Duke Nukem online com hDuke, Linux Mint e YANG

Tutorial sobre como instalar o hDuke, uma versão do Duke Nukem, no Linux Mint 12. E o YANG, um player que torna possível jogar Duke Nukem pela Internet. Todos os aplicativos utilizados aqui são FREE e podem ser baixados no site dos desenvolvedores.

[ Hits: 9.933 ]

Por: Francisco Aldevan Barbosa em 17/12/2012 | Blog: http://www.aldevan.com.br


Instalação



Fiz esse tutorial para ajudar um amigo há algum tempo e resolvi publicar aqui, assim ajudará outros que desejem instalar o hDuke.

Neste tutorial, vou instalar o YANG na distribuição Linux Mint, distro baseada no Ubuntu. Foi usada a versão do Linux Mint 12 - 64 bits.

Primeiro, faça o download do YANG e veja se o seu GNU/Linux é 32 ou 64 bits, caso não saiba, basta ir no terminal do GNU/Linux e digitar:

uname -a

Você receberá uma mensagem conforme abaixo, que foi feita no meu GNU/Linux, que tem várias informações (como a versão do Kernel), e se seu sistema é i386 ou i686 (que é a mesma coisa que 32 bits) ou se é 64 bits, que é o caso mostrado na mensagem abaixo:

uname -a
Linux aluno-virtual-machine 3.0.0-12-generic #20-Ubuntu SMP Fri Oct 7 14:56:25 UTC 2011 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux


Faça o download do YANG, que pode ser baixado nesse link:
Foi feito o download para a pasta Downloads do Linux Mint, abra uma seção no terminal do GNU/Linux e ganhe acesso root digitando:

su root

Obs.: Vai pedir a password, digite e dê ENTER novamente. O cursor deve mudar para "#".

Agora, vá até a pasta onde você baixou o YANG:

cd Downloads

Obs.: No GNU/Linux, os caracteres maiúsculos são diferentes de minúsculos, portanto, veja que o D de Downloads está em maiúsculo.

Agora faça a instalação, digitando:

# dpkg -i yang_0.90_amd64.deb

Você pode começar a digitar os primeiros caracteres e teclar TAB, que o GNU/Linux completará o nome correto. Veja que amd64 quer dizer que esse YANG é de 64 bits, já que este meu sistema também é 64 bits.

Agora começa a instalação.
* Observe as mensagens ao terminar, muitas vezes aparecem mensagens de erro por falta de alguma dependência. Se este for o seu caso, é só fazer a instalação das dependências (usando o comando aptitude + nome da dependência), por isso a necessidade de prestar bem atenção nas mensagens.

Nesse caso, não teve nenhum erro e o YANG já está instalado corretamente.
Nesta minha versão de Linux Mint 12, não está instalado o emulador Wine para poder rodar o hDuke e, por isso, vamos agora fazer esta instalação com o comando:

# apt-get install wine

Obs.: Não esqueça de estar logado como root, no final do cursor deve estar o sinal "#" (isso significa que você está logado como root).
Logo em seguida, é informado o tamanho do arquivo que será instalado, nesse caso 525 MB, e pede para você confirmar se deseja realmente baixar esse pacote, digite "Y" (yes) para baixar.
Após o download, começa o processo de instalação e aparece esta tela abaixo que pergunta se você aceita os termos da licença, com a tecla TAB selecione "Yes" e dê ENTER.

E é só aguardar o término da instalação:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Instalação
   2. Configuração
Outros artigos deste autor

Jogando Duke Nukem online com YANG e Ubuntu/Debian

Instalação do Asterisk - Distribuição Trixbox

Cabos de rede e conectorização

Instalação do Asterisk - Distribuição Meucci

Montagem de um cluster com o MOSIX

Leitura recomendada

VegaStrike :: Simulador aero espacial

Real Football 2012 - Futebol de qualidade no Android

Jogando Duke Nukem online com YANG e Ubuntu/Debian

Narrando sessões de RPG de mesa online usando droll e IRC

Brutal DOOM no Linux (com Freedoom)

  
Comentários
[1] Comentário enviado por cooperrj em 17/12/2012 - 12:35h

A ideia é boa, só falta a galera começar a jogar, hehe.
Parabéns pelo tutorial, só complementando no meu caso uso o Gentoo, no site do desenvolvedor do Yang tem os binários existem os binários, basta baixar, descompactar e usar, so atente ao SDL, tem que estar instalado na versão 1.2.


Vamos marcar de jogar...

Abraços.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts