C# no Slackware

Essa é para quem está estudando orientação a objetos usando C# e está cansado de encarrar aqueles erros de execução no Windows envolvendo o .NET. Assim, será possível praticar seus estudos em diferentes plataformas. No caso, ensinarei a instalar para o Slackware de uma forma bem específica, porém bem fácil.

[ Hits: 1.791 ]

Por: Mauricio Ferrari em 29/04/2020 | Blog: http://linguagemcfacil.mozello.com/


Introdução



Quando um aluno de uma faculdade ou até mesmo programador ou um iniciante for estudar orientação a objetos, provavelmente irá estudar também o C# da Microsoft. O C# (C Sharp) foi criado com o objetivo de permitir que as aplicações, sejam elas da web ou desktop, se comuniquem e troquem dados de forma simples e transparente, independentemente do sistema operacional.

O C# faz parte da plataforma .NET que possui as seguintes características:
  • Independência de linguagem de programação, o que permite implementar mecanismos de herança, o controle de exceções e a depuração entre diferentes linguagens de programação.
  • Reutilização de código legado, o que implica reaproveitamento de código escrito usando outras tecnologias das mais diversas bibliotecas existentes.
  • Tempo de execução compartilhado, o runtime de .NET compartilha as diversas linguagens que a suportam, ou seja, o runtime é o mesmo para todas as linguagens da .NET.
  • Sistemas autoexplicativos e controle de versões, ou seja, cada parte do código .NET contém em si mesma a informação necessária e suficiente de forma que o runtime não precise procurar mais informações sobre o que está sendo executado. O runtime encontra essas informações no próprio sistema em questão e sabe qual a versão a ser executada.
  • Simplicidade na resolução de problemas complexos.

O C# surgiu como uma linguagem simples, robusta, orientada a objetos, fortemente tipada e altamente escalável. Permite que uma mesma aplicação possa ser executada em diversos dispositivos de hardware, sejam eles PCs, tablets ou qualquer outro dispositivo móvel.

Suas principais características são:
  • Clareza, simplicidade e facilidade, ou seja, é simples, fácil de aprender e bastante poderosa.
  • É completamente orientada a objetos, diferentemente de muitas linguagens existentes no mercado.
  • Não requer ponteiros para gerenciar a memória, esse gerenciamento, é feito pelo GC (Garbage Collector).
  • Suporta interfaces, sobrecarga, herança, polimorfismo, atributos, propriedades e coleções, dentre outras características essenciais em uma linguagem orientada a objetos.
  • Possui código 100% reutilizável: todo o código desenvolvido em C# é reutilizável a partir de qualquer outra linguagem de programação.

Atualmente, tudo isso pode ser aproveitado também pelo Linux através de dotnet e o vscode. Não é a mesma coisa que a poderosa ferramenta da Microsoft o Visual Studio, embora os recursos citados foram desenvolvidos também pela Microsoft.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Instalando o DotNet Runtine e SDK
   3. Instalando e Configurando o VSCode
Outros artigos deste autor

WPS Office Atualizado no Slackware 14.2 em Português

Pendrive MultiBoot com o Ventoy Não Funcionou? Tem Solução!

LXDE Desktop no Slackware

Instalando MultiLIB no Slackware 14.2 com Atualizações pelo GSlapt

Liberando Memória ajustando o Tamanho das Strings em C

Leitura recomendada

Desbravando o mundo do Software Livre

Interface Gráfica e Ambiente Integrado p/ Free Pascal

Procedimentos para flash do DIR-300 com DD-WRT e OpenWRT - versão 2

Docker + Cluster DRBD + SQL Server - Database as a Service Utilizando Volumes Replicados

Nagios Falante

  
Comentários
[1] Comentário enviado por willian.firmino em 29/04/2020 - 15:04h

Para complementar podemos instalar também pelos Slackbuilds, eu utilizo o sbotools https://pink-mist.github.io/sbotools/ ele resolve dependências dos pacotes do slackbuilds.org. Eu instalo o dotnet core, vscode e outros pacotes através dele. Exemplo de instalação: sboinstall dotnet-sdk vscode-bin. Checar atualizações: sbocheck. Upgrade de pacotes: sboupgrade dotnet-sdk vscode-bin. Enfim, vale a pena dar uma olhada. Em minhas instalações do Slackware eu utilizo além do sbotools o slackpkg+ http://slakfinder.org/slackpkg+.html que é um plugin para o slackpkg, utilizo ele para pegar alguns pacotes do Alien Bob https://alien.slackbook.org/blog/ como por exemplo o chromium com winedive, o vlc e o libreoffice.

[2] Comentário enviado por fabio em 30/04/2020 - 21:17h

Tô usando o vscode aqui pra programar em JavaScript, muito bom!

[3] Comentário enviado por mauricio123 em 02/05/2020 - 16:37h


Também é uma alternativa. Eu particularmente gosto mais de instalar pacotes já compilados, é mais rápido. Como uso KDE 5 posso ter problemas com alguns pacotes do SlackOnly por conta do QT5. Aí não tem jeito, recorro ao SlackBuilds como último recurso para gerar o pacote usando a versão do QT5 que está instalada.


___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts