Como usar o Heimdall

Neste artigo você aprenderá como instalar uma Stock ROM no seu Samsung Galaxy, sem recorrer a softwares proprietários. O processo todo pode ser feito tanto em interface gráfica, quanto pelo terminal; além disso, exploraremos outro recurso interessante que o Heimdall tem a nos oferecer. Boa leitura!

[ Hits: 5.904 ]

Por: Cézar Augusto em 24/03/2019


Como criar um Heimdall package



Isso tudo seria mais fácil se fosse que nem no Odin, onde você só escolhe o arquivo e instala, nada de comandos, arquivo ".pit" e partições do celular. Pois bem, o Heimdall também é capaz de fazer isso se todas as distribuidoras de firmware distribuíssem Heimdall packages, ou pacotes do Heimdall. Com eles, você só carrega o pacote na aba Load Package do Heimdall e estaria tudo certo.

Mas, como ninguém distribui esses pacotes, você pode ser um dos primeiros a fazer isso e facilitar a vida de outros usuários do Heimdall que possuem o mesmo aparelho que você.

Aproveitando o embalo que você instalou a stock ROM pela interface gráfica do Heimdall e tem todos os arquivos e partições selecionados, você pode querer criar um pacote para si mesmo no futuro, ou para outros usuários.

É muito simples, do jeito que o programa estava na hora que você instalou a stock ROM pela interface gráfica, todos os arquivos ".img" para suas respectivas partições, a aba "Create Package" vai se tornar clicável.

É obrigatório ter o nome de um desenvolvedor e o nome de um aparelho suportado. Se for apenas para uso pessoal, você pode preencher qualquer coisa, mas se você pretende distribuir internet à fora, é no mínimo ÉTICO que você preencha todas as informações corretamente para evitar bricks desnecessários de outras pessoas.
Linux: Como usar o Heimdall
No campo "Firmware Name" é ideal que você coloque o mesmo nome que veio quando você baixou a ROM pela primeira vez. Este nome usualmente é a versão da banda de base usado para identificar ROMs únicas de cada país e operadoras.
Linux: Como usar o Heimdall
Na aba "Device Info" você vai preencher os dados do aparelho à qual esta ROM pode ser instalada. No "Product Code" se coloca o modelo do aparelho (conforme a documentação pede).

Após todas as informações serem preenchidas, o botão "Build" vai se tornar clicável e é aí que o pacote é criado.

Você então escolhe um nome para o arquivo e a pasta onde ele será salvo.
Linux: Como usar o Heimdall
Mais tarde, se você quiser usar este pacote, você pode descarrega-lo pela aba "Load Package" do Heimdall.

É isso.

Conclusão

Pronto! Agora você sabe como fazer um monte de coisas no seu Samsung Galaxy sem depender mais do Odin para isso! É recomendável que você não instale binários de terceiros, caso seu aparelho ainda esteja na garantia.

O autor se exime da responsabilidade por qualquer soft-brick, guerra nuclear e fim do mundo e como sabemos, você foi avisado.

Espero ter ajudado aqueles que perguntaram no VOL antigamente e não havia uma resposta na época e também espero ajudar os novos usuários que migram para o Linux e são entusiastas do Android (assim como eu) a se virar com as ferramentas que tem. Qualquer dúvida é só perguntar =-).

Para todos um forte abraço.

Bibliografia

Muita tentativa e erro, muito soft-brick, muita leitura e participação em fóruns estrangeiros. Além disso, a leitura da documentação do Heimdall é SUPER recomendada, mexo com o meu celular Android desde 2014 e até hoje continuo fuçando nas configurações dele.

Documentação do Heimdall para Linux -> Apêndice A:
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Preparação
   2. Instalação da Stock ROM
   3. Como criar um Heimdall package
Outros artigos deste autor

Introdução ao Heimdall

Computador e Placas Antigas Nvidia em Pleno 2019

Leitura recomendada

Python com SL4A - A camada de script do Android

Processing - Programando para Android e iOS

adb - Como capturar em vídeo a tela de seu Android

KaiOS: A ressurreição do FirefoxOS e o fim da segregação digital

ARCore: SDK para realidade aumentada da Google

  
Comentários
[1] Comentário enviado por edivandjs em 24/03/2019 - 19:49h

Show! O mundo linux ainda é carente desses programas. Ainda preciso usar o windows quando vou alterar alguma das ROMs dos meus Xiaomis. Lembro também que quando a Google trocou o mass storage pelo MTP, era uma gambiarra daquelas para conseguir transferir arquivos. O dispositivo não abria e nem montava pelo Gparted ou CLI.

________________
“Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você”
Nietzsche.

[2] Comentário enviado por Cizordj em 07/10/2019 - 16:05h

Algumas tags para aparecer no Google:

Como instalar stock rom pelo Linux, como instalar ROM sem o Odin, Instalar firmware da Samsung pelo Linux.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts