Dropbox - Integração em multiplataformas

Atualmente vivemos em uma era onde mobilidade é tudo, a um tempo atrás quando não tínhamos celular, as nossas únicas preocupações ao sair de casa eram carteira e chave no bolso. Estamos avançando um passo, antes vivíamos com disquetes com nossos arquivos importantes, depois veio o pendrive, agora é a vez do armazenamento em nuvem.

[ Hits: 20.739 ]

Por: Anderson Silva em 18/06/2010


Introdução



Atualmente vivemos em uma era onde mobilidade é tudo, a um tempo atrás quando não tínhamos celular, as nossas únicas preocupações ao sair de casa eram carteira e chave no bolso. Quem é que hoje sai de casa e sem o celular/smartphone, estamos sempre olhando se temos novas mensagens, se alguém ligou.

Mas estamos avançando um passo, antes vivíamos com disquetes para cima e para baixo com nossos arquivos importantes, depois veio o pendrive (que evolução), mas quem nunca esqueceu de atualizar aquele arquivo no pendrive e ficar com uma versão desatualizada? Sempre corremos esse risco, mas novos serviços de armazenamento online hoje nos trazem mais praticidade e segurança.

Diferente dos discos virtuais que existiam antes que já quebravam um galho, os novos funcionam da seguinte forma, você grava no seu disco e ele sincroniza com a unidade na nuvem. Pois é, isso permite uma convergência e integração incrível, eu gravo dados no meu notebook e depois vou para uma reunião e acesso esses mesmos arquivos no smartphone, e um dia quando estiver sem esses dois equipamentos vou até um local com acesso a internet e pego os arquivos e gravo no pendrive. Um detalhe importante, tudo isso sem se quer clicar em nenhuma opção sincronizar, pois esses serviços fazem isso de forma automática e transparente.

Existem hoje diversos serviços que executam tal tarefa, posso citar entre eles o UbuntuOne, SugarSync, MobileMe, SkyDrive, Box.net, Adrive, Wuala e claro, o objeto deste artigo, o Dropbox.

O Dropbox possui algumas vantagens sob os demais, cliente para diversas plataformas (Windows, Linux, Mac e Mobile - por enquanto só não tem para Blackberry). É claro para quem quiser testar cada um, recomendo, mas aqui vou explicar como ter o Dropbox.

Características do Dropbox

O Dropbox está disponível em três planos, o Básico, que é gratuito e oferece 2GB de espaço, Pro 50 por US$ 9,99 e oferece 50GB de espaço e Pro 100 por US$ 19,99 e oferece 100GB de espaço.
  • Cliente para Windows, Linux, Mac, iPhone, iPad, Android e Windows Mobile
  • Sincronismo de arquivo automático
  • Trabalhe com arquivos mesmo quando estiver offline, eles serão sincronizados quando se conectar na internet
  • Compartilhe arquivos
  • Faça backup online
  • Acesso pela web
  • Dados criptografados
  • Acesso por smartphones

Cadastre-se no Dropbox, informe seus dados, first name, last name, e-mail e password, depois clique em Create account e escolha o cliente de sua preferência.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando o cliente Dropbox no KDE
   3. Instalando o cliente Dropbox no Gnome
   4. Instalando o cliente Dropbox no Windows e outros clientes
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

VPN com Openswan e Iptables (fazendo NAT)

GNOME Slacky 2.20.3

O primeiro FISL ninguém esquece!

Criando um LiveCD do FreeBSD

Escreva para o VOL - Contribua você também!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por esrever_fl em 18/06/2010 - 11:58h

100% Recomendado utilizo ele com o pessoal da faculdade.
o problema realmente seria com arquivos grandes.

[2] Comentário enviado por julio_hoffimann em 18/06/2010 - 12:13h

Anderson,

Parabéns pela explicação clara e direta da instalação do aplicativo. Já estava planejando instalar no meu Laptop, vou seguir os passos. Obrigado!

[3] Comentário enviado por ams.br em 18/06/2010 - 15:59h

Antonio,

uso já faz um tempo e nunca tive problemas de travamento no serviço, acredito que o que força realmente o usuário ir para as versões pagas é o espaço, porque realmente quando você usa, quer usar mais, mais e mais, e ai não tem jeito, se torna dependente.

[4] Comentário enviado por removido em 19/06/2010 - 23:09h

Ams.br

instalei o dropbox e estou achando-o interessante.
Bom trabalho!
;-)

[5] Comentário enviado por giovanildo em 20/06/2010 - 10:58h

Uma das coisas que acho interessante é que quando faço upload de programas populares com openoffice por exemplo o upload é imediato, ou seja ele deve comparar o arquivo que eu tenho no pc e comparar com o que está nos servidores deles. Facilitando e agilizando o upload de programas grandes

excelente programa
pode inclusive ser uma solução comercial.

[6] Comentário enviado por R.S.P Andre em 20/06/2010 - 11:00h

Muito bom o artigo meus parabéns!!!

Só para completar, caso alguem for instalar no Debian Lenny baixe e instale esse aqui http://files.dropbox.com/u/630394/nautilus-dropbox_0.6.1_i386.deb
Caso vc mude o libnautilus-extension1 para o 2.22.2 vc terá problemas com o nautilus.


Mais uma vez meus parabéns pelo artigo. Muito bem explicado.


ABS


[7] Comentário enviado por sbenga em 31/10/2010 - 22:05h

Amigos....instalei o dropbox mas estou comum probleminha:
Gostaría que a pasta padrão que ele usa para sincronizar fosse uma que está em um HD plugado no meu roteador (tp-link wr1043nd), ela aparece como um compartilhamento samba (smb://IP/bkup/dropbox). Quando vou escolher a pasta padrão de sincronização o dropbox NÃO enxerga os compartilhamentos samba que tenho.

Como faço?
Alguém pode me ajudar?

Vlws


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts