Alta Disponibilidade (High Availability) em sistemas GNU/Linux

Alta disponibilidade é um tema que tem despertado muito interesse. São artigos, testes, diferentes soluções, empresas oferecendo pacotes e suporte. Vamos então observar mais de perto e descobrir o que há de tão interessante neste tema. Vamos verificar os conceitos envolvidos, suas vantagens e desvantagens, e alguns exemplos práticos.

[ Hits: 86.880 ]

Por: Douglas Vigliazzi em 16/12/2002


Como aumentar a disponibilidade do seu sistema



Existem várias formas de se tentar contornar as falhas dos sistemas computacionais. Alguns exemplos são:

Hardware especializado: existem no mercado várias alternativas de hardware mais especializado que prevêem uma possível falha, tratando isto com redundância de recursos. Outros são voltados para a disponibilidade, com software que executa balanceamento de carga, redundância de links, tomada de serviços, monitoração, backup em tempo real... Mas tais sistemas, quanto mais especializados, mais expansivos são. E também tem um poder computacional muitas vezes muito maior do que o necessário.

Sistemas de tolerância a falhas: aplicativos que evitam que falhas se tornem erros, e erros se tornem defeitos. Falhas dizem respeito ao universo físico, quando há por exemplo interferência eletromagnética. Erros ocorrem quando estas falhas mudam o valor de algum dado, como por exemplo trocando o valor de algum bit. Acredito que a melhor maneira de se tratar um problema é logo no começo dele, e claro que é melhor tratar o erro na hora em que é causado, evitando danos maiores, como corrupção e/ou perda de dados. Porém sistemas assim são extremamente trabalhosos e complexos de serem desenvolvidos, e requerem um profundo e especializado conhecimento, além de serem aplicações pesadas a máquina.

Alta disponibilidade: prevê a redundância total do sistema, atuando em caso de defeito, quando a máquina trava. Isto é chamado defeito, onde um erro causa uma pane no sistema, afetando o universo do usuário. Trabalha com a hipótese de completa parada do sistema, através de uma solução em redundância de hardware e controle via software. Um sistema de alta disponibilidade prevê tal comportamento com hardware simples, deixando a complexidade e o controle da disponibilidade do sistema para o software.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Exemplificando
   3. O que é Alta Disponibilidade?
   4. Como aumentar a disponibilidade do seu sistema
   5. Gerenciamento de um ambiente de Alta Disponibilidade
   6. Montando um ambiente de HA
   7. Exemplo de uma solução
   8. Créditos
Outros artigos deste autor

Segurança Física (Parte 1)

Seu maior inimigo é você mesmo!

Segurança Física (Parte 2)

Leitura recomendada

Utilizando SSH com método de autenticação publickey + ssh-agend + ssh-add

Enviando alertas do Snort por SMS

Impedindo o compartilhamento de conexão

Cacti - Monitorar é preciso

Debian Sarge + Snort + MySQL + Acidlab + Apache

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 09/04/2003 - 11:31h

Desculpe, mas este artigo é pertencente ao site ha.underlinux.com.br, acho que você deveria ter feito uma dica e indicado o site com os devidos créditos de seu autor (Sulamita Garcia), ao invés de transpor todo ele aqui.
Só um comentario :) eu vi que tem os créditos no final, mas td bem... ai ja nao eh comigo...

[2] Comentário enviado por pingofdeath em 05/04/2005 - 20:56h

Boa Tarde, nós somos estudantes técnicos de redes de computadores. Nós temos um projeto de formatura cujo o tema é Servidor Web de Alta Disponibilidade. Nós gostariamos de pedir a sua ajuda com algumas dicas de como podemos fazê-lo. Precisamos de como configurar o Apache, Webmin, Rsync, DNS. A idéia básica do projeto é que tenhamos dois micros rodando os Servidores e se um falhar o outro assume seu lugar. Temos a idéia de que tem que ser o mesmo ip para ambas as máquinas, porém não sabemos fazer (Ip virtual). Agradecemos desde já a sua ajuda.
contatos: [email protected] ou [email protected]

[3] Comentário enviado por gabrielsimas em 28/01/2009 - 11:03h

doug, sendo o artigo se sua autoria ou não, você foi muito feliz em colocá-lo por aqui...este artigo te ajudou em algumas situações??? poste aqui as suas aventuras com relação a ele!

Abraços

[4] Comentário enviado por andrecaleiros em 25/06/2011 - 00:04h

o Site esta fora...

http://ha.underlinux.com.br/

[5] Comentário enviado por sonny em 13/03/2012 - 17:59h

http://ha.underlinux.com.br/ continua fora.....

[6] Comentário enviado por vandocouto em 09/04/2012 - 21:25h

Continua...

[7] Comentário enviado por caca2012 em 31/05/2013 - 20:58h

Qual o link com o HOWTO com todos os passos para a instalação e configuração de tal ambiente?

Obrigada

[8] Comentário enviado por lgouveia em 18/12/2014 - 15:54h

Boa tarde doug, preciso configurar o Nagios e o Zabbix em alta disponibilidade, não sei qual ferramenta usar? me de um norte por favor.

Obrigado,
Leandro


Contribuir com comentário