Configurando impressoras no programa do SERPRO / Emulador 3270

Este artigo ensina a configurar a impressora para ser utilizada no SERPRO, software de gerenciamento do governo federal. O artigo trata, em especial, da configuração de impressoras de rede Lexmark (modelo T640), mas é aplicável a outras impressoras e modelos.

[ Hits: 44.344 ]

Por: andre uebe em 13/02/2007 | Blog: http://resa.net.br


O que é o SERPRO



Conforme SERPRO (2007):

"O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) é a maior empresa pública de prestação de serviços em tecnologia da informação do Brasil. Foi criado pela Lei nº 4.516, de 1º de dezembro de 1964, para modernizar e dar agilidade a setores estratégicos da administração pública. É uma empresa vinculada ao Ministério da Fazenda e cresceu desenvolvendo programas e serviços que permitiram maior controle e transparência sobre a receita e os gastos públicos. Consolidou-se, ao longo desses anos, aprimorando tecnologias adotadas por diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, e incorporadas à vida do cidadão brasileiro".

Atualmente, o SERPRO desenvolve toda a base tecnológica e tecnologias afins para a Gestão Administrativa e Financeira das Autarquias, repartições e órgãos ligados ao Governo Federal.

O uso do Software Livre nas repartições Federais

Desde seu primeiro mandato, o governo Lula vem incentivando e promovendo a adoção de software livre nas repartições públicas. Com isso, o sistema operacional (SO) Linux, vem sendo gradativamente adotado nestas repartições.

A necessidade de se adequar os softwares de gestão e TI a esta tecnologia se fazem cada vez mais eminentes. Sobre isto, diversos artigos já foram escritos, dentre os quais podemos citar:

O Emulador 3270

Conforme SERPRO (2007):

"O serviço de Emulação 3270 é uma forma simples e rápida de oferecer acesso a aplicações 3270 (...) utilizando um Web browser (...)" (Mozilla, Internet Explorer, Netscape, etc).

A solução foi implementada com o produto Host On-Demand, conhecido pela sigla HOD, cujo processamento está centralizado num servidor de grande porte OS/390 (mainframe)."

Este emulador consiste em uma plataforma de acesso desenvolvida em java e acessível via browser. Com ela, é possível acessar a base de dados SERPRO e desenvolver diversas atividades administrativas, financeiras e orçamentárias, inerentes ao processo de gestão pública.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é o SERPRO
   2. Instalando o driver da impressoras Lexmark
   3. Configurando a impressora Lexmark no Linux
   4. Configurando a impressora no Emulador 3270 do SERPRO
Outros artigos deste autor

Instalando a impressora HP D1460 (série D1400) no Linux

Instalando Token da OAB no Linux Mint 17.3 (Rose)

Instalando o Scanner Scanjet 2300c no Kurumin

Instalando o Ubuntu Linux 8.04 (Hardy heron) no MSI Wind

Token de Certificação para Assinatura Digital OAB - Instalação no Ubuntu 14.04/15.04

Leitura recomendada

Instalação da placa de rede D-Link DWL-G520 no Slackware

Bioloid Control: Robótica virtual em Linux

Token de Certificação para Assinatura Digital OAB - Instalação no Ubuntu 14.04/15.04

Rumo a um pinguim móvel

Usando um adaptador USB bluetooth no Slackware 10.2

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 13/02/2007 - 19:21h

show!!!!
;-^

[2] Comentário enviado por mandachuva em 06/03/2007 - 11:19h

Muito bom o artigo. Só faço algumas ponderações.
O "|" se chama pipe e não grep. Ele não é um "or" como nas linguagens de programação, mas um redirecionador. Ele não é um separador, sua função é direcionar a saída do comando utilizado antes dele para o comando utilizado depois dele.

O grep é um comando utilizado para flitrar palavras. Geralmente vem acompanhado do pipe filtrando a saída dada por outro comando, como um ls por exemplo.

É bom esclarecer esses pontos para não confundir iniciantes no mundo linux!!!

[3] Comentário enviado por andreuebe em 07/03/2007 - 08:06h

mandachuva

Realmente fiz esta confusão de nomenclatura. Pura distração mesmo! Obrigado pelo comentário e pela leitura. :)

Abs

Andre

[4] Comentário enviado por andreuebe em 09/07/2007 - 10:29h

Paulo Postou a duvida:
---------------------

olá andre, li seu tutorial sobre o serpro, trabalho na ufv(universidade federal de viçosa), estamos com um probleminha com uma impressora, quando a pessoa vai imprimi 10 empenho no serpro, ele não imprimi todos os arquivo imprimi de forma aleatoria(1,3,9,5). usamos o seguinte comando
/home/user/serpro/file.* | kprinter $< você tem alguma noção que possa ser, a impressora é uma kyocera FS-1016MPF.


Resposta:
---------

Paulo

Obrigado pelo envio do email. Vou responder aqui no post pois democratiza a discussão que pode, inclusive, ser util para outros.

Quanto a sua pergunta, eu fiquei com uma duvida pois, aqui no CEFET, toda vez que um empenho é gerado, surge como procedimento do SIASG, o procedimento de solicitação de impressão. Ou seja:

empenho gerado pelo sistema = empenho impresso.

O que eventualmente fazemos é inserir o comando de número de cópias no comando "lpr", uma vez que, pelo sistema da SERPRO, não há como definir, momentos antes da impressão o número de cópias.

Daí surgiram duas duvidas:

1) Vocês não imprimem os empenhos a medida que são criados? Pois caso seja isto, o problema não deve estar no arquivo do SERPRO, mas no comando "lpr". Mas preciso esclarecer melhor este "modus operandi" de impressão de empenho, como vocês fazem pois, a principio, parece ser diferente daqui.

2) A sintaxe do comando lpr costuma ser:

lpr -b -P<impressora> $<

ou

lpr -P<impressora> $<


Você postou apenas:

kprinter $<

Daí, te peço, só para desencargo, que tente usar a sintaxe que postei pois o comando vai ficar mais direto (sem passar pelo kprinter).

Fico no aguardo

Abs

Andre


Contribuir com comentário