Aprendendo a modelar forms no Kylix

Olá amigos da comunidade, nesse artigo vou ensinar-lhes como modelar um form no kylix. Dessa forma você poderá criar aplicações com um design exclusivo, podendo até mesmo criar skins personalizadas.

[ Hits: 10.128 ]

Por: Perfil removido em 28/01/2004


Introdução



Bom amigos, nesse artigo vou ensinar a criar aplicações que se diferenciam das demais. Por muito tempo os programadores ficaram prisioneiros de janelas padronizadas, não conseguindo criar uma aplicação que desse evasão a sua criatividade gráfica.

Primeiramente vamos criar um botão e na sua propriedade "caption" vamos colocar "Sair".

Feito isso, vamos dar um duplo clique na "form" e partir para a programação. Localize a cláusula "uses" para declarar nossa API QT:

interface

uses
  SysUtils, Types, Classes, QGraphics, QControls, QForms, QDialogs, QStdCtrls, Qt;

Agora vamos criar uma declaração privada no qual ficará responsável de guardar nossa skin:

  private
    { Private declarations }
    FBitmap : TBitmap;

Dê um duplo clique no botão "Sair" e coloque nossa instrução de saída do programa, pois quando modelamos nossa form nós automaticamente perdemos os botões padrões de minimizar, maximizar e fechar, Por isso vamos usar o nosso botão para que possamos encerrar o programa depois que ele estiver com a skin.

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
  Application.terminate;
end;

Dê um duplo clique na form e entre na procedure FormCreate. Aqui vamos iniciar a modelagem propriamente dita:

procedure TForm1.FormCreate(Sender: TObject);
var
  Skin : TBitmap;
begin

// cria a Skin e carrega o bitmap
  Skin := TBitmap.Create;
  Skin.LoadFromFile('pinguim.bmp');

// converte o bitmap em monocromático
  Skin.Mask(clWhite);

// cria o bitmap
  FBitmap := TBitmap.Create;

// carrega o bitmap desejado
  FBitmap.LoadFromFile('pinguim.bmp');

// limita a área de desenho do skin
  QWidget_setMask(Handle, QPixmap_mask(Skin.Handle));

// não precisamos mais da máscara - libera a memória
  Skin.Free;
end;

procedure TForm1.FormDestroy(Sender: TObject);
begin  
FBitmap.Free;
end;

procedure TForm1.FormPaint(Sender: TObject);
begin
  Canvas.Draw(0,0,FBitmap);
end;

Bom, depois de tudo feito é só executar o programa e administrar o seu novo layout.

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Viva a liberdade dos códigos
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Abraços!
Master_Foca.

   

Páginas do artigo
   1. Introdução
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Comentários
[1] Comentário enviado por slacktux em 31/01/2004 - 17:39h

Oloco! Adorei essa tecnica! muito bom mesmo cara.. facilita pracaramba criar programinhas bonitinhos :-P


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