum problema na configuração do teclado ABNT2, não sei por qual motivo vc teve dificuldades em configurar.
Para a configuração de video, tem o xf86config, apesar de ser uma ferramenta antiga e um pouco complicada, é muito funcional, sendo que não é necessário editar o XF86config, além disso, o próprio Anaconda tem um módulo de configuração de vídeo, bastante simples, prático e fácil.
Quanto à multímidia, realmente não vem quase nada, mas é fácil achar pacotes na internet, não tive nenhuma dificuldade em instalar o divx, mplayer e mp3. Porém, acho que essas aplicações não vem na distro por causa das leis americanas anti-pirataria.
Quanto a comparação com o kurumin, acho que como acontece entre todas as distros, existem prós e contras, sendo que não dá para definir qual a melhor delas. Tem coisas que vem no kurumin que não tem no Fedora e vice-versa.

Finalmente, para os interessados no Fedora, olhem em freshrpms.net lá tem muitos pacotes prontos p/ o fedora, como o mplayer, o modulu mp3 do xmms, xmame, etc.

[7] Comentário enviado por rogeriojlle em 25/11/2005 - 14:12h

Tanto no Fedora quanto em qualquer outra distro parente da red hat minha placa de rede não funciona, ela é detectada, tentam iniciar a rede (por quase durante dois minutos as luzes do modem indicam atividade) mas não conseguem de resto achei legal, mas não coloco mais red hat no meu computador


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts