Configurando impressoras no programa do SERPRO / Emulador 3270

Este artigo ensina a configurar a impressora para ser utilizada no SERPRO, software de gerenciamento do governo federal. O artigo trata, em especial, da configuração de impressoras de rede Lexmark (modelo T640), mas é aplicável a outras impressoras e modelos.

[ Hits: 42.483 ]

Por: andre uebe em 13/02/2007 | Blog: http://resa.net.br


O que é o SERPRO



Conforme SERPRO (2007):

"O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964, para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública. É uma empresa vinculada ao Ministério da Fazenda e cresceu desenvolvendo programas e serviços que permitiram maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos. Consolidou-se, ao longo desses anos, aprimorando tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e incorporadas à vida do cidadão brasileiro".

Atualmente, o SERPRO desenvolve toda a base tecnológica e tecnologias afins para a Gestão Administrativa e Financeira das Autarquias, repartições e órgãos ligados ao Governo Federal.

O uso do Software Livre nas repartições Federais

Desde seu primeiro mandato, o governo Lula vem incentivando e promovendo a adoção de software livre nas repartições públicas. Com isso, o sistema operacional (SO) Linux, vem sendo gradativamente adotado nestas repartições.

A necessidade de se adequar os softwares de gestão e TI a esta tecnologia se fazem cada vez mais eminentes. Sobre isto, diversos artigos já foram escritos, dentre os quais podemos citar:

O Emulador 3270

Conforme SERPRO (2007):

"O serviço de Emulação 3270 é uma forma simples e rápida de oferecer acesso a aplicações 3270 (...) utilizando um Web browser (...)" (Mozilla, Internet Explorer, Netscape, etc).

A solução foi implementada com o produto Host On-Demand, conhecido pela sigla HOD, cujo processamento está centralizado num servidor de grande porte OS/390 (mainframe)."

Este emulador consiste em uma plataforma de acesso desenvolvida em java e acessível via browser. Com ela, é possível acessar a base de dados SERPRO e desenvolver diversas atividades administrativas, financeiras e orçamentárias, inerentes ao processo de gestão pública.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o SERPRO
   2. Instalando o driver da impressoras Lexmark
   3. Configurando a impressora Lexmark no Linux
   4. Configurando a impressora no Emulador 3270 do SERPRO
Outros artigos deste autor

Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Dispositivo de Captura de Vídeo Somagic EasyCAP DC60/EasyCAP002 no GNU/Linux

Instalando a recovery TWRP 2.8 e o Android Katkiss 6.0 no Tablet Asus Transformer TF101

Kindle com agregador RSS através do Calibre

Executando (entre outras funcionalidades) qualquer vídeo no Mozilla a partir do add-on Media Player Connectivity

Leitura recomendada

Configurando o Vivozap HUAWEI EC325 no Linux

Instalação da placa de rede D-Link DWL-G520 no Slackware

Som multicanal (surround) no Linux

Bioloid Control: Robótica virtual em Linux

Configurando impressora HP692C no Slackware

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 13/02/2007 - 19:21h

show!!!!
;-^

[2] Comentário enviado por mandachuva em 06/03/2007 - 11:19h

Muito bom o artigo. Só faço algumas ponderações.
O "|" se chama pipe e não grep. Ele não é um "or" como nas linguagens de programação, mas um redirecionador. Ele não é um separador, sua função é direcionar a saída do comando utilizado antes dele para o comando utilizado depois dele.

O grep é um comando utilizado para flitrar palavras. Geralmente vem acompanhado do pipe filtrando a saída dada por outro comando, como um ls por exemplo.

É bom esclarecer esses pontos para não confundir iniciantes no mundo linux!!!

[3] Comentário enviado por andreuebe em 07/03/2007 - 08:06h

mandachuva

Realmente fiz esta confusão de nomenclatura. Pura distração mesmo! Obrigado pelo comentário e pela leitura. :)

Abs

Andre

[4] Comentário enviado por andreuebe em 09/07/2007 - 10:29h

Paulo Postou a duvida:
---------------------

olá andre, li seu tutorial sobre o serpro, trabalho na ufv(universidade federal de viçosa), estamos com um probleminha com uma impressora, quando a pessoa vai imprimi 10 empenho no serpro, ele não imprimi todos os arquivo imprimi de forma aleatoria(1,3,9,5). usamos o seguinte comando
/home/user/serpro/file.* | kprinter $< você tem alguma noção que possa ser, a impressora é uma kyocera FS-1016MPF.


Resposta:
---------

Paulo

Obrigado pelo envio do email. Vou responder aqui no post pois democratiza a discussão que pode, inclusive, ser util para outros.

Quanto a sua pergunta, eu fiquei com uma duvida pois, aqui no CEFET, toda vez que um empenho é gerado, surge como procedimento do SIASG, o procedimento de solicitação de impressão. Ou seja:

empenho gerado pelo sistema = empenho impresso.

O que eventualmente fazemos é inserir o comando de número de cópias no comando "lpr", uma vez que, pelo sistema da SERPRO, não há como definir, momentos antes da impressão o número de cópias.

Daí surgiram duas duvidas:

1) Vocês não imprimem os empenhos a medida que são criados? Pois caso seja isto, o problema não deve estar no arquivo do SERPRO, mas no comando "lpr". Mas preciso esclarecer melhor este "modus operandi" de impressão de empenho, como vocês fazem pois, a principio, parece ser diferente daqui.

2) A sintaxe do comando lpr costuma ser:

lpr -b -P<impressora> $<

ou

lpr -P<impressora> $<


Você postou apenas:

kprinter $<

Daí, te peço, só para desencargo, que tente usar a sintaxe que postei pois o comando vai ficar mais direto (sem passar pelo kprinter).

Fico no aguardo

Abs

Andre


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts