Bluefish - um poderoso editor para web designers

O Bluefish é um poderoso editor para web designers e programadores. Ele suporta várias linguagens de programação, mas é focado para edição dinâmica e websites interativos.

[ Hits: 57.698 ]

Por: Eduardo Vieira Mendes em 08/06/2004


Introdução



Neste artigo falaremos sobre o Bluefish, um poderoso editor HTML desenvolvido para facilitar a vida de usuários experientes. Permite editar múltiplos arquivos, barras de ferramenta, menus configuráveis, janela de pré-visualização, suporte a SSI, PHP e validação HTML.

Para fazer o download acesse o endereço:

Dependências:
Ele depende do GTK 2.0 ou 2.2 (não funciona com o GTK 2.4), que pode ser obtido aqui:
Também depende da libpcre3.0 ou superior que pode ser obtida aqui:
E caso você queira implementar um corretor ortográfico nele, precisará da libaspell 0.50 ou superior, que pode ser obtida aqui:
Não irei entrar em detalhes de instalação dele e das dependências!

Ele suporta abertura de vários arquivos ao mesmo tempo (foi testado com mais de 500 arquivos simultâneos, mas o site oficial diz que suporta mais de 3500), tem suporte a projetos.

Tem suporte a syntax highliting baseado em PERL, desfazer/refazer ilimitados, integração com vários programas como WEBLINT, TIDY, MAKE, JAVAC, entre outros, auto fechamento de tags para documentos HTML e XML, menus customizáveis, criação de thumbnails (ótimo para criação de álbum de fotos) e muito mais recursos!

Vem com suporte a vários idiomas, entre eles Português (BR), Búlgaro, Chinês, Francês, Alemão, Húngaro, Italiano, Polonês, Português (PT), Russo, Espanhol e muitos outros. Some other languages are partially supported.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Screenshots
   3. Conclusão
Outros artigos deste autor

Permissões e propriedades de arquivos

Transforme seu Linux num Neo Geo

Redes PLC

Shorewall - Firewall passo a passo no Linux

Prompt Bash avançado

Leitura recomendada

Monitorando processos no Linux com o Htop

Instalando o Ocomon 1.40 no FreeBSD 6.0

Quebrando os mitos do software de código aberto

Aprendendo a linguagem Python - parte II

Asterisk: Entendendo o arquivo extensions.conf

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ygorth em 08/06/2004 - 08:17h

(: a ideia do artigo foi boa quando fui ler achei que teria mais informacao. estou tendo problemas com web designer no linux, minha opniao sincera eh o artigo nao saiu do obvio.

de qualquer forma se der tras mais um artigo tratando do assunto mesmo que seja com outro programa, caso prefira assim.

abracos

[2] Comentário enviado por cybertux em 08/06/2004 - 09:01h

concordo com o controlc, ao ler a chamada do artigo temos um ideia e ao lermos é outra totalmente diferente, o artigo deixa a desejar, (é uma boa ideia) mas deixa a desejar, poderia ser melhor trabalhado.

[3] Comentário enviado por vodooo em 08/06/2004 - 14:27h

Concordo com vocês quando dizem que faltou informações e que o artigo deixa um pouco a desejar, mas a idéia do artigo não era para aprofundar no programa, e sim mostrar uma alternativa aos poderosos editores HTML que existem para o Windows, como o Dreamweaver por exemplo!

Calro que o Bluefish está longe de ser comparado ao Dreamweaver, mas não deixa muito a desejar!!!

Logo logo estarei obtendo mais informações sobre o Bluefish, e prometo criar um artigo sobre o mesmo com mais informações e dicas!

Abraços

[4] Comentário enviado por Ragen em 08/06/2004 - 14:34h

Acho que qualquer tentativa de contribuir com a comunidade é válida. Mas eu também estou encontrando sérios problemas com webdevelopment em sistemas *unix like*.

O macromedia homesite por exemplo tem uma ferramenta fabulosa de mapeamento de FTP e atualização de conteudo, ou seja, vc mapeia e edita os arquivos diretamente no servidor, sem intermédido de um servidor CVS (muitos projetos não precisam de um), assim como nao precisa de um client FTP externo para gerenciar arquivos.

Atualmente estou escrevendo um artigo em forma de crônica (pra variar kekeke) sobre minhas experiencias boas e ruins nessas aventuras. Por exemplo, falo de Bluefish, do Composer, do Tulip, do Quanta, do VIm e do kernel module ftpfs/lufs (Para imitar o recurso de mapeamento de FTP do homesite).

Porém estou esbarrando em problemas sérios como o lufs nao trabalhar perfeitamente atras de firewalls, de eu ter lido recentemente a respeito do NVU, etc etc etc.

Se alguém souber qual a melhor forma para substituir o macromedia homesite/dreamweaver nessa área, helpeie-me :D

[]'s

Ragen



[5] Comentário enviado por vodooo em 09/06/2004 - 10:41h

Olá Rangen

Obrigado pela compreensão!

Abraços

[6] Comentário enviado por XLinuxer em 09/06/2004 - 17:17h

Ragen,

Compilando o Bluefish com suporte a gnome-vfs ele oferece a opção de mapeamento de FTP, não sei se funciona como o homesite pois não o conheço, mas funciona muito bem.

[7] Comentário enviado por Ragen em 11/06/2004 - 09:42h

Saudações XLinuxer,

Pelo oque eu vi no Bluefish, vc pode abrir um arquivo DESDE QUE você passe o caminho.

Suponhamos que eu tenha um diretorio de um site e eu queira mapear os arquivos que ali existem, e quero editar um arquivo e salvá-lo no FTP sem precisar baixa-lo e subi-lo pro servidor, o Bluefish faz isso?

[]'s

Ragen

[8] Comentário enviado por Juglenijr em 28/10/2004 - 20:34h

Gostaria de saber se o Bluefish possui rotinas pré definidas como o Dreamwaver, insert, update e select... e outras assim?

[9] Comentário enviado por juarysantos em 28/10/2004 - 23:57h

Cara!, já que você está apresentando esse programa, deve ter feito algo nele, não? mostra como fazer uma simples pagina nele ou então posta uns links de artigos sobe o Bluefish em português ai. Estou muito interessado em criar paginas como esse tipo de editor html(Bluefish e Quanta Plus que são sem interface para ver como está ficando o trabalho), mas você sabe né que para quem está acostumado com a moleza do dreamweaver acostumar-se a isso não é facil.

Ajuda ae e brigadooo..


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts