Compilar o kernel no Debian

Neste artigo mostrarei um passo a passo de como atualizar o kernel no Debian usando a ferramenta kernel-package, que torna essa tarefa muito mais prática.

[ Hits: 42.228 ]

Por: Joel da Rocha Laranjeira Júnior em 12/11/2005


Particularidades da compilação do Kernel na distro Debian



A distro Debian oferece uma ferramenta chamada kernel-package. Esta ferramenta facilita e muito a recompilação do kernel, pois cuida de todo o processo de compilação e ainda gera um arquivo .deb para que este possa ser instalado rapidamente usando o comando "dpkg -i". E outra vantagem: esse pacote a ser criado pode ser usado em outros micros.

Assim como a maioria das grandes distribuições, a distro Debian empacota o kernel de forma modular e acrescenta patches ao empacotá-lo. Seria interessante, ao recompilá-lo , manter esses patches.

A forma modular evita a recompilação do kernel para adicionar suporte a um novo hardware ou coisas do gênero.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Particularidades da compilação do Kernel na distro Debian
   2. Preparando-se para a compilação
   3. A compilação do Kernel
   4. Procedimento para instalar o kernel em outros micros
Outros artigos deste autor

Automatizando as atualizações no Linux

Leitura recomendada

Compilando kernel no Debian Squeeze

Recompilando kernel 2.6 no Debian Lenny

Compilando Kernel no CentOS 6.0

Compilação comentada do kernel

Compilando o kernel do Slackware em 10 etapas

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ric.araujo em 13/11/2005 - 15:54h

Muito bom artigo, principalmente para mim que estou migrando para o Debian Sarge...

8^)

[2] Comentário enviado por fchevitarese em 14/11/2005 - 11:27h

mto bom seu artigo! só acho que a recompilação de kernel é um processo chato e complicado, que deve ser feito com mta atenção!!!

Poderiam inventar um modo mais prático!!! rsrsrs

Vlws!!

[3] Comentário enviado por jeffestanislau em 14/11/2005 - 19:44h

Achei um pouco evazivo, pois na verdade você apenas mostrou como instalar um kernel pre-compilado.

Você nem citou como entrar em um dos ambientes para mexer nos módulos como:

# make menuconfig ou make xconfig

O que você mostrou de interessante aqui foi os comandos para gerar pacotes do kernel:

# make-kpkg kernel_image kernel_source kernel_headers

Mesmo assim em seu artigo isso ficou sem nexo, pois se o usuário não fez nenhuma modificação no kernel, para que ele iria gerar novos pacotes?

Obs: Não leve a minha crítica como uma ofença e sim como uma crítica construtiva..., apenas lembre-se que muitos dos leitores não sabe direito o que está acontecendo, desta forma, temos que dar detalhes para esclarecer o que realmente está acontecendo.

Para seu primeiro artigo e por ser um membro recente, o seu interesse de já estar contribuindo com a comunidade já demonstra um grande valar... Te dou 10 por isso!!!

O lance é continuar contribuindo, pois assim todos nós crescemos!!!


Os links abaixo são para os leitores complementarem a leitura:

Recompilando o kernel na distribuição Debian [Artigo]
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=184

Compilar kernel no Debian? Mamão com açúcar! [Dica]
http://www.vivaolinux.com.br/dicas/verDica.php?codigo=4612


[]'s
Jefferson

[4] Comentário enviado por removido em 15/11/2005 - 11:37h

Vc poderia ter postado estes links acima no seu artigo (se chegou a procura-los aqui no site). Mas não desista de fazer novos artigos, ninguém nasceu sabendo tudo.

sniper!

[5] Comentário enviado por laranjeira em 17/11/2005 - 20:59h

Foi uma falha não ter citado o "make menuconfig ou make xconfig", mais ja que é uma situação de atualização deveria ter dado apenas esta linha de comando.

#cp /boot/config-2.4.22-xxx /usr/src/kernel-versão/.confing

Explicação do comando acima:
No diretorio /boot exite a configuranção do kernel que esta instalado, atraves do comando "cp" estou fazendo uma copia desse arquivo de configuração do kernel para dentro da pasta descompactada do novo kernel "no exemplo /usr/src/kernel_versão", fazendo assim uma atualização do kernel.

Desde ja agradeço pela as dicas e comentario.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts