Conheça o G:Mini - antigo Projeto GoblinX Mini

Finalmente depois de um bom tempo sem publicar artigos, volto com força total e muitas novidades. Graças a Deus e a minha dedicação tenho recebido muitos contatos promissores referentes aos meus artigos e tenho recebido muitos elogios e sugestões sobre os mesmos. Hoje vou falar do novo G:Mini, antigo projeto GoblinX Mini.

[ Hits: 19.927 ]

Por: Vitor Micillo Junior em 26/03/2009


Introdução



O projeto GoblinX tem orgulho em anunciar a segunda edição do próximo G:Mini.

O G:Mini, antes conhecido como GoblinX Mini, é um filho menor do GoblinX, trazendo apenas o XFCE como gerenciador de janelas padrão e aplicativos GTK/GTK2.

Este novo lançamento foi desenvolvido em conjunto comigo, Vitor Micillo Junior (novo mantenedor do projeto).

Durante algumas semanas trabalhei na imagem confeccionada pelo Flavio de Oliveira testando os aplicativos, listando erros e problemas. As imagens finais foram confeccionadas pelo próprio Flavio durante a semana passada, ao mesmo tempo que foram identificados e corrigidos mais problemas e realizadas algumas mudanças especiais.

Esta edição do G:Mini inclui o recente lançado Xfce 4.6, que trouxe inúmeros melhoramentos e novos recursos. O Xfce-session agora oferece opções de hibernação, entre outras. Um novo gerente de notificações (Xfce-notifyd) foi adicionado com a possibilidade de confecção de temas. O Xfce-power-manager ajuda usuários de computadores portáteis a criarem um perfil de controle de bateria e hibernação. O Gigolo, antes chamado Sion, é incluído para oferecer um controle remoto de sistemas de arquivos usando GIO/GVFS. O centro de controle foi melhorado e muito mais. Abaixo existe uma lista com algumas das mais importante alterações.

Outra grande alteração nessa distribuição é a preparação de duas imagens distintas, a primeira imagem cheia (full) traz todos os arquivos originais dos pacotes, incluindo todos os idiomas. A segunda a imagem customizada, traz apenas o idioma padrão (inglês) e ainda não traz documentação, páginas de manuais, headers (.h), alguns temas e outros itens.

Agora na imagem cheia (full) o usuário deverá indicar através de um parâmetro passado ao sistema qual a língua deseja utilizar como padrão, para tal basta escolher o item do menu que desejar, pressionar a tecla TAB e digitar, por exemplo, i18n=pt_BR para o sistema iniciar em português brasileiro. Esse método faz com que todos os aplicativos que utilizem o gettext passem a adotar a língua escolhida, apenas alguns poucos aplicativos não possuem suporte nativo ao português ou não utilizam o sistema do gettext.

O G:Mini é distribuído como uma imagem ISO para CD. Baixe a ISO, queime a imagem com seu programa favorito para gravar CDs e inicie o computador a partir do cd-rom. Você deverá checar se a BIOS de seu computador inicia antes pelo cd-rom, e poderá, se preferir, testar o G:Mini antes em um CD-RW, mas o ideal é utilizá-lo em um CD-R. Não se esqueça de checar o md5sum antes de queimar o cd.

Se você desejar usar o G:Mini em pendrives ou outros dispositivos USB, melhor baixar a versão compactada no formato ZIP. Depois basta descompactar a imagem zip na mídia (USB) e usar um dos comandos encontrados na pasta boot, bootinst.bat, para usuários do Windows e mídia formatada em FAT32, bootinst.sh, para usuário de Linux e mídia formatada em FAT32, ou liloinst.sh para mídias em outros formatos. Após usar esses comandos o dispositivo USB estará preparado para iniciar (bootável).

Obtendo o sistema

Como dito na introdução, o novo G:Mini está dividido em 2 partes.

Versão Full (Cheia) - 286MB

http://www.goblinx.com.br/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=11 ( Versão (ISO) )
http://www.goblinx.com.br/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=12 ( Versão (ZIP) )

Versão Customizada (inglês) - 152MB

http://www.goblinx.com.br/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=13 (Versão (ISO) )
http://www.goblinx.com.br/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=14 (Versão (ZIP) )

MD5sum:

06a2dbbbeb2150d4f2cd984891d17185    g.Mini-2.9.90.full.zip
a6ef3fd33a75311c5ec9bef9b8841d81    g.Mini-2.9.90.zip
4c72c822d619eff9afae6126b9f014a9    g.Mini-2.9.90.full.iso
4906cc420ce4d931ad9a08ed10d41ea3    g.Mini-2.9.90.iso

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Inicializando o sistema pelo CD/PENDRIVE
   3. Instalando o sistema
   4. Considerações finais
Outros artigos deste autor

NimbleX - Criando seu Linux pessoal em 5 minutos

Monitorando máquinas Windows com o Nagios

Gerenciamento remoto de servidores VMWare via SSH

BlueGriffon, o dreamweaver do Linux

Leitura recomendada

Conhecendo o POV-Ray

Arduino - Crie o seu próprio robô ou sensores inteligentes

Pebrot: Um cliente MSN (modo texto) muito eficiente

WeeChat - Um (O) cliente IRC CLI

Certificação Linux: O caminho das pedras

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ELIASGONÇALO em 26/03/2009 - 14:19h

CARO COLEGA, SOU NOVO NO LINUX.
ESTOU GOSTANDO, PRECISO DE AJUDA. SOU INICIANTE.
QUANTO AO SEU PROJETO, VÁ EM FRENTE. ASSIM COMO DEUS FOI COM JOSUÉ, SERÁ COM VOCÊ, ESFORÇA-SE E VÁ.(1 JOSUÉ)
GDE ABÇO- ELIAS BUENO.CIANORTE-PR-BR. 0 ' ' 4 4 3 6 3 7 2 5 4 4 (FONE)

[2] Comentário enviado por removido em 26/03/2009 - 16:06h

muito bom

[3] Comentário enviado por cassimirinho em 26/03/2009 - 22:21h

Essas tentativas são legais, uma pena que não colam, pois nunca sobrevivem.

[4] Comentário enviado por vitormicillo em 27/03/2009 - 11:15h

Bem esta sobrevivendo desde 2004 e varias pessoas no mundo inteiro utilizam o GoblinX, ele só não foi difundido aqui no Brasil, porem agora como novo mantenedor do projeto G:Mini vou divulga-lo mais no Brasil e América Latina.

Aguardem e confiem..

[5] Comentário enviado por jefers0n em 27/03/2009 - 17:20h

Olá, li e achei muito interessanote. Ja fiz o download da versão full .zip, a minha única dúvida é referente ao FAT32, meu hd tem que estar com este sistema de arquivos?, tem que ter uma partição FAT32 pra eu instalar?
Irei testá-lo no notebook de minha esposa(WinXP) NTFS, o que preciso fazer para utilizá-lo, ja que estou com o download feito da versão full .zip?

Obrigado,
Jeferson.

[6] Comentário enviado por Grobsch em 27/03/2009 - 19:28h

Basta descompactar em seu pendrive, abrir um console, ir para a pasta boot do sistema no pendrive e usar bootinst.bat se vc estiver no Windows. Pode ser formatado em FAT32 o pendrive.

[7] Comentário enviado por jefers0n em 27/03/2009 - 19:52h

Ok Grobsch, obrigado.
Agora estou trabalhando, mas quando chegar em casa mais no final da noite testarei e assim que possível posto se funcionou.

[]'s
Jeferson

[8] Comentário enviado por nevidebla em 06/04/2009 - 19:16h

Caro Vitor,

Parabéns pela iniciativa. Levei a maior fé e já baixei. Vou instalá-lo no decorrer da semana, primeiro numa máquina virtual (pra poder "fuçar" à vontade), depois, pretendo testá-lo mais a sério, num EEE PC 900.

Creio que vai ser interessante, pois será a primeira vez que experimentarei um "slack-derivado" (se assim podemos dizer).

Vá em frente com sua iniciativa. Conhecimento, coragem e fé costumam dar excelentes resultados!

[9] Comentário enviado por vitormicillo em 07/04/2009 - 14:45h

Obrigado a todos, obrigado mesmo posso garantir que o sistema sempre se manterá atualizado e de ótima qualidade, principalmente para os netbooks e notebooks.

Não posso deixar de agradecer principalmente o Flavio de Oliveira (Grobsch) que me aguenta a mais de 2 anos e que foi o primeiro idealizador do projeto GoblinX.
Atualmente o Flavio dedica-se mais ao repositório próprio do projeto (sim, temos repositório próprio)e as outras versões com Gnome e Kde.

Abraço e vida longa ao Linux..


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts