Análise de Desempenho: Web API

Apresento nesse artigo um conjunto de procedimentos que podem ser utilizados para mensurar o desempenho que um Servidor Web que fornece uma API sobre o protocolo HTTP. Abordo um caso de uso semelhante ao de uma aplicação em uma instância EC2 da Amazon Web Services, utilizando a pilha de softwares LAMP.

[ Hits: 6.054 ]

Por: Saulo Gomes em 05/02/2016 | Blog: https://about.me/saulo.gomes


Resumo



Com a crescente dependência tecnológica que a sociedade atualmente possui, planejamento e gerência de capacidade são assuntos de considerável importância para a continuidade do bom fornecimento de serviços na internet.

Utilizando conceitos de computação em nuvem e análise de desempenho de sistemas o seguinte trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de softwares e técnicas para medição para ambientes computacionais que utilizam serviços sobre o protocolo de rede HTTP utilizando Web Service.

Como resultado é apresentado a relação entre aplicação e desempenho de infraestrutura, informação importante para a tomada de decisão referente a investimento em mais recursos computacionais.

Introdução e motivação

Com o aumento dos dispositivos que se conectam a internet e o grande volume de dados gerados pelos usuários de serviços online, se faz necessário mensurar quais são os requisitos para fornecer software como serviço.

Poder avaliar o desempenho de um sistema que está alocado em um provedor de infraestrutura com a finalidade de saber quando é a hora mais adequada para um upgrade ou para distribuição de componentes (Banco de Dados, APIs, Repositórios etc) é um recurso importante nos dias atuais.

Assim, conhecer os limites dos recursos atuais e planejar a evolução dos componentes é de grande importância para a sustentabilidade de negócios, garantindo a importância da elasticidade em Nuvem e qualidade para os usuários.

Ambientes virtualizados possuem consideráveis vantagens, como por exemplo a possibilidade de aumento da capacidade computacional de forma rápida com impacto reduzido no fornecimento de algum serviço.

Fornecedores de infraestrutura como a Amazon e Digital Ocean fornecem planos baseados em tempo de uso, dessa forma saber o quanto é necessário dos recursos computacionais é um requisito para a aquisição de ambientes na nuvem.

O trabalho a seguir apresenta um método para simular e medir o quanto uma aplicação web, usando o protocolo de rede HTTP, precisará para fornecer uma quantidade específica de usuários com requisições concorrentes, levando em consideração que não deve haver atrasos no tempo de serviço, já que isso implica queda na qualidade de serviço. Com um conjunto de softwares para monitoramento e fornecimento de serviços em sistemas que usam o GNU/Linux, sistema adotado em grande escala para servir páginas na internet e outros recursos acessados via rede de computadores.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Fundamentação teórica
   3. Metodologia proposta e medição do ambiente virtual
   4. Conclusão e trabalhos futuros
Outros artigos deste autor

Análise de Desempenho: Web API - Recursos técnicos

Leitura recomendada

Servidor DNS: Debian 9 Stretch

Instalando DNS Server (BIND) no CentOS 7

Criando e Consumindo Rede de Compartilhamento NFS

Cliente Nagios no Windows - Instalação e Configuração

Testando velocidade entre equipamentos Ubiquiti

  
Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts