Duke Nukem online com hDuke, Linux Mint e YANG

Tutorial sobre como instalar o hDuke, uma versão do Duke Nukem, no Linux Mint 12. E o YANG, um player que torna possível jogar Duke Nukem pela Internet. Todos os aplicativos utilizados aqui são FREE e podem ser baixados no site dos desenvolvedores.

[ Hits: 8.928 ]

Por: Francisco Aldevan Barbosa em 17/12/2012 | Blog: http://www.aldevan.com.br


Instalação



Fiz esse tutorial para ajudar um amigo há algum tempo e resolvi publicar aqui, assim ajudará outros que desejem instalar o hDuke.

Neste tutorial, vou instalar o YANG na distribuição Linux Mint, distro baseada no Ubuntu. Foi usada a versão do Linux Mint 12 - 64 bits.

Primeiro, faça o download do YANG e veja se o seu GNU/Linux é 32 ou 64 bits, caso não saiba, basta ir no terminal do GNU/Linux e digitar:

uname -a

Você receberá uma mensagem conforme abaixo, que foi feita no meu GNU/Linux, que tem várias informações (como a versão do Kernel), e se seu sistema é i386 ou i686 (que é a mesma coisa que 32 bits) ou se é 64 bits, que é o caso mostrado na mensagem abaixo:

uname -a
Linux aluno-virtual-machine 3.0.0-12-generic #20-Ubuntu SMP Fri Oct 7 14:56:25 UTC 2011 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux


Faça o download do YANG, que pode ser baixado nesse link:
Foi feito o download para a pasta Downloads do Linux Mint, abra uma seção no terminal do GNU/Linux e ganhe acesso root digitando:

su root

Obs.: Vai pedir a password, digite e dê ENTER novamente. O cursor deve mudar para "#".

Agora, vá até a pasta onde você baixou o YANG:

cd Downloads

Obs.: No GNU/Linux, os caracteres maiúsculos são diferentes de minúsculos, portanto, veja que o D de Downloads está em maiúsculo.

Agora faça a instalação, digitando:

# dpkg -i yang_0.90_amd64.deb

Você pode começar a digitar os primeiros caracteres e teclar TAB, que o GNU/Linux completará o nome correto. Veja que amd64 quer dizer que esse YANG é de 64 bits, já que este meu sistema também é 64 bits.

Agora começa a instalação.
* Observe as mensagens ao terminar, muitas vezes aparecem mensagens de erro por falta de alguma dependência. Se este for o seu caso, é só fazer a instalação das dependências (usando o comando aptitude + nome da dependência), por isso a necessidade de prestar bem atenção nas mensagens.

Nesse caso, não teve nenhum erro e o YANG já está instalado corretamente.
Nesta minha versão de Linux Mint 12, não está instalado o emulador Wine para poder rodar o hDuke e, por isso, vamos agora fazer esta instalação com o comando:

# apt-get install wine

Obs.: Não esqueça de estar logado como root, no final do cursor deve estar o sinal "#" (isso significa que você está logado como root).
Logo em seguida, é informado o tamanho do arquivo que será instalado, nesse caso 525 MB, e pede para você confirmar se deseja realmente baixar esse pacote, digite "Y" (yes) para baixar.
Após o download, começa o processo de instalação e aparece esta tela abaixo que pergunta se você aceita os termos da licença, com a tecla TAB selecione "Yes" e dê ENTER.

E é só aguardar o término da instalação:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação
   2. Configuração
Outros artigos deste autor

Montagem de um cluster com o MOSIX

Jogando Duke Nukem online com YANG e Ubuntu/Debian

Instalação do Asterisk - Distribuição Trixbox

Instalação do Asterisk - Distribuição Meucci

Cabos de rede e conectorização

Leitura recomendada

Como jogar poker no Full Tilt Poker pelo Linux

Brutal DOOM no Linux (com Freedoom)

Criando um servidor de Counter Strike 1.6 + AdminMod + MetaMod + StatsMe

Left 4 Dead 2 (Steam) - Dicas para resolução de problemas

Emulando PlayStation 1 no Ubuntu com PCSXR

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cooperrj em 17/12/2012 - 12:35h

A ideia é boa, só falta a galera começar a jogar, hehe.
Parabéns pelo tutorial, só complementando no meu caso uso o Gentoo, no site do desenvolvedor do Yang tem os binários existem os binários, basta baixar, descompactar e usar, so atente ao SDL, tem que estar instalado na versão 1.2.


Vamos marcar de jogar...

Abraços.


Contribuir com comentário