Dropbox - Integração em multiplataformas

Atualmente vivemos em uma era onde mobilidade é tudo, a um tempo atrás quando não tínhamos celular, as nossas únicas preocupações ao sair de casa eram carteira e chave no bolso. Estamos avançando um passo, antes vivíamos com disquetes com nossos arquivos importantes, depois veio o pendrive, agora é a vez do armazenamento em nuvem.

[ Hits: 21.112 ]

Por: Anderson Silva em 18/06/2010


Introdução



Atualmente vivemos em uma era onde mobilidade é tudo, a um tempo atrás quando não tínhamos celular, as nossas únicas preocupações ao sair de casa eram carteira e chave no bolso. Quem é que hoje sai de casa e sem o celular/smartphone, estamos sempre olhando se temos novas mensagens, se alguém ligou.

Mas estamos avançando um passo, antes vivíamos com disquetes para cima e para baixo com nossos arquivos importantes, depois veio o pendrive (que evolução), mas quem nunca esqueceu de atualizar aquele arquivo no pendrive e ficar com uma versão desatualizada? Sempre corremos esse risco, mas novos serviços de armazenamento online hoje nos trazem mais praticidade e segurança.

Diferente dos discos virtuais que existiam antes que já quebravam um galho, os novos funcionam da seguinte forma, você grava no seu disco e ele sincroniza com a unidade na nuvem. Pois é, isso permite uma convergência e integração incrível, eu gravo dados no meu notebook e depois vou para uma reunião e acesso esses mesmos arquivos no smartphone, e um dia quando estiver sem esses dois equipamentos vou até um local com acesso a internet e pego os arquivos e gravo no pendrive. Um detalhe importante, tudo isso sem se quer clicar em nenhuma opção sincronizar, pois esses serviços fazem isso de forma automática e transparente.

Existem hoje diversos serviços que executam tal tarefa, posso citar entre eles o UbuntuOne, SugarSync, MobileMe, SkyDrive, Box.net, Adrive, Wuala e claro, o objeto deste artigo, o Dropbox.

O Dropbox possui algumas vantagens sob os demais, cliente para diversas plataformas (Windows, Linux, Mac e Mobile - por enquanto só não tem para Blackberry). É claro para quem quiser testar cada um, recomendo, mas aqui vou explicar como ter o Dropbox.

Características do Dropbox

O Dropbox está disponível em três planos, o Básico, que é gratuito e oferece 2GB de espaço, Pro 50 por US$ 9,99 e oferece 50GB de espaço e Pro 100 por US$ 19,99 e oferece 100GB de espaço.
  • Cliente para Windows, Linux, Mac, iPhone, iPad, Android e Windows Mobile
  • Sincronismo de arquivo automático
  • Trabalhe com arquivos mesmo quando estiver offline, eles serão sincronizados quando se conectar na internet
  • Compartilhe arquivos
  • Faça backup online
  • Acesso pela web
  • Dados criptografados
  • Acesso por smartphones

Cadastre-se no Dropbox, informe seus dados, first name, last name, e-mail e password, depois clique em Create account e escolha o cliente de sua preferência.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando o cliente Dropbox no KDE
   3. Instalando o cliente Dropbox no Gnome
   4. Instalando o cliente Dropbox no Windows e outros clientes
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Slides em PDF com o LaTeX

LINCE - A biblioteca de visão artificial open source

Pequena solução para backup em redes mistas

Dicas rápidas para linha de comando

Clonando HDs na rede

  
Comentários
[1] Comentário enviado por esrever_fl em 18/06/2010 - 11:58h

100% Recomendado utilizo ele com o pessoal da faculdade.
o problema realmente seria com arquivos grandes.

[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 18/06/2010 - 12:13h

Anderson,

Parabéns pela explicação clara e direta da instalação do aplicativo. Já estava planejando instalar no meu Laptop, vou seguir os passos. Obrigado!

[3] Comentário enviado por ams.br em 18/06/2010 - 15:59h

Antonio,

uso já faz um tempo e nunca tive problemas de travamento no serviço, acredito que o que força realmente o usuário ir para as versões pagas é o espaço, porque realmente quando você usa, quer usar mais, mais e mais, e ai não tem jeito, se torna dependente.

[4] Comentário enviado por removido em 19/06/2010 - 23:09h

Ams.br

instalei o dropbox e estou achando-o interessante.
Bom trabalho!
;-)

[5] Comentário enviado por giovanildo em 20/06/2010 - 10:58h

Uma das coisas que acho interessante é que quando faço upload de programas populares com openoffice por exemplo o upload é imediato, ou seja ele deve comparar o arquivo que eu tenho no pc e comparar com o que está nos servidores deles. Facilitando e agilizando o upload de programas grandes

excelente programa
pode inclusive ser uma solução comercial.

[6] Comentário enviado por R.S.P Andre em 20/06/2010 - 11:00h

Muito bom o artigo meus parabéns!!!

Só para completar, caso alguem for instalar no Debian Lenny baixe e instale esse aqui http://files.dropbox.com/u/630394/nautilus-dropbox_0.6.1_i386.deb
Caso vc mude o libnautilus-extension1 para o 2.22.2 vc terá problemas com o nautilus.


Mais uma vez meus parabéns pelo artigo. Muito bem explicado.


ABS


[7] Comentário enviado por sbenga em 31/10/2010 - 22:05h

Amigos....instalei o dropbox mas estou comum probleminha:
Gostaría que a pasta padrão que ele usa para sincronizar fosse uma que está em um HD plugado no meu roteador (tp-link wr1043nd), ela aparece como um compartilhamento samba (smb://IP/bkup/dropbox). Quando vou escolher a pasta padrão de sincronização o dropbox NÃO enxerga os compartilhamentos samba que tenho.

Como faço?
Alguém pode me ajudar?

Vlws


Contribuir com comentário