Configurando o aMSN para Lan House e/ou Cyber Café

Neste artigo descrevo a solução de um problema que afeta muitas Lans Houses e/ou Cyber Café que utilizam o aMSN como messenger padrão, onde há diversas reclamações dos usuários em relação a fotos, logins armazenados etc.

[ Hits: 17.959 ]

Por: Perfil removido em 14/08/2008


Introdução



No início, quando implementei GNU/Linux em minha Cyber Café, deparei-me com um grave problema no aMSN e recebia diversas reclamações, sem falar nos bugs que o mesmo apresenta. Os usuários inseriam as fotos e quando terminava o tempo do mesmo, outro usuário entra e via a foto da pessoa anterior.

O mais constrangedor era quando o usuário anterior era uma mulher e o usuário que acabara de logar era um homem. Já pensou a foto de uma mulher no perfil dele e vice-versa? Essa foi umas das reclamações que mais recebia.

Meses atrás estive conversando com uma mulher que possuía uma Lan House em Linux com o gerenciador LanBr, e adicionei-a em minha lista de contatos para ajudá-la. Ela me disse que recebia reclamações de um usuário homem com foto de mulher do usuário anterior dizendo:

"Ei, moça... como tiro esta foto aqui. Já estou recebendo cantadas." (hehehehe)

Outras reclamações do tipo foram:

"Ei, moço... está foto não é minha.";
"Ei, que danado é isso.";
"Tá muito chato isso, ficar mudando toda hora."

Entre outras...

Aqui não foi diferente também, mas tive que fazer algo para acabar de vez com este sofrimento. Decidi apelar para uma configuração mais cruel... digo e repito... cruel mesmo..., para que o negócio ficasse redondo e limpo.

Após alguns dias de testes, notei que o resultado foi mais que satisfatório e de lá para cá nunca mais recebi reclamações, exceto de alguns casos o aMSN não entrar devido a falta de atenção por parte dos usuários em não estar conseguindo logar-se (tecla Caps Lock ativada, senha e/ou email incorreto, muita pressa etc).

A última reclamação grave que recebi foi o fato do aMSN não entrar de maneira nenhuma em todas as máquinas, mas o meu estava logado. Aí tive que logar em uma das estações para verificar o real problema digitando um outro email que tenho para testes e percebi que o fato foi confirmado: nenhuma máquina entrava.

Naquele exato momento - para não perder tempo - tive que direcionar o link para o ebuddy temporariamente até resolver essa situação. Ufa!... resolveu temporariamente. O emesene estava passando pelo mesmo problema também, só que de forma diferente: logava mas não exibia os contatos. Já verifiquei nas configurações e estão todas OK. O Mercury ninguém se acostumou fácil, pelo fato dos usuários acharem que anda-se muitos "quilômetros" para localizar a foto e adicionar.

Após aquele momento andei fuçando na net - e aqui também - se alguém estava passando pelo mesmo problema, e foi aí que havia um bug no aMSN devido a umas mudanças de protocolos por parte do gigante da Microsoft. Tive que atualizar para a versão 0.97.2, o problema foi resolvido e os usuários ficaram mais que satisfeitos ao regressarem para o aMSN.

Para não estender muito o artigo, vamos à próxima página e arregace as mangas...

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configurando o aMSN
Outros artigos deste autor

Configurando firewall básico para compartilhar internet

IDS com Debian 4, Snort 2.8.3.1 e BASE 1.4.1

Sistemas de arquivos - Conceitos básicos

Configurando a impressora Epson C45 no Kurumin

Como garantir compatibilidade entre Kylix e Delphi

Leitura recomendada

KimTu GNU/Linux - Uma distro brasileira

Máquinas virtuais

Programação: Uso de funções

Construa sua própria URA (IVR) no seu Asterisk

Uma breve introdução ao Hydrogen

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fabio em 14/08/2008 - 10:17h

Bem bolada a solução, simples mas resolve.

[2] Comentário enviado por joserribeirojuni em 14/08/2008 - 10:24h

Otimo cara, muito ultil !

[3] Comentário enviado por fulllinux em 14/08/2008 - 14:08h

Escrevi uma solução em forma de dica parecida com a que você descreve no seu artigo, porem não é preciso deletar ou criar backup do diretório .amsn, porque você simplesmente só precisará escluir o profile do usuário antorior é simples e prático, funciona perfeitamente pois o já apliquei essa configuração várias vezes em Lan's, Cyber's e recentemente numa escola de informática.

Isso não fará você perder qualquer outra informação e nem obrigará você a criar um diretório de backup!

Muito bom seu artigo,
Parabéns.

Solucao IM para seu Cyber Cafe
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Solucao-IM-para-seu-Cyber-Cafe

[4] Comentário enviado por removido em 14/08/2008 - 14:19h

Olá, fulllinux...

Já tinha visto sua dica também e você está de parabéns. Porém, optei por algo mais cruel, pois já testei a sua dica e os smileys continuaram sendo exibidos e os usuários aqui reclamaram muito. Tive então que apelar para uma solução mais detonadora pelo fato de poderá haver usuários que mexam nas configurações do aMSN sem saber o que está fazendo, pondo em risco o bom funcionamento do mesmo.

:::... Viva o Linux ...:::

[5] Comentário enviado por mnegrao em 20/03/2009 - 22:38h

muito boa essa dica, funcionou direitinho
estou instalando o linux na minha lan esta semana, e isso vai me quebrar um galho enorme.

[6] Comentário enviado por alexandrecv em 07/01/2010 - 11:33h

ola,boa tarde gente aproveitando o assunto do AMSN tenho uma pergunta,estava precisando saber como faço uma busca rapida de contatos no amsn tipo aquela busca que tem no msn e no emesene quando você digita o nome ou e-mail da pessoa ai eles vão aparecendo conforme o nome que vai digitandoa ate chegar no contato desejado.Obrigado

[7] Comentário enviado por shamdro em 26/07/2010 - 01:14h

So ir em Conta > Selecionar plugin > Search Contact > Carregar
pronto voce vai ver uma linha em branco embaixo dos contatos para voce escrever o contato que procura.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts