Clonando HDs pela rede com UDP-CAST (parte 2)

Na primeira parte do UDP-CAST falei de como você pode usar uma imagem desta maravilhosa ferramenta e que cabe em um disquete para clonar HDs, agora vamos ver como usar esta ferramenta para clonar HDs com vários destinos ao mesmo tempo e outras coisinhas.

[ Hits: 47.921 ]

Por: Fabricio L.C Moeller em 06/10/2004


Recordando



Primeiramente recomendo a leitura da primeira parte para que você tenha uma boa idéia desta ferramenta.

Nela você aprenderá onde, como e o que deverá fazer para criar a imagem para o disquete e também como clonar de uma máquina para outra. O link está abaixo:

Necessidade


Estes dias atrás recebi um email de um leitor do Viva o Linux que se chama Fábio pedindo se era possível clonar um HD, mas com vários destinos. Respondi que nunca tinha tentado, mas que achava ser possível. E qual foi a minha surpresa quando fiz? Funcionou! Sucesso, neste momento já estava pensando que gastaria apenas alguns minutos para sincronizar as máquinas via rede e deixar o trabalho rodar madrugada a fora. É ou não é uma maravilha?

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Recordando
   2. Trabalhando ou automatizando o trabalho
   3. Recomendações
   4. Novas necessidades, se necessárias
Outros artigos deste autor

Clonando HDs pela rede com UDPCAST

Leitura recomendada

GNU/Linux de Bolso como Ferramenta Anti-Vírus

Instalando Redmine 2.x no Debian Wheezy com Apache Passenger

Linux 100% virtual em modo gráfico

Compilação distribuída usando o distcc

Acessando os celulares Motorola no Linux

  
Comentários
[1] Comentário enviado por dvj em 06/10/2004 - 11:12h

O que era bom ficou ainda melhor!
Virei adepto do UDPCAST após essa publicação.
A ativação de máquinas em grande escala, que já havia se tornado muitíssimo mais prática, ficou agora sensacional com esse expediente publicado (nem me passou pela cabeça fazer uma coisa dessas).
Parabéns pela grande contribuição!

[]´s
Denis

[2] Comentário enviado por agk em 06/10/2004 - 14:23h

Muito bom, isso é excelente para aplicação em laboratórios, parabéns pelo artigo.

[3] Comentário enviado por ErhnamDjinm em 07/10/2004 - 08:26h

Achei muito bom. Trabalho em uma faculdade e tenho alguns laboratórios iguais.
Mas tem um problema... Ao fazer isso o sender envia por broadcast para a rede toda, mas a rede toda mesmo, todos recebem, independente de IP. Eu fiz para 14 estações ao mesmo tempo, e parte da minha rede ficou indisponível. Mas valeu a experiência.

[4] Comentário enviado por fuma em 07/10/2004 - 20:32h

Muito bom mesmo kra...
Utilizei ele para a instalação de um laboratório completo (Afrobras), Gerei a imagem em um hd, e depois clonei em 35 máquinas.
Não utilizei a compressão e em uma rede de 100Mbps, obtive uma taxa de transferencia de na média de 90Mbs (cópias em uma máquina por vez)

[5] Comentário enviado por flippy em 09/10/2004 - 11:39h

Porque quando eu gero o disquete o arquivo de imagen não cabe no disquete...o arquivo tem 1.40 mb e qualquer disquete que eu coloco não cabe??????

[6] Comentário enviado por fabriciomoeller em 13/10/2004 - 09:59h

Bom, minha imagem também tinha este tamanho e coube. Vc escolheu o drive da placa na lista que tinha, porque se vc não escolher ele vai colocar todos (se não me engano) e ai sim vai gerar uma imagem maior do que um disquete. Manda o tamanho sertinho da imagem pra mim e também o comando que vc esta usando para gerar o disquete de boot, OK

[7] Comentário enviado por fike em 15/10/2004 - 17:52h

Esse UDPCAST usa o dd para algo? O artigo é muito bom e udpcast parece se melhor que o Partimage.
Parabéns.

[8] Comentário enviado por jvfinformatico em 15/11/2004 - 17:10h

Ola sou novo no link e gostaria de saber se preciso estar conectado para fazer a transferencia dos arquivos ou somente para copiar os disquetes.


