Easy Gallery - Componente Joomla

Nesse pequeno tutorial ilustrado demonstro da forma mais simplificada possível como usar o componente Easy Gallery no CMS Joola para criar galerias de fotos em seu site.

[ Hits: 17.158 ]

Por: Andre G. Mosoli em 15/07/2009 | Blog: http://lsnodos.blogspot.com


Upload das Fotos



Agora que já criamos uma nova categoria para nossas fotos, vamos efetuar o upload das fotos para o site. Vá até o menu "Componentes > Easy Gallery > Manage Photo´s".
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Selecione a opção "Upload" no canto superior direito do navegador.
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
No campo "Place in Category" vamos selecionar a categoria que acabamos de criar em "Nova Categoria".
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
No campos "Image sorting" deixaremos como está. No campo "Default published" deixaremos a opção "sim" habilitada. No campo "Name" (opcional) vamos definir um nome para a imagem. No campo "Description" iremos acrescentar alguma descrição a imagem (se desejado).
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Selecionando imagem para o upload. Existem 2 formas de fazer esse procedimento, a primeira ;é selecionar imagem por imagem e a segunda é selecionar um arquivo compactado (.ZIP) contendo imagens (lembrando que aqui esse arquivo .zip não pode exceder o limite de 25M).
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Após concluirmos as etapas descritas acima, é hora de enviar as imagens para o site. Basta clicar sob a opção "Upload" encontrada no canto superior esquerdo da no browser e aguardar.
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Aguarde o término do upload.
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Para ter certeza de que as imagens foram enviadas para o site basta navegar até o menu "Componentes > Easy Gallery > Manage Photo´s" e conferir se as imagens estão constando na lista.
Linux: Easy Gallery Componente Joomla

Deletar imagem da galeria

Para deletar a imagem basta marcar a imagem desejada e ir até o menu "Delete", encontrado no canto superior direito do seu navegador.
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Muito simples, não?

Agradecimento

O que seria de nós sem o cara lá de cima? Primeiramente agradeço ao bom Deus por me dar paciência para desenvolver esse tutorial.

Agradeço ao meu amigo e colega César Velame, o crítico que talvez fez a crítica mais construtiva que eu já havia lido.
Linux: Easy Gallery Componente Joomla
Agradeço ao Ivan, proprietário do site www.djtestinha.com.br, que cedeu espaço para desenvolvimento desse tutorial com base em seu site.

Agradeço aos desenvolvedores do Easy Gallery por disponibilizar sua ferramenta gratuitamente e também aos desenvolvedores do CMS Joomla.

Também como não poderia deixar de mencionar: obrigado ao VIVA O LINUX!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Tutorial - Easy Gallery Fotos no site
   2. Upload das Fotos
Outros artigos deste autor

Atualização do Clamav 0.95.3 para 0.96

Leitura recomendada

Enganando o proxy Squid (download de arquivos)

Estatísticas para todos

Lighttpd + SQLite + PHP

PHP-GD retorna status do MSN Messenger , Skype e GTalk

Ambiente LAMP no Debian

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 15/07/2009 - 14:01h

Gostei da crítica do César! :)

[2] Comentário enviado por removido em 15/07/2009 - 15:17h

Bom, muito bom

[3] Comentário enviado por paulorvojr em 15/07/2009 - 22:32h

Bom artigo(Dica), parabens.

É o joomla é um execelente CMS (Content Manager System - ou sistema de gerenciamento de conteudo), onde criar um site ou sisteminha fica muito legal, com os EXTENSIONS fica show!!

Ele é facil de ser implementado, ainda tem de graça em todo site de hospedagem e dominio. muitos devem ouvir sobre scripts, fantastico, cpanel....

Uma coisa que faltou no artigo, versão!, voce usou joomla versão 1.0.15, o easy gallery funciona melhor com 1.5.x.x, eu ainda uso e adoro a versão antiga, principalmente seu template , até uso no meu site de curriculo todo feito em joomla (www.curriculo.paulojr.info)

Mas as novas extensões pra joomla so são feitas pra versão 1.5.x.x

Outra dica, nem todo site ou joomla tem menu ADM, e sim o endereço http://djtestinha.com.br/site/administrator/, note o /administrator, todo site em joomla, depois da pasta ou dominio tem /administrator, em ingles mesmo.

viva o linux e viva o joomla, eta ferramenta boa !!

[4] Comentário enviado por mosoli em 16/07/2009 - 10:14h

Criticas são sempre muito bem vindas, e o nosso amigo Paulorvojr (que pelo visto realmente sabe o que esta dizendo) tem toda razão, no artigo existem três pequenos deslizes; Versão do CMS Joomla 1.0.12; Versão do DatsoGallery 1.8.1; Realmente não é todo o site que deixa o acesso a área do ADM “na vista”.

Então vale resaltar a sua dica Paulorvojr "Outra dica, nem todo site ou joomla tem menu ADM, e sim o endereço http://djtestinha.com.br/site/administrator/, note o /administrator, todo site em joomla, depois da pasta ou dominio tem /administrator, em ingles mesmo."

Abraços!!!


[5] Comentário enviado por Eunir Augusto em 16/07/2009 - 12:18h

Parabens, muito bem escrito seu artigo. Concordo com as considerações do Cesar Velame. Ele tbm é meu amigo e já me ajudou bastante. Devo muito a esse cara.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts