Alta Disponibilidade (High Availability) em sistemas GNU/Linux

Alta disponibilidade é um tema que tem despertado muito interesse. São artigos, testes, diferentes soluções, empresas oferecendo pacotes e suporte. Vamos então observar mais de perto e descobrir o que há de tão interessante neste tema. Vamos verificar os conceitos envolvidos, suas vantagens e desvantagens, e alguns exemplos práticos.

[ Hits: 86.872 ]

Por: Douglas Vigliazzi em 16/12/2002


O que é Alta Disponibilidade?



Disponibilidade é definida como a probabilidade de um sistema estar disponível (em perfeito funcionamento) em dado momento. Ela pode ser classificada como :

Básica - qualquer sistema disponível no mercado garante uma disponibilidade de 99%.

Alta - sistemas mais especializados, que garantem soluções de alguns noves (99,99%, 99,9999%). A briga entre as empresas são quais conseguem adicionar mais noves à sua solução.

Continua - situação ideal, mas teórica. A disponibilidade é igual a 1, ou seja, o sistema está sempre disponível. Infelizmente, é hipotética, embora possa se garantir muitos noves, sempre existe uma possibilidade do sistema parar.

Este é um conceito geral de disponibilidade, e de qual é a Alta Disponibilidade. Mas onde ela se encaixa em projetos de sistemas?

Alguns autores a classificam como um cluster. Cluster é definido como um conjunto de computadores que trabalham em conjunto, mas visto como apenas um. Clusters são construídos para balancear serviços entre computadores, para obtenção de um computador com maior capacidade, entre alguns exemplos. Como um ambiente de Alta Disponibilidade é também um conjunto de computadores que se comunicam para a manutenção de serviços, e isto de forma transparente ao usuário final, são classificados como clusters de alta disponibilidade.

Outros autores identificam a alta disponibilidade como um ítem a ser avaliado na questão da segurança de sistemas. Assim como controle de acesso, permissões, segurança física, a preocupação com a disponibilidade do sistema é fundamental. Afinal, de que adianta um sistema que não se pode usar?

É também referenciado como uma sub-área de Tolerância a Falhas, uma vez que objetiva a continuidade do sistema mesmo com a ocorrência de falhas.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Motivação
   2. Exemplificando
   3. O que é Alta Disponibilidade?
   4. Como aumentar a disponibilidade do seu sistema
   5. Gerenciamento de um ambiente de Alta Disponibilidade
   6. Montando um ambiente de HA
   7. Exemplo de uma solução
   8. Créditos
Outros artigos deste autor

Segurança Física (Parte 2)

Seu maior inimigo é você mesmo!

Segurança Física (Parte 1)

Leitura recomendada

Metasploit Community Edition - Instalation

Sudoers 1.8.12 - Parte I - Manual

Segurança da Informação no Brasil, qual é nossa realidade?

SELinux - Security Enhanced Linux

ProFTPD + ClamAV - FTP livre de vírus

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 09/04/2003 - 11:31h

Desculpe, mas este artigo é pertencente ao site ha.underlinux.com.br, acho que você deveria ter feito uma dica e indicado o site com os devidos créditos de seu autor (Sulamita Garcia), ao invés de transpor todo ele aqui.
Só um comentario :) eu vi que tem os créditos no final, mas td bem... ai ja nao eh comigo...

[2] Comentário enviado por pingofdeath em 05/04/2005 - 20:56h

Boa Tarde, nós somos estudantes técnicos de redes de computadores. Nós temos um projeto de formatura cujo o tema é Servidor Web de Alta Disponibilidade. Nós gostariamos de pedir a sua ajuda com algumas dicas de como podemos fazê-lo. Precisamos de como configurar o Apache, Webmin, Rsync, DNS. A idéia básica do projeto é que tenhamos dois micros rodando os Servidores e se um falhar o outro assume seu lugar. Temos a idéia de que tem que ser o mesmo ip para ambas as máquinas, porém não sabemos fazer (Ip virtual). Agradecemos desde já a sua ajuda.
contatos: [email protected] ou [email protected]

[3] Comentário enviado por gabrielsimas em 28/01/2009 - 11:03h

doug, sendo o artigo se sua autoria ou não, você foi muito feliz em colocá-lo por aqui...este artigo te ajudou em algumas situações??? poste aqui as suas aventuras com relação a ele!

Abraços

[4] Comentário enviado por andrecaleiros em 25/06/2011 - 00:04h

o Site esta fora...

http://ha.underlinux.com.br/

[5] Comentário enviado por sonny em 13/03/2012 - 17:59h

http://ha.underlinux.com.br/ continua fora.....

[6] Comentário enviado por vandocouto em 09/04/2012 - 21:25h

Continua...

[7] Comentário enviado por caca2012 em 31/05/2013 - 20:58h

Qual o link com o HOWTO com todos os passos para a instalação e configuração de tal ambiente?

Obrigada

[8] Comentário enviado por lgouveia em 18/12/2014 - 15:54h

Boa tarde doug, preciso configurar o Nagios e o Zabbix em alta disponibilidade, não sei qual ferramenta usar? me de um norte por favor.

Obrigado,
Leandro


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts