Olá pessoal. Queria, de maneira bem singela, contribuir com essa comunidade que muitas vezes me tirou do sufoco. Dessa vez o sufoco foi instalar um
PHP com suporte a
MySQL e
Firebird 2.5 rodando no
lubuntu, para fazer uma migração de dados de um velho sistema em lazarus (delphi) para o PHP.
Como eu estava usando o xampp, e ele já vem compilado, foi bem complicadinho. Por isso acho que vale a pena um tutorial das etapas. Sei que existem outros por aí, mas nenhum deles deu certo comigo. Por isso quero deixar os erros e acertos que realizei. Ok?
O processo tem algumas etapas e pretende ser simples, embora eu parta do pressuposto que quem está lendo já sabe usar o sistema e configurar minimamente um servidor lamp e uma banco de dados.
Ao fim, os passos vão ensinar como chegar ao interbase.so - driver necessário para fazer funcionar o suporte do lamp ao Firebird.
Instalação do servidor firebird (2.5 superserver) e xamp (lamp)
Aqui não existe muito mistério. Fiz a instalação em passos bem simples que podem ser facilmente seguidos:
- instale-o com o Synaptic mesmo, ou o apt-get se preferir. Acho mais fácil com o Synaptic para pegar as bibliotecas do cliente. Versão 2.5-super. Instale as bibliotecas auxiliares/dependências também (usei o apt-get install -f [pacote]). Instalei o flamerobin.
- depois de instalado, rodei o dpkg-reconfigure para ajustar o SYSDBA do Firebird. Sem rodar ele o flamerobin fica meio zoado, e fica sem um super-usuário cadastrado.
- tratei de mudar o proprietário e o grupo da pasta em que estava o banco de dados .fdb (no meu caso usei chwon root:firebird /home/[proprietario]/Documentos/Banco). Porque fazer essa lambança? O flamerobin cria os bancos através do usuário firebird. Se a pasta não tiver acesso a esse usuário, pode dar problemas na criação do banco.
- feito isso tudo, criei um DB teste.fdb para ver se o Firebird estava ok. E estava!
Instalar o Xampp é bem mais simples que a tabuada do 1!
Fui no
site do xampp e baixei o XAMPP 5.6.12 (32 bits).
Instalado pelo executável, sem problemas.
Testes realizados - Apache e PHP rodando - mas SEM suporte ao Firebird (como era de se esperar).
Aqui começa a jornada....