Atenciosamente,

[9] Comentário enviado por fabriciomoeller em 16/11/2004 - 23:58h

Bom, meu amigo, sua pergunta esta um pouco obscura, mas levando em conta duas frases chaves que são "transferência dos arquivos" que é feito pela rede e os micros devem estar conectados na "rede" somente, isto é ligados pelo cabo de rede. E sobre os "disquetes" é preciso baixar da internet a imagem que vai ser gravada no disquete, ok.

Qualquer coisa escreva, belaza !!!!

[10] Comentário enviado por fabriciomoeller em 28/12/2005 - 15:36h

Se você está falando da conexão com a internet, somente para baixar a imagem do UDPCAST, depois você precisa da rede interna ou de um cabo cross over para clonar o micro.

[11] Comentário enviado por sandrow em 27/07/2006 - 21:15h

Muito bom esse programa... parabens pelo post....

[12] Comentário enviado por RicardoLoncha em 28/03/2007 - 10:59h

Eu tenho minha rede interligada por um switch...
quando eu fiz de uma maquina pra outra usando a rede funcionou corretamente.Só que quando eu fui colocar pra clonar para 3 computadores ou 2 não funcionou,ele reconheceu, conectou, começou a transmitir e parou, dando uma especie de ping e nao achando.

Alguma ideia do problema?

desde ja obrigado

[13] Comentário enviado por su_pretinha em 30/01/2008 - 17:52h

Qurido amigo, testei o UDPCAST e para vc clonar mais de uma e preciso mudar a porta aquela caixinha que aparece 9000, na primeira clonagem vc deixa com 9000 na receiver e 9000 na sender, proxima máquina vc coloca 9002 na receiver e 9002 na sender e assim por diante so funciona em pares ok.
Aqui fucnionou o problema e que quanto mais maquinas clonam a rede fica lenta e algumas podem cair mas retornar de onde parou.
Snedo assim preferir colocar 3 por vez.

[14] Comentário enviado por afrox em 18/02/2008 - 15:04h

realmente o artigo é 10, amigo, você esta de parabéns
que Deus abençoe
abraços

[15] Comentário enviado por phmem em 31/10/2008 - 16:32h

Ola amigo, eu tentei usar esse UDPCAST mas ele nao acha meu HD, meu HD é sata ja tentei usar umas das controladoras mas nao da certo, so funciona com HD IDE?? ele chega ate a tela de: "Device to be copied" e nao aparece nada lista, o q pode ser??

[16] Comentário enviado por vinnyemoura em 08/01/2009 - 11:48h

Olá Amigos, Uso o UDPCAST há algum tempo e tive alguns problemas com drives de Rede e HD Sata, mas todos esses problemas foram resolvidos no site oficial (http://udpcast.linux.lu) dentro do site tem uma opção para criarmos a nossa própria imagem do UDPCAST com todos os drives que precisamos. é bem simples!
1- Passo
Entre no site (http://udpcast.linux.lu)
2- Passo
Encontre a opção (Online tools)
3- Passo
Click em (Web-enabled udpcast configurator: Build your own custom image online!)
4- Passo
Ou você escolhe uma das opções de drives da lista ou coloca seus próprios drives indo na opção (enviar consulta) essa opção fica no final da página.
5- Passo
Dentro de (enviar consulta) você customizar seu UDPCAST escolhendo tudo que você precisa para fazer seu clone e adiciona seus drives no final da pagina.
6- Passo
Depois das modificações e adição dos seus drives é só clicar em (Download Image) que seu UDPCAST com todos os seus drives está pronto.
Assim ficou facinho, facinho!

Tutorial UDPCAST
http://www.webeduc.mec.gov.br/linuxeducacional/manuais/udpcast.pdf

[17] Comentário enviado por alerocha19 em 24/01/2012 - 13:39h

Baixei a ultima versão do udpcast ano de 2012. E infelizmente quando vai selecionar o hd para receiver e sender, ele só me da a opção /dev/sr0 e other, não aparece a opção /dev/sda ou /dev/hda.
No setup da máquina onde tinha opções de modo raid, sata, ahci, tentei todas.
Somente do modo raid aparecia o hd a ser copiado /dev/sda, porém configurei do mesmo modo para a que ia receber de modo raid também, mas não conseguia enxergar entre elas.

Aí parti para o G4U fazendo a imagem num computador que tenha ftp e depois baixando de um cliente e instalando. tipo o link: http://under-linux.org/wiki/Tutoriais/Adm/G4U
Porém depois de ter feito o computador ficava em loop.

Ou seja, nada de funcionar nessas duas tentativas.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts