Configurando a mudança de brilho no Notebook Vostro 1000 da Dell

A única coisa que faltava configurar no notebook Vostro 1000 da Dell era a mudança de brilho usando o Linux. Mas não encontrei a resposta em lugar algum da Internet, então descobri a resposta meio que por acaso.

[ Hits: 24.264 ]

Por: Thiago Caetano em 07/04/2008


Introdução



Quando comprei um notebook Vostro 1000 da Dell ano passado, a primeira coisa que fiz foi instalar o Linux. A distribuição que usei foi a Mandriva One.

Então comecei a configurar as opções especiais dele, algumas foram muito fáceis, como a de hibernar quando abaixa a tampa, mudar o modo de uso de energia quando retira a bateria. Essas opções bastou estar com o acpi habilitado e o programa kpowersave aberto. Esse programa é habilitado automaticamente no Mandriva e KDE, não sei como funciona no Gnome, mas creio que não terá muitos problemas.

O segundo passo foi configurar as teclas FN. Quanto a isso achei bons artigos na internet, como do blog do Eduardo Souza:
Então faltou apenas uma coisa, configurar o brilho. É então que começa a aventura. Primeiro notei que o kpowersave diz que "O hardware não aceita configurações de mudança de brilho". A placa é um ATI e a mudança funcionava perfeitamente no outro sistema operacional que veio instalado no computador e também a mudança funcionava para o brilho máximo, mas não conseguia diminuir. Achei estranho e fui pesquisar e não encontrei resposta em lugar algum da internet. Em todos os lugares falavam que não dava.

Não me convenci e a primeira coisa que fiz foi tentar instalar o drive oficial da AMD, mas não tive sucesso para fazer a mudança. Então por acaso descobri algumas coisas interessantes. A primeira é que mudança de brilho funcionava perfeitamente durante a tela do Grub. Então já passei a pré-configurar o brilho antes de ligar o notebook. Isso resolveu por hora, mas gerava o inconveniente de ter que desligar para configurar novamente.

A segunda e mais importante foi observando os arquivos do acpi no /proc. E é nesse arquivo que faremos a configuração.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Encontrando a solução
   3. Configurando os atalhos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Mais sobre terminais leves....

HOWTO - Usando PSP no Gentoo Linux

As melhores ferramentas de colaboração para Linux

FreeRADIUS - Noções básicas - Parte III

Linux como roteador Cisco

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 15/08/2008 - 13:36h

Quando eu digito sudo brilho sobe aparece o seguinte: sudo: /etc/sudoers is mode 0560, should be 0440.
E ainda por cima não funciona. Somente quando logo como administrador. Você pode resolver esse problema?
Desde já agradeço


Contribuir com comentário