Escolha da distribuição GNU/Linux ideal

Nesse artigo dou uma breve introdução às principais distribuições GNU/Linux disponíveis na internet. A partir daí, cabe a você escolher a que melhor se enquadra à seu perfil.

[ Hits: 29.786 ]

Por: Iuri de Arruda Gules em 21/07/2006


Outras distribuições GNU/Linux importantes



Ubuntu


A distribuição da moda. Ela é baseada no Debian e é essencialmente gráfica e usa apt-get.

SuSE


Muito conhecida para se trabalhar com multimídia. Eu esperava que viessem vários pacotes de gravação e edição de áudio e vídeo junto com os CDs, afinal são 5, porém isso deve ser instalado pelo próprio usuário.

Ele configurou minha pobre e fraca C-Media (ainda bem que já me livrei dela) com suporte a midi e joystick. Tive um grande problema para fazer isso no Gentoo por exemplo.

Com relação ao suporte a multimídia o SuSE é 10! Não haveria de ser diferente. A equipe do SuSE desenvolve o ALSA (parte que controla as placas de som do Linux). Desenvolvem também, em sua maioria, a parte de suporte aos joysticks no kernel do Linux.

Gentoo


Essa distribuição exigia do usuário determinação e experiência com outras distribuições GNU/Linux. Isso só para instalar, mas isso foi até a última versão que testei. A última versão já vem com um instalador gráfico que facilita a vida do usuário.

Para usá-lo após a instalação não há problema algum, a não ser que por padrão todos os programas que você quiser colocar em seu Linux devam ser compilados, ou seja, você deve ser também paciente. Em compensação você terá um Linux totalmente otimizado, isso é uma maravilha!

Você pode otimizar qualquer Linux, só que o Gentoo facilita isso para você. Isso porque ele tem uma poderosa ferramenta chamada portage, que se baseou em uma ferramenta do FreeBSD (o ports). Com ela você escolhe o que vai compilar e como vai compilar e com um comando você vai compilar o programa e suas dependências.

Outras


As outras distribuições são variações das principais. Você pode ver uma "árvore genealógica" das distribuições em:
Esclarecimento: Não sei se você perceberam, mas eu não falei em nenhum instante de distribuição Linux e sim distribuição GNU/Linux. Isso se deve por que Linux é apenas o kernel e o sistema GNU o um conjunto de aplicativos que se comunicam com ele.

Para o sistema se tornar operacional é necessário um kernel, que é o Linux. A junção dos dois forma o GNU/Linux. Ainda há uma discussão sobre isso, pois alguns acham o kernel mais importante e outros acham as ferramentas que compõem o sistema.

Você pode ver imagens (screenshots) da maioria das distribuições GNU/Linux em:
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Live CDs
   2. Slackware e Debian
   3. Fedora
   4. Outras distribuições GNU/Linux importantes
Outros artigos deste autor

Cliente de Ultima Online nativo para Linux

Leitura recomendada

Linux pode ser usado por todo mundo! Escolhendo o seu primeiro Linux. Duas Filosofias fundamentais

Guia Introdutório do Linux III

Nmap - 30 Exemplos para Análises de Redes e Portas

Instalação do Debian Linux (passo-a-passo)

Virtualização com CentOS e VMware Server

  
Comentários
[1] Comentário enviado por [email protected] em 21/07/2006 - 13:46h

Gostei do artigo e da abordagem não partidária por nenhuma distribuição de Linux em particular...

Eu já experimentei várias, mas só um eterno apaixonado pelo Gentoo pela liberdade que outras distribuição não me deram. Jà experimentei Suse (muito automatizado), Slackware (muito funcional), Ubuntu (muito intuitivo e graficamente cuidado), mas o Gentoo é aquela maravilha. Não gosto muito do instalador gráfico desta distribuição, pois deu muitos erros quando a tentei utilizar. O gentoo é bom é para ser "montado à mão". Tenho alguma curiosidade em experimentar o Fedora, mas não me apetece abrir mão do meu Gentoo :)

Parabéns pelo artigo.

[2] Comentário enviado por rasxr3 em 21/07/2006 - 17:21h

realmente, nunca usei Debia e Slackware (já tive vontade). Mas concordo na parte que você fala do Fedora, realmente muito bom e ideal pra quem não gosta de modo texto. Só acho (e eu disse acho) qeu você podia ter detalahdo um pouco mais sobre o Ubuntu, já que como vcê mesmo disse é a distro da moda. nunca usei, mas a julgar pelos comentários parece ser a melhor distro linux atualmente (há controversias). Eu pessoalmente sou outro fã do Genoo, já tô usando a 6 meses e não pretendo usar outra por um bom tempo!

[3] Comentário enviado por alvinlee em 22/07/2006 - 00:45h

O grande problema do meu pobre comentário sobre o Ubuntu é o fato de eu não ter usado. Eu até tentei usar o qemu para não precisa de reparticionar o HD. Se eu tirasse meu gentoo para testar o ubuntu eu teria que instalá-lo de novo, prefiri mostrar só o básico já que ele é baseado no Debian que eu falei até bastate, levando em conta eu o usei tão poucotempo.

[4] Comentário enviado por mpinho em 22/07/2006 - 16:11h

Faltou falar do Mandriva Linux, que é uma das distribuições mais populares e amigáveis para uso em desktop.

Quem quiser conhecer mais

http://www.mandriva.com.br/

http://mandrivabrasil.org

[5] Comentário enviado por tenchi em 23/07/2006 - 12:19h

Legal também é o projeto LFS, que eh uma receita de bolo pra sua própria distribuição...

[6] Comentário enviado por rasxr3 em 24/07/2006 - 18:10h

Então realmente faltaram muitas, mas já da pra um iniciante conhecer as várias fcis do linux de forma a escolher a mais adequada para o seu uso (ou quase isso).

[7] Comentário enviado por alvinlee em 25/07/2006 - 01:53h

hehehe Obrigado :P

Mas eu acho que não é tão mal... assim fica mais facil de lerem o artigo até o fim... u.u"


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts