Configurando a mudança de brilho no Notebook Vostro 1000 da Dell

A única coisa que faltava configurar no notebook Vostro 1000 da Dell era a mudança de brilho usando o Linux. Mas não encontrei a resposta em lugar algum da Internet, então descobri a resposta meio que por acaso.

[ Hits: 23.905 ]

Por: Thiago Caetano em 07/04/2008


Introdução



Quando comprei um notebook Vostro 1000 da Dell ano passado, a primeira coisa que fiz foi instalar o Linux. A distribuição que usei foi a Mandriva One.

Então comecei a configurar as opções especiais dele, algumas foram muito fáceis, como a de hibernar quando abaixa a tampa, mudar o modo de uso de energia quando retira a bateria. Essas opções bastou estar com o acpi habilitado e o programa kpowersave aberto. Esse programa é habilitado automaticamente no Mandriva e KDE, não sei como funciona no Gnome, mas creio que não terá muitos problemas.

O segundo passo foi configurar as teclas FN. Quanto a isso achei bons artigos na internet, como do blog do Eduardo Souza:
Então faltou apenas uma coisa, configurar o brilho. É então que começa a aventura. Primeiro notei que o kpowersave diz que "O hardware não aceita configurações de mudança de brilho". A placa é um ATI e a mudança funcionava perfeitamente no outro sistema operacional que veio instalado no computador e também a mudança funcionava para o brilho máximo, mas não conseguia diminuir. Achei estranho e fui pesquisar e não encontrei resposta em lugar algum da internet. Em todos os lugares falavam que não dava.

Não me convenci e a primeira coisa que fiz foi tentar instalar o drive oficial da AMD, mas não tive sucesso para fazer a mudança. Então por acaso descobri algumas coisas interessantes. A primeira é que mudança de brilho funcionava perfeitamente durante a tela do Grub. Então já passei a pré-configurar o brilho antes de ligar o notebook. Isso resolveu por hora, mas gerava o inconveniente de ter que desligar para configurar novamente.

A segunda e mais importante foi observando os arquivos do acpi no /proc. E é nesse arquivo que faremos a configuração.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Encontrando a solução
   3. Configurando os atalhos
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Tranformando Ubuntu Breezy em Ubuntu Dapper

Instalação do OpenGL em placas NVIDIA

Colinux com Debian - Linux Rodando Dentro do Windows

Configuração de Indentação no Vim - Tabs e Espaços

TinyCore Linux - FileTool

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 15/08/2008 - 13:36h

Quando eu digito sudo brilho sobe aparece o seguinte: sudo: /etc/sudoers is mode 0560, should be 0440.
E ainda por cima não funciona. Somente quando logo como administrador. Você pode resolver esse problema?
Desde já agradeço


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts