Autofs-4.1.4 para Slackware 12: Compilação, instalação, configuração

Compilação, alteração, instalação, configuração do Automount e sua associação ao sistema Udev ou Hotplug para a montagem e desmontagem automática dos dispositivos removíveis CDROM, USB, disquete. Embora feito em Slackware 12, serve também às versões anteriores com kernel 2.4.

[ Hits: 21.011 ]

Por: Elias Zoby em 28/02/2008 | Blog: http://concordancia.webs.com


Empacotamento, instalação e conclusões



Empacotamento e instalação

Volte para tmp/ e construa o pacote, respondendo y (yes) às perguntas sobre links e permissões.

# makepkg autofs-4.1.4-i686-1.tgz

i686 pode ser trocado de acordo com seu processador e flags, só é preciso ter o campo para efeitos de registro no sistema.

Serão acrescentadas duas linhas a doinst.sh.

Instale:

# installpkg autofs-4.1.4-i686-1.tgz

Se em Slackware 12, pare Hal (# sh /etc/rc.d/rc.hald stop) e rc.messagebus. Confirme se comentou, no /etc/fstab, as linhas referentes aos dispositivos incluídos em auto.misc. Teste seu pacote:

# sh /etc/rc.d/rc.autofs start

Ao inserir os dispositivos, serão criados automaticamente os diretórios /misc/cd, /misc/disquete e /misc/sda1. Que serão deletados ao desplugá-los, sem necessidade de desmontar manualmente.

Insira algum CD de dados e verifique acessando o link /media/cd, ou, num terminal: $ ls /misc/cd. Tudo certo? Coloque comando em /etc/rc.d/rc.local ou rc.M, para execução durante o boot.

rc.local:

/etc/rc.d/rc.autofs start &

rc.M, imediatamente antes ou depois da sessão referente a D-Bus.

# Inicie Autofs ZOBY
if [ -x /etc/rc.d/rc.autofs ]; then
  . /etc/rc.d/rc.autofs start &
fi

Essas entradas podem ser feitas de forma automática por comandos echo em doinst.sh. Como isso iria interferir cegamente em arquivos essenciais do sistema, vale o ditado "quem já viu não se assusta, e quem nunca viu não sabe o que é".

Retire a permissão de execução de rc.hald (chmod -x /etc/rc.d/rc.hald) e rc.messagebus. Se após algumas semanas vir que não precisa deles, desinstale.

Para ejetar o CD, desde que nenhum programa o esteja lendo mais, basta apertar o botão do drive ou digitar eject. Às vezes é necessário fechar o konqueror porque ele não fez a liberação. O comando "fuser -k /media/cd" fecha os programas que estão trancando o CD à força. Com outros dispositivos deve-se ter cuidado para não retirá-los enquanto estejam sendo acessados, pois há risco de danos aos mesmos.

Pode ser criado um atalho na área de trabalho:

$ ln -s /misc/cd ~/desktop/CD:

Conclusões

O programa cumpre seu papel de montagem automática. Funciona melhor em conjunto com Udev ou Hotplug. Entretanto erros também ocorrem com a outra opção, que seria Hal.

A maneira infalível de montar e desmontar removíveis em Linux ainda é a manual. Nesse aspecto estamos atrás da Microsoft mais de uma década, mas o sistema Autofs - Udev (ou Hotplug) é um grande salto nessa direção.

No uso, a maior diferença entre Automount e Hal é que o primeiro monta o dispositivo sem fazer perguntas sobre ações a ser realizadas e sem abrir outro programa, enquanto o segundo ou pergunta o que deve fazer ou monta direto e abre outro programa. Se o indivíduo gostar de ver uma janela aparecendo e avisando que um CD ou pendrive acabou de ser inserido, Hal faz isso.

Em ZOBY 2007 está forma fácil e certa de montar dispositivos usb pelo Udev ou Hotplug, deixando automount para CDs e disquetes.

As alterações de rc.autofs colocadas aqui servem apenas para a versão 4.1.4, cada uma tem seu próprio script. Para a 3.1.7 a correção de Dennis Bijwaard (apud RIBEIRO 2004) é excelente (Slack 10.2). A versão 5.0.2 tem script totalmente diferente mas não funcionou em Slackware 10.2 com kernel 2.4.35.4, e não testei em outros.

Os arquivos auto.net e auto.smb são para uso em rede e devem ser discutidos por quem entenda do assunto. Mais informações em "man autofs".

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Adaptando a Slackware
   3. Empacotamento, instalação e conclusões
   4. Apêndice e referências bibliográficas
Outros artigos deste autor

Instalar e configurar Slackware 10.2 a 12 para um desktop

Por que e como referenciar artigos nos sites de informática

Caracteres especiais no teclado Linux: como adaptar às necessidades do escritor

Montar MP3 e pendrives USB automaticamente com Hotplug

Softmodem compatível com Smart Link em kernel Linux 2.6.24 ou superior

Leitura recomendada

Monitoramento e controle de banda por VirtualHost no Apache

Arch BSD - Instalação em VirtualBox

Instalação do PAP (PostgreSL, Apache2 e PHP7) no Debian Jessie

Instalação Apache + PHP + phpMyAdmin + MySQL no Arch Linux

Instalando Nginx e PHP no Ubuntu

  
Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 28/02/2008 - 08:08h

Certa vez procurei algo parecido para ajustar meu sistema Udev... que não sei porque cargas d'agua... insistia em não funcionar corretamente...virei meu Slackware de pota-cabeça reeditanto, arquivos de configurações e revendo permissões de montagem hotplug's e tudo mais...

Então posso te dizer que que o seu é muito bom e o mais completo com objetivo que eu encontrei até hoje... porem conexões de rede gosto de fazer com meu total controle e o restante utilizei um script criado pelo Rodrigo M.S.de Oliveira chamado de update-fstab acabei com meus problemas... apesar dele simplesmente estar disponivel para versão 10.2 ele se encaixa perfaitamente com superiores...vale conferir.

zoby, excelente artigo meus parabens!

[]'s

[2] Comentário enviado por RCoimbra em 28/02/2008 - 09:57h

Já está nos favoritos!!!!

[3] Comentário enviado por canaman em 28/02/2008 - 12:20h

Ótima iniciativa. Meu artigo (que está devidamente citado na bibliografia - vejo que você deve ser estudante de graduação ou mestrado, hehe), já era bastante antigo e já havia recebido algumas mensagens de pessoas que não conseguiam fazer funcionar. Como não utilizo o slackware há bastante tempo, ficava meio frustrado de não conseguir ajudá-los.
Ótima iniciativa.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts