Análise dos Métodos de Ordenação usados em Algoritmos Computacionais

Este artigo apresenta uma análise de alguns dos métodos de ordenação usados em algoritmos computacionais. Comparando as iterações feitas e o tempo em que cada algoritmo leva para ordenar certa quantidade de dados em um vetor podendo ser este de ordem crescente, decrescente ou randômico.

[ Hits: 31.663 ]

Por: Fernando Krein Pinheiro em 29/04/2011


Introdução



Atualmente, a grande quantidade de dados gerados dia a dia vem aumentado em proporções descomunais, todos esses dados precisam ser de alguma forma organizados para que não sofram alterações evitando assim perdas ou inconsistências.

Uma das preocupações na área da computação é justamente sobre como ordenar, armazenar de forma rápida, eficiente e segura esses dados garantindo assim a integridade dos mesmos, para isso são usadas técnicas de algoritmos e programação.

Neste artigo abordarei os três métodos mais utilizados para ordenação de dados, fazendo o uso de comparações de tempo e demonstrações utilizando tabelas de tempo gerados a partir de testes feitos sobre esses métodos.

Métodos de Ordenação

Na computação os métodos mais utilizados para ordenação de dados são: Quicksort, MergeSort, SelectionSort, BoobleSort, InsertionSort, ShellSort entre outros. Nesse artigo farei uso de apenas três métodos, sendo eles: QuickSort, Selectionsort, InsertionSort.

Os testes foram realizados com vetores de números inteiros de diferentes tamanhos (10.000, 20.000, 50.000, 100.000, 200.000 posições) e tipos ordenados em ordem crescente, decrescente e aleatórios (randômicos).

Como medida para a comparação entre os métodos foi selecionado o tempo médio (tempo dados em segundos e milésimos de segundos) gasto para cada método com os diferentes tamanhos do vetor e diferentes formas de ordenação.

Objetivos Gerais

  • Detalhar brevemente sobre os métodos de ordenação.
  • Demonstrar vantagens e desvantagens de cada método.
  • Exemplificar de forma clara através de tabelas e exemplos o tempo gasto em cada método de ordenação levando em conta a quantidade de valores no vetor.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Desenvolvimento
   3. Testes baseados em tempo
   4. Comparações entre os métodos
   5. Algoritmo completo
   6. Conclusões
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Otimização de algoritmos

Linguagem C - Listas Duplamente Encadeadas

Linguagem C - Árvores Binárias

Algoritmo... como fazer?

Tutorial SDL

  
Comentários
[1] Comentário enviado por ricardoolonca em 02/05/2011 - 10:04h

Não sou desenvolvedor, mas quero parabenizá-lo pelo ótimo artigo. A forma de escrever e apresentar os fatos com comparações em diferentes ambientes foi muito legal.

Parabéns.

[2] Comentário enviado por fernandopinheiro em 02/05/2011 - 20:00h

Obrigado pelas palavras amigo maionesebr, é esse tipo de comentário que me deixa motivado ha compartilhar o pouco que sei.

[3] Comentário enviado por pablo.ribeiro em 25/09/2011 - 17:27h

muito bom, esta me ajudando para estudar para faculdade rs


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts