Cuca Fresca no Linux

O Cuca Fresca é um poderoso software para escritório de contabilidade. Não há uma versão para Linux, mas existem maneiras de rodá-lo no pinguim sem problemas.

[ Hits: 18.195 ]

Por: Paulo Cézar Rocha em 06/02/2009 | Blog: http://www.paulocezarrocha.com.br


Introdução



O que é e como funciona o Cuca Fresca

O Cuca Fresca é uma suíte de aplicativos para escritórios de contabilidade, nele estão inclusos aplicativos para departamento pessoal, escrita fiscal, folha de pagamento etc.

O Cuca Fresca funciona isolado ou em rede. No modo isolado ele é instalado diretamente na máquina e funciona como um software normal, onde você acessa os aplicativos e faz todo o trabalho nele, no modo rede, a máquina onde foi instalado o Cuca Fresca passa a ser servidor dos aplicativos, é nela onde ficarão todos os dados e informações sobre a licença e as máquinas clientes copiam os arquivos dos aplicativos e acessam os dados e a licença gravados no servidor.

Qual o problema então?

Recentemente fui chamado para fazer a migração de Windows para Linux num escritório de contabilidade, durante todo o processo meu único problema foi esse software, o Cuca Fresca, pois ele não tem uma versão para Linux.

Entrei em contato com o desenvolvedor, que me disse que o software não trabalha com Linux, a não ser se usar o Linux como servidor de dados onde todos os dados e as informações sobre a licença ficam no servidor Linux, mas o software não funciona.

E agora? Melhor desistir? Nunca!

Não é todo dia que um escritório inteiro se converte para o lado pinguim, então resolvi insistir, com muito medo, mas arrisquei na única solução que enxerguei: WINE.

Isso mesmo, mantive apenas o servidor do Cuca como Windows e instalei o Ubuntu 8.10 em todos os terminais. Rodei o aplicativo cliente neles pelo Wine, vou explicar como fiz, já que apanhei muito no processo, e o resultado foi positivo.

Vantagens

As vantagens foram:
  • Corte de gastos, pois só foi preciso 1 licença do SO do Bill;
  • Desempenho aumentou, curiosamente o software ficou mais rápido no Linux; :)
  • Rede mais segura.

Essas foram as vantagens para esse caso, mas se for pensar que o conceito aplicado nessa instalação pode ser aplicado em qualquer instalação de softwares cliente/servidor sem suporte pra Linux, então existem muitas outras vantagens, pense aí. :)

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Mãos a obra
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

ISPConfig 3 no CentOS 6.4 64 bits

LAMP no Fedora 17

Como criar DVD de vídeo e embutir legendas no Linux

Programação (II) - Modularização

Bacula - Instalação no XenServer 6

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 06/02/2009 - 16:15h

Ótimo, as alternativas vão aparecendo e os desafios vamos vencendo. Linux em prol da humanidade!

[2] Comentário enviado por meche em 06/02/2009 - 16:47h

Estou no mesmo caminho, mas a saida que utilizei é bem mais simples, hoje temos o win server 2003 com 5 licenças e os terminais Linux, lógico que o gasto foi absurdo.. quase 2000 só de licenca.. porém economizei mais 5 licencas nos terminais.

mas não paro aqui.. estou começando um projeto de um software contábil 100% linux, estou atrás de parceiros, pq de programação não entendo muito, estou começando agora.. mas a meta é em 2011 eu ter um software que rode via navegador e ter o banco de dados em Mysql instalado em um servidor linux. outra vantagem é o acesso de qualquer lugar via web!

Confesso a vocês que não vejo a hora que isso aconteça, acredito que possa até atrapalhar o desenvolver do projeto essa anciedade.. mas falo para vocês.. eu não vou desistir!

[3] Comentário enviado por herbert em 08/02/2009 - 10:00h

Caro amigo Paulo li o ser artigo e fiquei muito feliz em saber dessa noticia, moro em Lencois Paulista a empresa que desenvolve o cuca fresca e de marilia cidade proxima e aqui na minha região quase todos os escritorios usam o software deles, estou imprimindo o seu artigo e mostrnadpara alguns clientes para verem se os mesmo migrem tendo em vista que o s.o do tio bil nao deve ter todas as licenças, porem vai aqui uma pergunta o Cuca fresca e desenvolvido com a linguagem de programação clerium e ja ouvi relatos que pessoas que conseguirão fazelo rodar em um servidor samba somente servindo a rede e não rodando localmente sendo assim acho que daria para implentar o cuca em uma rede 100% linux ??? Abraço otimo artigo vou ver se roda por aqui e posteriormente posto aqui .. Abraço;

[4] Comentário enviado por meche em 09/02/2009 - 10:34h

Olá novamente!

Estou escrevendo novamente, pois devemos aplaudir empresas de software contábil que pensam nos usuários Linux tbm, conheci há pouco tempo duas empresas que desenvolvem softwares para Linux, uma de SP e a outra do RS, talvez seja interessante a migração do sistema para empresas que se preocupam com essa estrutura.

As duas empresas são: System (http://www.systempro.com.br) e a outra é Brasil Informatica(http://www.brasil-info.com.br) Acredito na valorização de profissionais que buscam atender todos os públicos, isso inclui os usuários de software livre!

Abraços =)

[5] Comentário enviado por fabioarnoni em 09/02/2009 - 13:06h

Cara parabéns !!! são esses artigos que me motivam cada vez mais a querer fazer migrações nas pequenas e médias empresas.
Essa alternativa do Wine foi bem interessante !!! Nas grandes empressas o pessoal anda usando Thin CLient Linux combinado com
CITRIX e GoGlobal para rodas aplicações Windows, bem interessante porém caro, abraços !!!

[6] Comentário enviado por virtuanet em 09/02/2009 - 13:59h

Olá amigo,

Parabéns pelo artigo, muito funcional e inspirador...

Estou tentando fazer o mesmo num cliente porém um dos sistemas que estou tentando rodar pelo Wine usa como banco de dados o SQL Server, e não sei como fazer tal conexão por um sistema emulado no Wine. Nesse sistema quando instalado numa estação windows, configuro a conexão ao banco por ODBC.

Outro sistema usa o banco de dados Firebird que está num servidor Linux... e também não sei como fazer a conexão do sistma a base de dados...

[7] Comentário enviado por y2h4ck em 10/02/2009 - 20:20h

Realmente é muito bom ver pessoas que se empenham em encontrar soluções muito vantajosas utilizando o sistema Linux. Parabéns e que sirva como exemplo positivo para muitos casos onde a empresa fica amarrada ao Windows como solução.

[]s
Anderson


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts