Alta Disponibilidade (High Availability) em sistemas GNU/Linux

Alta disponibilidade é um tema que tem despertado muito interesse. São artigos, testes, diferentes soluções, empresas oferecendo pacotes e suporte. Vamos então observar mais de perto e descobrir o que há de tão interessante neste tema. Vamos verificar os conceitos envolvidos, suas vantagens e desvantagens, e alguns exemplos práticos.

[ Hits: 86.884 ]

Por: Douglas Vigliazzi em 16/12/2002


Exemplificando



Vamos exemplificar isto em alguns exemplos simples. Vejamos:

=> Você oferece algum produto aos seus clientes. Claro que seu produto é ótimo e deixa o cliente entusiasmado com a revolução que seu produto oferece. Tudo atende perfeitamente as necessidades dele. Mas ele de repente lhe pergunta: então vai estar funcionando sempre que eu precisar? Claro que vai. Mas como implementar isso? Afinal, seu sistema pode ser perfeito e nunca apresentar problemas, mas e o computador? E a hub, a placa de rede, o HD????

=> Você é administrador de algum sistema, e ele parou. Enquanto você tenta desesperadamente descobrir o problema, ouve seu chefe perguntando sobre seu ombro: O que houve??? Quanto tempo vai levar para arrumar, uns 5 min? NÃO???? Quanto então, uns 15??? Infelizmente nem todos os gerentes sabem que digitação e manutenção de sistemas não são a mesma coisa. Pior então se você disser que não sabe qual foi o problema. Então pra que que eu te contratei???

Apenas dois exemplos. Mas a questão é bastante séria. Com a expansão do mercado em comunicação, as idéias e problemas se tornam comuns. Sistemas oscilantes, suporte mal qualificado e demora na solução de problemas são comuns. A eficiência pode ser um grande diferencial. Seu sistema estar sempre a disposição quando o cliente pedir, certamente será um diferencial. E o contrário muito mais. Pesquisas mostram que um cliente bem atendido repassa a boa impressão para 2 ou 3 pessoas, mas um cliente mal atendido repassa para 8 a 10! Então o cliente acredita que o sistema sempre disponível é um requisito básico, não é mais do que a sua obrigação. E eu concordo com ele.

Mas infelizmente sistemas computacionais falham, e um bom projeto prevê estas falhas e uma forma de contorná-las. É aí que encaixamos a Alta Disponibilidade.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Exemplificando
   3. O que é Alta Disponibilidade?
   4. Como aumentar a disponibilidade do seu sistema
   5. Gerenciamento de um ambiente de Alta Disponibilidade
   6. Montando um ambiente de HA
   7. Exemplo de uma solução
   8. Créditos
Outros artigos deste autor

Segurança Física (Parte 2)

Segurança Física (Parte 1)

Seu maior inimigo é você mesmo!

Leitura recomendada

PaX: Solução eficiente para segurança em Linux

Malware, Vírus e Hacking. Estamos seguros usando Linux?

Explorando celulares Android via Web com airbase-ng

Arquivo de configuração do mod_security

Backup de sua instalação em .iso bootável

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 09/04/2003 - 11:31h

Desculpe, mas este artigo é pertencente ao site ha.underlinux.com.br, acho que você deveria ter feito uma dica e indicado o site com os devidos créditos de seu autor (Sulamita Garcia), ao invés de transpor todo ele aqui.
Só um comentario :) eu vi que tem os créditos no final, mas td bem... ai ja nao eh comigo...

[2] Comentário enviado por pingofdeath em 05/04/2005 - 20:56h

Boa Tarde, nós somos estudantes técnicos de redes de computadores. Nós temos um projeto de formatura cujo o tema é Servidor Web de Alta Disponibilidade. Nós gostariamos de pedir a sua ajuda com algumas dicas de como podemos fazê-lo. Precisamos de como configurar o Apache, Webmin, Rsync, DNS. A idéia básica do projeto é que tenhamos dois micros rodando os Servidores e se um falhar o outro assume seu lugar. Temos a idéia de que tem que ser o mesmo ip para ambas as máquinas, porém não sabemos fazer (Ip virtual). Agradecemos desde já a sua ajuda.
contatos: [email protected] ou [email protected]

[3] Comentário enviado por gabrielsimas em 28/01/2009 - 11:03h

doug, sendo o artigo se sua autoria ou não, você foi muito feliz em colocá-lo por aqui...este artigo te ajudou em algumas situações??? poste aqui as suas aventuras com relação a ele!

Abraços

[4] Comentário enviado por andrecaleiros em 25/06/2011 - 00:04h

o Site esta fora...

http://ha.underlinux.com.br/

[5] Comentário enviado por sonny em 13/03/2012 - 17:59h

http://ha.underlinux.com.br/ continua fora.....

[6] Comentário enviado por vandocouto em 09/04/2012 - 21:25h

Continua...

[7] Comentário enviado por caca2012 em 31/05/2013 - 20:58h

Qual o link com o HOWTO com todos os passos para a instalação e configuração de tal ambiente?

Obrigada

[8] Comentário enviado por lgouveia em 18/12/2014 - 15:54h

Boa tarde doug, preciso configurar o Nagios e o Zabbix em alta disponibilidade, não sei qual ferramenta usar? me de um norte por favor.

Obrigado,
Leandro


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts