Como instalar o driver da placa de vídeo SiS 771/671 no Ubuntu 18.04

Este artigo visa explicar como instalar e configurar o driver da placa de vídeo SiS 771/671 no Ubuntu 18.04, de forma simples e rápida.

[ Hits: 12.200 ]

Por: Henrique Matheus da Silva Lima em 21/07/2018


Introdução



Placa de vídeo SiS e Linux nunca foram uma boa combinação, na verdade a placa de vídeo SiS não é uma boa combinação com nada, mesmo no Windows.

Para quem tem computadores com essa placa de vídeo, a queixa mais comum no Linux é a resolução de tela errada e problemas para assistir a vídeos e para jogar.

Me lembro da dor de cabeça quando eu comprei meu notebook Philco PHN14003, foi horrível quando vi que o Ubuntu não exibia a resolução de tela correta, o mesmo ocorreu em outras distribuições, felizmente alguém me falou de uma tal de distribuição chamada Mandriva, que poderia ser útil. Instalei o Mandriva 2009 e finalmente consegui ter a resolução de tela na sua forma correta.

Por que lhe contei minha história e citei o Mandriva? Porque a família da distribuição Mandriva, que começou com o Mandrake e atualmente se estende até o Mageia e o PCLinuxOS, me ajuda a ter suporte para minha placa de vídeo até hoje. De TODAS as distribuições, até onde eu sei, somente essa família deu suporte às placas de vídeo SiS 771/671.

Eis o resumo do suporte da placa de vídeo SiS em diferentes distribuições (baseado na minha experiência pessoal!!!):
  • Ubuntu e derivados (no passado): resolução de tela em 800x600;
  • Ubuntu e derivados (por volta do ano 2017): resolução de tela em 1024x800 através do driver genérico vesa, mas a resolução de tela é perdida após a instalação, felizmente você pode recuperá-la se gerar um arquivo xorg.conf
  • Mandriva 2009~2010/PCLinuxOS2017: resolução de tela normal, mas vídeos rodam devagar quando em tela cheia, isso partindo do pressuposto que eles rodarão em tela cheia. Ambientes gráficos e programas normalmente não apresentam BUGs gráficos.
  • Mandriva 2011/PCLinuxOS2011/Mageia1: servidor de vídeo cai (isto é, o sistema todo fica em modo terminal, como se você tivesse teclado Ctrl_Alt_F1) quando tenta-se abrir um vídeo.
  • Mageia2~5/PCLinuxOS2012~2016: há BUGs gráficos nos ambientes gráficos e programas, especialmente naqueles feitos em GTK, o LibreOffice Writer é inutilizável (por conta disso tive que usar o Apache OpenOffice, que funcionou direitinho), mas, em compensação, eu podia assistir a vídeos, ainda que eu tivesse que reabrir o vídeo algumas vezes para que este rodasse com as cores corretas.
  • Mageia6 e outras distribuições: o servidor gráfico nem abre, por conta disso tem-se a impressão que o sistema nem dá boot...

Metodologia e Dicas

Quero que você entenda que estaremos usando aqui o driver de vídeo SiS do PCLinuxOS 2017.12 64bits, eu descompactei o conteúdo do pacote rpm do driver de vídeo e consegui usá-lo com sucesso no Ubuntu 18.04, versão 64bits.

Eu testei somente no Ubuntu MATE e no Lubuntu, mas não vejo por que esse procedimento não funcionaria em outras "flavors" do Ubuntu bem como seus derivados como Linux Mint, LXDE, etc, mas observe se esses derivados são da versão 18.04 do Ubuntu (por exemplo: se você fosse tentar no Linux Mint, deveria ser com a versão 19), não garanto que isso funcionará em sistemas lançados em outras épocas.

Preste atenção que estaremos trabalhando com a versão 64bits do sistema. Se você insiste em querer instalar na versão 32bits do Ubuntu, tente achar o pacotes rpm do Mageia 5 ou PCLinuxOS versão 32bit e faça o teste. Olha, também estarei fornecendo o código fonte do driver, você pode tentar compilá-lo para uma plataforma 32bits, talvez dê certo.

Sobre a distribuição eu sugiro o Lubuntu por ser mais leve, pois mesmo o Ubuntu MATE e o ambiente XFCE não rodaram fluidamente no meu computador, mas isso fica a seu critério.

OK, chega de prolixidade, mãos à obra!

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e Configuração
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Touch Pad do notebook Acer Aspire 5050 (Slackware 12.2)

Instalar XGL e Beryl no Ubuntu 6.06 LTS (Gnome)

O que é $PATH, como funciona e como trabalhar com ele

Instalando Apache Tomcat em Linux 2.6

OpenVPN para clientes Windows no Debian Squeeze

  
Comentários
[1] Comentário enviado por xinaboy em 04/10/2018 - 09:55h

Excelente. Super simples e resolveu meu problema de resolução no Mint 19 64 bit.
Muito obrigado!

[2] Comentário enviado por agneskochhann em 06/05/2019 - 20:39h

Maravilha! Funcionou no Deepin 15.10. Muito obrigada!

[3] Comentário enviado por Blumenau em 22/06/2019 - 11:57h

Cara fiz meu registro no site só pra poder elogiar esta tua publicação: Claro, direto e fundamentado e principalmente experimentado. Olha ai pessoal é assim que se faz. Parabéns.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts