ExtJS: Um excelente framework de JavaScript

O ExtJS é um framework inicialmente derivado do YUI (Yahoo! User Interface) capaz de facilitar e muito o desenvolvimento de interfaces elegantes, funcionais e dinâmicas para páginas web e sistemas web-based. Neste artigo serão abordados a história, características e principais funcionalidades deste framework.

[ Hits: 39.952 ]

Por: EVERTON DA ROSA em 04/01/2009 | Blog: http://everton3x.github.io


Conceito e história



O EXT JS é um framework JavaScript criado originalmente como uma extensão do YUI (Yahoo! User Interface). Na época de sua criação, chamava-se yui-ext, funcionando junto ao YUI, que era a base. Por ser uma extensão do YUI, o yui-ext não funcionava sem ele.

O EXTjs é um software de código livre criado por Jack Slocum, disponibilizado sob a licença LGPL, porém pode ser comprado para vir com uma outra licença não-livre, caso seja preciso, e também há como adquirir apenas o suporte pago do EXTjs o que dá direito, além do suporte via fórum, e-mail, telefone e onsite (dependendo do nível de associação), o acesso ao SVN do EXTjs onde estão as versões de desenvolvimento do EXTjs e as correções ainda não liberadas publicamente.

Com o desenvolvimento do yui-ext, foram sendo incorporados diversos adapters (adaptadores), que funcionavam de ponte entre o yui-ext e outros Frameworks de JavaScript: o Prototype e jQuery.

Com o crescente e rápido reconhecimento entre os desenvolvedores como uma extensão rica em funcionalidades e componentes de interface acrescentando valor aos mais conhecidos Frameworks de Javascript (YUI, Prototype e jQuery), o seu desenvolvimento foi ganhando em colaboradores e velocidade. Assim, sucederam-se várias versões 0.x do yui-ext, antes de ser lançada a versão 1.0 final onde seu nome foi alterado para EXT JS, demonstrando que ele já não era apenas uma extensão para o YUI.

A próxima release lançada foi o EXTjs 1.1, sendo que, a partir dessa versão houve um salto tornando-o um verdadeiro Framework de JavaScript ou Ajax Framework e não mais limitado a ser apenas uma extensão para outros Frameworks, apesar de ainda poder ser usado assim.

A partir da versão 1.1.1 o EXTjs passou a ser oficialmente suportado pelos navegadores Microsoft Internet Explorer 6+, Mozilla Firefox 1.5+, Apple Safari 2+ e Opera 9+ e extra-oficialmente com o Konqueror, Galeon, Ice Weasel, Mozilla, Netscape e provavelmente outros.

Após a série 1.1, começou a ser desenvolvido o EXTjs 2.0, trazendo várias funções e componentes básicos completamente remodelados para trabalhar com mais eficiência e códigos menores.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Conceito e história
   2. Características
   3. Principais funcionalidades
Outros artigos deste autor

PHP5 Orientado a Objetos: Visibilidade, herança e extensões de classes

SliTaz: Mini-review desta mini-distribuição Linux

Considerações sobre as distribuições

Qual o valor de seu trabalho

Funções da categoria Miscelânea do PHP

Leitura recomendada

Diferenças de sites Web Standards

Novo tipo de vírus pode afetar tanto Windows quanto Linux

Listar dados em MySQL utilizando PHP e AJAX (parte 1)

Como camuflar seu WhatsApp Web usando Snippets JavaScript

Google Maps API - Criando e interagindo com seus próprios mapas

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cesperanc@ em 04/01/2009 - 17:44h

Parabéns pelo artigo... Eu já utilizo este toolkit à cerca de um ano e posso garantir que funciona muito bem para a criação de Rich Internet Applications.

[2] Comentário enviado por phpricardo em 04/01/2009 - 19:19h

windows? Oo

[3] Comentário enviado por edsonmsj em 05/01/2009 - 00:15h

Só não entendo uma coisa, algum anos atrás usava-se muito javaScript esta prática foi abandonada, por deixar páginas inseguras e incompatíveis entre browsers, agora voltou com nome de AJAX e os mesmos problemas retornaram, existem páginas que não consigo abrir no Firefox, Opera etc... pois uso o Linux, e no Ruindows vírus se instalam automaticamente, gostaria de sabem se não existem outras opções, e se deixar páginas com alguns efeitinhos compensam o transtorno?

[4] Comentário enviado por nandodutra em 05/01/2009 - 10:16h

Parabéns pelo artigo, vai ajudar a popularizar o ExtJs. Eu já faço uso dele a pouco mais de 1 ano, é ótimo para desenvolvimento de Aplicativos para Web.

[5] Comentário enviado por nandodutra em 05/01/2009 - 10:24h

edsonmsj, acontece esse problemas que vc citou acima quando os desenvolvedores não fazem a aplicação se preocupado com o CROSS-BROWSER, mas o ExtJs é CROSS-BROWSER, vai funcionar em uma inifinidade de navegadores. E outra coisa AJAX não é javascript ou linguagem de programação, AJAX é uma forma de se programar em javascript.

[6] Comentário enviado por vsmoraes em 05/01/2009 - 10:25h

@edsonmsj, problemas de incompatibilidade, estabilidade e/ou velocidade ainda ocorrem, e não só se tratando de JavaScript. Esses problemas ocorrem em qualquer linguagem de programação.
O que ocorreu de uns anos (?) pra cá foi o amadurecimento dos desenvolvedores, basta ver a diferença entre sites de hoje e os de 3-6 anos atrás.
Tendências surgiram, padrões chegaram para melhorar tudo. Antigamente quando alguém começava a fazer uma página web, a primeira coisa que colocava era aqueles efeitos pré-existentes no Frontpage ou algumas frescurinhas achadas na web. Hoje isso mudou, vejo mais e mais pessoas preocupadas com padrões e a mania "tableless" fez com que o CSS desse uma guinada de forma genial.
Com tudo isso ocorrendo, o JavaScript também tomou novas formas. Hoje ele deixou de ser uma mera ferramenta de criação de "efeitinhos" e passou a ser uma poderosa ferramenta para a manipulação de dados (Ajax), sem deixar suas propriedades já existentes.

[7] Comentário enviado por edsonmsj em 05/01/2009 - 11:19h

Aproveitando para perguntar novamente, existem outra opção ao javaScript?

Tenho lido alguns artigos sobre Java, CSS e Java2D para manipulação de gráficos WEB, que garante 100% de compatibilidade entre browsers e com desempenhos e flexibilidade bem maiores que javaScript + Java(AJAX) "apesar de não ser tão simples de programar como o javaScript isto é para quem sabe Js", gostaria de saber se alguns de vocês já usaram e qual foi a impressão?

[8] Comentário enviado por vsmoraes em 05/01/2009 - 14:26h

@edsonmsj, opção com a mesma integração que JavaScript + HTML + XML + PHP/ASP/PYTHON não existe.
Qualquer outra vai usar plugin, vide java applet ou flash.
A única linguagem client-side com suporte nativo em 100% dos browsers é o JavaScript.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts