Criando um LiveCD do FreeBSD

Olá pessoal, nesse artigo mostrarei como criar um LiveCD do FreeBSD. O interessante nesse LiveCD é a possibilidade de escrever nos arquivos (temporariamente), o que é muito útil para realizar testes.

[ Hits: 26.464 ]

Por: Thiago Rodines em 18/04/2006


Conclusão



Bom, no meu caso o LiveCD funcionou certinho. A ISO ficou com 392 MB.

Você, conforme o tempo, pode ir deletando alguns diretórios e arquivos que não são utilizados, como por exemplo o ports (/usr/ports).

Qualquer dúvida, só comentar ou mandar e-mails.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Preparação
   2. Memory Disks (MDs)
   3. Queimando o CD bootável
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Capturando vídeo através do mencoder

Visual Studio no Linux

I Encontro da Comunidade Viva o Linux

Experiência de pós-instalação do openSuSE 11.1 Linux

Por que Gentoo é diferente?

  
Comentários
[1] Comentário enviado por hellnux em 18/04/2006 - 14:19h

Olá throdines,

Muito interessante teu artigo, com certeza um dia testarei remasterizar um FreeBSD, mas para isso devo instala-lo primiero, ainda não mexi em nenhum BSD.

Até.

[2] Comentário enviado por lipse em 19/04/2006 - 11:04h

throdines,

Meus parabéns! Muito bom mesmo. Simples, rápido, era algo assim que eu precisava.

Valeu.

[3] Comentário enviado por ruben_dps em 21/12/2006 - 15:18h

gostaria de saber so se esse live cd vai rodar em todas as cpus ou so com as que tenham as mesmas configurações da que foi criado o live cd?

um abraço

[4] Comentário enviado por throdines em 22/12/2006 - 07:22h

Com certeza Ruben, pode testar que vai funcionar sim. O FreeBSD executa os módulos necessários para o hardware no boot, com isso, vc pode colocar em qualquer hardware, que não vai ter problema nenhum em relação a processador, placa de rede, etc..

Abraços

[5] Comentário enviado por smkbarbosa em 16/05/2009 - 09:36h

Parceiro, esse artigo é muito bom. Tenho que fazer um trabalho sobre sistema embarcado, e deixá-lo como live cd pra mim vai ser melhor porque vou poder usar no dia a dia.....

vlw aí e sucesso

[6] Comentário enviado por wacj27 em 26/06/2012 - 14:58h

Olá pessoas...

Tenho a seguinte situação, tenho um firewall em freebsd. Desenvolvi a interface gráfica do sistema inteira em php em conjunto com os aquivos em texto de configuração. Está funcionando perfeitamente dentro dos propósitos pelos quais resolvi desenvolve-lo. Só que agora, vejo a necessidade de fazer um CD de instalação deste sistema...Existem vários pacotes instalados, como o Mysql, php, redir, vtund, PPP, rrdtool, mrtg, snmp, etc...com tudo que tem direito, sem falar nos arquivos de configuração e tbm, é claro, o kernel.

Minha dúvida agora é como fazer um CD de instalação deste sistema, com tudo incluso e pré instalado, sem ter que ficar instalado isso tudo, toda vêz que eu quiser fazer uma nova instalação, a idéia seria fazer um CD que já deixaria tudo como está o servidor agora, como todos os pacotes instalados e tudo certinho. Seria um LIVECD como o descrito acima, já vi diversas distribuições em Linux que existem aqueles menus pré configurados que o usuário vai informando alguns pré-requisitos de configuração, como os ips das placas de rede, e essas coisas, tipo o IPCOPY... Como seria feito isso no freebsd? Existe esta possibilidade?

Se alguém puder me ajudar!


Contribuir com comentário