Camada de Transporte TCP/IP e Aplicação

Uma introdução ao mundo das redes para se compreender melhor os processos sobre URL, HTML, HTTP e etc. Um resumo que eu fiz para entender melhor e usar como material de pesquisa para possíveis implementações Linux.

[ Hits: 34.258 ]

Por: Rafael Vergne Viana em 21/06/2007


A Camada de Aplicação



Todo mundo já está carece de saber que para todo "nó" na rede, existe um endereço de IP. A internet foi baseada em um sistema de ip, que é hierárquico, permitindo o roteamento baseado em classes e não por endereços individuais. Este é um problema em que o usuário encontraria ao relacionar o endereço com o conteúdo do local se não fosse desenvolvido um sistema de nomes de domínio para criar esta associação.

O DNS (Domain Name System) relaciona os domínios pelo grupo de computadores associados por sua localização geográfica ou pelo seu tipo de negócio.

Na camada de Aplicação opera o FTP, que é usado para a transmissão de um host para o outro. Como o FTP usa TCP para a transferência, ele é considerado um serviço confiável e orientado à conexão. Quando a transferência se dá de um servidor remoto para cliente, o FTP cria uma conexão segura e depois outra conexa o para ser usada como link.

Temos também o TFTP que usa UTP e é usado por roteadores para transmissão de arquivos de configuração e sistemas operacionais. Protocolo pequeno e de fácil implementação, porém não é orientado a conexões por seu uso se restringe aos fins citados acima ou podendo ser útil em LANs por ser mais rápido que FTP e funcionar bem em rede estável.

Existe um protocolo chamado HTTP que não opera na Camada de Aplicação, e sim na Internet, é um protocolo que muito se relaciona com a Camada Quatro. Por ser usado em conjunto com um navegador de internet, o usuário executa o HTTP toda vez em que digita um endereço de URL onde neste momento o cliente recebe em HTML os dados da página fornecidos pelo servidor HTTP.

Os servidores de correio eletrônico comunicam-se usando o Simple Mail Transfer Protocol (SMTP) para enviar e receber correspondência. O protocolo SMTP transporta mensagens de e-mail em formato ASCII usando o TCP e opera na Camada de Transporte.

Por penúltimo temos o SNMP, um protocolo da Camada Quatro que foi desenvolvido para o gerenciamento de redes. O SNMP usa UDP como protocolo da camada de aplicação.

Finalmente o último (ressaltando que não existem colocações dos protocolos na camada estudada) o protocolo Telnet. Este protocolo permite acesso remoto a um servidor que esteja rodando uma aplicação Telnet. Vale ressaltar que se usássemos o modelo OSI como referência para falarmos de Telnet, poderíamos constatar que ele operaria nas três camadas superiores chamadas Aplicação, Apresentação e Sessão, pois ele lida com comandos, lida com formatação e transmite. Mas o cliente Telnet opera em uma única camada do modelo TCP/IP, que é a Camada de Aplicação.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Camada de transporte TCP/IP
   2. A Camada de Aplicação
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Google AdSense: Técnicas de otimização dos anúncios

Codificação e decodificação entre ASCII, hexadecimal e unicode

Instalando o Java Plug-in no Mozilla

Como traduzir Software Livre - Um método fácil

Detonando robots!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por feimsacuel em 01/08/2007 - 13:39h

massa achei interessante essa analogia sua.... parabems

[2] Comentário enviado por buenobs em 22/12/2007 - 11:04h

Tudo bem, mas que tal se você melhorasse o português? Os erros estão comprometendo a compreensão do texto.

[3] Comentário enviado por comfaa em 28/10/2008 - 11:58h

muito bom !!


[4] Comentário enviado por adrianoturbo em 08/05/2009 - 10:35h

Amigo ,
Não entendi essa sua colocação: "Existe um protocolo chamado HTTP que não opera na Camada de Aplicação, e sim na Internet, é um protocolo que muito se relaciona com a Camada Quatro."
Por que o protocolo HTTP não operaria na camada de aplicação tendo em vista que ele provêm um tipo de serviço ,especialmente nessa camada ?

[5] Comentário enviado por l-x em 29/12/2009 - 14:07h

Exelente, mudou totalmente a forma de eu pensar sobre transporte e aplicação. Obrigado!!!!

[6] Comentário enviado por Rafael_Vergne em 08/01/2015 - 15:49h


[1] Comentário enviado por feimsacuel em 01/08/2007 - 13:39h

massa achei interessante essa analogia sua.... parabems


Obrigado amigo, bom intervalo de tempo né! Rsrsr

[7] Comentário enviado por Rafael_Vergne em 08/01/2015 - 15:50h


[2] Comentário enviado por buenobs em 22/12/2007 - 11:04h

Tudo bem, mas que tal se você melhorasse o português? Os erros estão comprometendo a compreensão do texto.


Não sei escrever direito, perdi as aulas de português para poder jogar Carmen Sandiego!


Contribuir com comentário