Como instalar o driver da placa de vídeo SiS 771/671 no Ubuntu 18.04

Este artigo visa explicar como instalar e configurar o driver da placa de vídeo SiS 771/671 no Ubuntu 18.04, de forma simples e rápida.

[ Hits: 12.100 ]

Por: Henrique Matheus da Silva Lima em 21/07/2018


Instalação e Configuração



Baixe o pacote do link abaixo:
Esse arquivo zipado contém os arquivos binários em 64bits do driver mais o código fonte, o código fonte está na pasta "source-code", adicionei o código fonte mais por conta da licença e para que as pessoas tenham a possibilidade de compilar o driver se assim desejarem. Você pode ignorar o conteúdo da pasta "source-code" se você quiser, já forneço os arquivos binários em 64bits.

O mais importante está nas pastas "usr" e "etc", que por sinal indicam bem onde os arquivos deverão ser colocados. São três arquivos:
  • sisimedia_drv.la
  • sisimedia_drv.so
  • xorg.conf

Os dois primeiros arquivos, sisimedia_drv.la e sisimedia_drv.so, devem ser colocados na pasta /usr/lib/xorg/modules/drivers/.

O arquivo xorg.conf deve ser colocado na pasta /etc/x11/.

Você pode transferir esses arquivos abrindo o gerenciador de arquivos via root, vamos dizer que você está usando o Lubuntu, você pode abrir o PCManFM através do comando:

sudo pcmanfm

Após colocar os arquivos em seus devidos lugares, reinicie o computador e seja feliz.

Conclusão

O Ubuntu 18.04 é uma versão LTS, o que significa que essa versão terá suporte até 2023, pra quem tem um computador antigo (suponho que, no Brasil, todos os computadores com essa placa de vídeo são antigos, o meu mesmo eu comprei em 2009), está de bom tamanho!

Perceba que você não precisa se limitar ao Ubuntu, como você já deve ter visto, se os drivers são do PCLinuxOS, então você terá suporte nativo ao driver na distribuição derivada do Mandriva. Mas francamente, embora eu tenha muito carinho pela família Mandriva e deva muito a ela, achei o PCLinuxOS é muito instável, embora eu o julgue mais leve que o Ubuntu.

Minha última dica para aqueles que, como eu, não conseguem assistir a vídeos em tela cheia de forma decente no Linux: tenha o computador em Dual Boot para melhor aproveitá-lo, o Windows para assistir a vídeos e para jogos e o Linux para o resto.

Se você não quiser o Windows no seu computador de jeito nenhum, tente então instalar o Mageia 5 no lugar do Windows, talvez com ele você consiga assistir aos seus vídeos, filmes e seriados, ainda que você talvez precise abrir e reabrir o vídeo umas 3 vezes ou mais para que o vídeo não fique com as cores bagunçadas.

Bom, é isso aí, espero que o procedimento que lhe ensinei tenha funcionado com você.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalação e Configuração
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalando e configurando um servidor Jabber

Gerenciamento de Rede e suas ferramentas

LTSP no Debian 8

Suporte a impressão e escâner em multifuncionais da HP (configuração completa)

Escutando suas MP3 no Red Hat 9

  
Comentários
[1] Comentário enviado por xinaboy em 04/10/2018 - 09:55h

Excelente. Super simples e resolveu meu problema de resolução no Mint 19 64 bit.
Muito obrigado!

[2] Comentário enviado por agneskochhann em 06/05/2019 - 20:39h

Maravilha! Funcionou no Deepin 15.10. Muito obrigada!

[3] Comentário enviado por Blumenau em 22/06/2019 - 11:57h

Cara fiz meu registro no site só pra poder elogiar esta tua publicação: Claro, direto e fundamentado e principalmente experimentado. Olha ai pessoal é assim que se faz. Parabéns.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts