Como submeter dados de CDDB de um CD de áudio ao Freedb

Já tentou ripar um CD e descobriu que não existe dados no banco de dados CDDB referente ao seu CD preferido? Você pode contribuir enviado os dados do seu CD de música para o Freedb. Veja como neste artigo.

[ Hits: 917 ]

Por: andre uebe em 03/09/2018 | Blog: http://resa.net.br


O que é CDDB e Freedb



Conforme Wikipedia (2018), CDDB é uma "(...) abreviação de 'Compact Disc Database', traduzida como Base de Dados do Disco Compacto ou ainda Banco de Dados do Disco Compacto) é uma base de dados para aplicativos, permitindo que dado software busque informações sobre discos de áudio (CD ou compact disc) através da Internet. Essa função é feita por um cliente, que calcula a identidade (quase) única do disco e então interroga a base de dados a respeito. Como resultado, o cliente consegue mostrar o nome do artista, o título do CD, a listagem de músicas (faixas), além de outros dados adicionais".

Sobre a origem do CDDB, tem-se conforme Wikipedia (2018), que "o CDDB foi criado por Ti Kan e Steve Scherf. O código-fonte foi lançado sob a licença GNU, de forma que muitos pudessem enviar informações de CDs acreditando que também suas contribuições fossem permanecer gratuitamente disponíveis a toda a comunidade virtual. Mais tarde, contudo, o projeto foi vendido e as condições da licença foram mudadas. Como resultado, o serviço deixou de ser gratuito, obrigando empresários comerciais a pagar uma 'taxa inicial', além de uma taxa de licenciamento baseada no uso de servidores e de suporte. As novas condições da licença incluíam também certos termos que muitos programadores acreditavam ser inaceitáveis: nenhum outro banco de dados da mesma natureza (como o freedb) poderia ser acessado além do CDDB, e o logo do CDDB teria que obrigatoriamente ser mostrado pelo tempo em que o banco de dados fosse acessado."

Diante de tantas exigências, foi criado uma organização com as funcionalidades do CDDB, sem as exigências comerciais do mesmo. A esta, deu-se o nome de Freedb, O Freedb é, portanto, uma banco de dados de CDs de música gratuito e sob licença GPL.

Fontes:
    Próxima página

Páginas do artigo
   1. O que é CDDB e Freedb
   2. Por que preciso disto?
   3. Como contribuir com o projeto Freedb
Outros artigos deste autor

Fazendo backup no Gmail via cliente de e-mail e IMAP

Declaração de IRPF 2006 pelo Linux

Configurando impressoras no programa do SERPRO / Emulador 3270

Editando PDF com Inkscape

Lendo formatos EPUB no Kindle com o Calibre

Leitura recomendada

Guia de preparação para LPI

Desktop 3D Linux

Recuperando imagem ISO com falha usando JIGDO

Traduzir dicas e mensagens do login

Usando OpenBSD como desktop

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário