Convertendo softwares utilizando OpenOffice e Java

Você verá como capturar documentos, substituir strings e gerar novos documentos a partir de documentos iniciais utilizando Java e OpenOffice.

[ Hits: 24.605 ]

Por: Diogo G. Zanetti em 28/07/2006 | Blog: http://exadmax.googlepages.com


Introdução ao API OpenOffice



Algumas empresas utilizam em sua estrutura interna softwares que se utilizam de suítes de escritório para seu funcionamento interno, pois de certo modo acaba sendo extremamente econômico para a própria empresa, já que o custo acaba sendo voltado à manter a suíte de escritório.

Não é nada raro nos depararmos com uma empresa que utiliza Excel ou Access internamente em seus aplicativos, ou quando os próprios aplicativos não são planilhas ou softwares feitos no Access.

Tendo em vista isso, o projeto OpenOffice.org, ou OOo, possui uma API interna de desenvolvimento de aplicações muito robusta.

O OpenOffice utiliza-se do UNO: Universal Network Objects, que são objetos de rede que se comunicam através de tecnologia Corba (calma que você não precisará aprender Corba para realizar a comunicação). Isto permite que o programador, através de uma interface, se comunique e execute todo e qualquer tipo de operação no OpenOffice.

Exemplo: Desde gerar um simples documento a partir de uma base de dados sua, até um sistema financeiro utilizando o OpenOffice como interface com usuário final.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução ao API OpenOffice
   2. Criando o ambiente
   3. Classe de exemplo
Outros artigos deste autor

Linux e jogos, um mercado em expansão

Catalogando distribuições, usuários e ambientes para a melhor distribuição

Tranformando Ubuntu Breezy em Ubuntu Dapper

Jakarta JMeter - Testando o desempenho de seus sites

MS-X, DOS, Windows e finalmente Linux: História da evolução da informática e pessoal

Leitura recomendada

Gerando logs em Java

Conectando com Bco Interbase/Firebird em Java

Montando um ambiente JAVA básico (Eclipse traduzido + JDK 1.5)

Preparando ambiente de desenvolvimento Android no Debian/Ubuntu

Ambiente de desenvolvimento Java com Eclipse + JDK 6 + Tomcat 5.5.20

  
Comentários
[1] Comentário enviado por diogozanetti em 28/07/2006 - 16:28h

gente desculpa o termo, mas eu errei a palavra software... é pra ser documento!

[2] Comentário enviado por removido em 30/07/2006 - 17:46h

Fala Diogo. Queria saber mais sobre essas possibilidades. Não entendo nada de programação - só umas noções de Shell-, mas queria ver uma coisa mais ou menos pronta usando os recursos que vc citou no artigo.

Por exemplo, queria saber se dá pra criar uma interface com recursos de acesso a banco de dados, melhor, um aplicativo com funções básicas para uma pequena empresa. Algo que sirva por exemplo, pra cadastrar clientes, produtos, emitir recibos, notas, etc?

Agradeço por sua atenção.

[3] Comentário enviado por diogozanetti em 31/07/2006 - 09:04h

é possível sim, é possível de dois modos, ou nós fazemos uma aplicação C++/Java/Python que utilize como servidor de aplicações o OpenOffice utilizando conexões UNO ou podemos fazer isso utilizando totalmente o OpenOffice.... pelo OOo já possuir uma Base de dados interna (SQLite) é possível utilizar a dele, ou fazer com que ele se conecte a uma base de dados externa via jdbc...
no site http://api.openoffice.org procure pelo guia do desenvolvedor, um PDF de 24 megas. Nele existe toda a informação que vc procura.

[4] Comentário enviado por a.fernando em 31/07/2006 - 23:16h

muito bom !!!

não tinha a minima idéia de que era possível fazer isso com openoffice

cara, apesar de ser pequeno, é um excelente artigo

parabens

[5] Comentário enviado por eliasm em 09/08/2006 - 16:34h

Olá,
Alguém pode me tirar uma a seguinte dúvida:
Eu consigo utilizar os recursos do OpenOffice sem tê-lo instalado, ou seja usar seus recursos a partir do java???? O que é URE ??
Obrigado.

[6] Comentário enviado por diogozanetti em 11/05/2007 - 10:51h

Possibilidades imensas pense que vc consegue criar um DOCS GOOGLE utilizando o openoffice... gerar por exemplo um sistema completo de estoque com terminais que utilizam apenas openoffice e uma central em java.
as possibilidades são imensas.

[7] Comentário enviado por diogozanetti em 13/11/2008 - 08:33h

caiapó, um exemplo prático:
Temos um sistema WEB que rode por exemplo um sistema de billing ou um sistema de pagamentos de funcionários, podemos usar o openoffice pra gerar PDFs e o sistema interno pra envio de e-mail por exemplo de um boleto fixo, de relatórios em planilhas, inclusive com gráficos, podemos acessar uma base do openoffice via aplicação java direto, utilizando jdbc para acessar os dados, depois ligamos ele remotamente para gerar na impressora central de um prédio a impressão de todos os impressos de planilhas que podemos gerar automáticamente com faturas disso, que não poderiamos fazer em html, apenas em planilha eletrônica.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts