Editando trilhas de GPS no formato de arquivo GPX no Linux

Este artigo apresenta uma análise rápida e prática sobre softwares disponíveis para Linux para edição de trilhas de GPS, assim como se realizar o procedimento de edição do arquivo GPX referente à trilha.

[ Hits: 8.113 ]

Por: andre uebe em 26/07/2018 | Blog: http://resa.net.br


Por qual razão editar uma trilha?



Se o objetivo deste artigo apresentar minha experiência em buscar e utilizar de maneira prática e rápida um editor qualquer de arquivo GPX para Linux, a motivação se deu pelo fato de que eu havia utilizado o Wikiloc para fazer um registro do percurso de carro até se chegar a uma trilha à pé que eu já havia registrado.

Aproveitando para ressaltar que registros de percurso de carro não é algo que se faça no Strava e similares, por exemplo, pois estes estão focados no indivíduo, e não na trilha. Após ter finalizado o percurso pude verificar que havia me esquecido de parar o aplicativo antes de chegar a minha casa, o que não é interessante, pois quebra com a privacidade de quem está gravando a trilha.

Como cada aplicativo tem seus pontos fracos e fortes, ressalto que o Strava ganhou neste quesito de edição de trilha, pois contém, no próprio aplicativo para computador, este recurso.
Quando acessei o Wikiloc pelo site na expectativa de que fosse como o Strava, descobri que a coisa não era tão simples assim, pois o Wikiloc se limita a registrar e divulgar trilhas, sem possibilidade de editá-las, o que deveria ser feito em um programa à parte.

Instalação

Minha minha primeira tarefa foi a de buscar o que havia de editores GPX disponíveis para Linux. Surpreendi-me com a quantidade de aplicativos disponíveis:
O segundo passo foi o de buscar, no repositório do Linux Mint (distribuição atualmente em uso por mim), quais desses estavam disponíveis. Achei três (JOSM, Merkaator e Viking) dos quais dois possuem, inclusive um comparativo: Comparison of editors - OpenStreetMap Wiki

Instalei-os com o comando a seguir:

sudo apt-get install josm merkaartor viking

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Finalidades Wikiloc e Strava
   2. Por qual razão editar uma trilha?
   3. Análise e Escolha
   4. Procedimentos para Edição da Trilha
Outros artigos deste autor

Hugin - Criando fotos panorâmicas navegáveis

Instalando e usando impressora e scanner na multifuncional HP F4180 (e série F4100) no Linux

Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Extraindo na "marra" textos de um PDF bloqueado

Utilizando o Smartphone Samsung Omnia 900i como modem via bluetooth no Ubuntu 9.10

Leitura recomendada

Testando o Librix da Itautec

Afinal, o que há de tão especial no KDE 4?

Webmin - Solução em administração de sistemas

Bottlenecks - Métricas de performance de servidores

Montando seu Linux a partir do fonte (método fácil)

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário