Adaptador Bluetooth no Slackware

Neste artigo, que foi dividido em duas partes, irei mostrar como configurar o suporte Bluetooth no Slackware 10.2. Em seguida irei mostrar como fiz para poder acessar a internet pelo meu Palm T E2.

[ Hits: 32.304 ]

Por: Davi Ramos Tavares em 14/11/2006 | Blog: http://davirtavares.com


Bluetooth no Slackware



Tenho um Palm TE2 e ele tem suporte interno para Bluetooth Classe 1, nunca consegui acessar a internet por ele quando usava um adaptador USB para Bluetooth (Dongle). Sofri um bocado para saber como configurar o Bluetooth do Slackware 10.2 (não usei nenhum software adicional, apenas o suporte que vem junto com o kernel original).

O Bluetooth é provido ao Linux pelo Bluez e atualmente faz parte do kernel. Vou mostrar passo-a-passo como carregar os módulos (sem Hotplug, usei ele apenas para saber quais eram os módulos necessários). Tudo o que você irá precisar é de uma conta root e um adaptador Bluetooth compatível (veja se seu dispositivo é compatível em www.bluez.org/hardware.html).

Os módulos necessários são hci_usb e l2cap, adicionalmente eu tive que carregar o módulo para USB (no meu caso, o usb-ohci, acho que na maioria das vezes é este mesmo). Depois de carregar os módulos é hora de configurar. Antes de carregar os módulos, não me lembro se havia o diretório /etc/bluetooth. Mas quando carregar os módulos você deve ir para este diretório e realizar algumas configurações.

No arquivo /etc/bluetooth/pin estará o PIN que você usará para o pairing entre seu dispositivo e o PC. Esta chave por padrão é 1234, você pode mudar para alguma coisa mais confiável. Em seguida, abra o arquivo /etc/bluetooth/hcid.conf. Neste arquivo você irá definir coisas como o nome externo do seu Dongle, vá até a seção "device" e procure por "name" (lembre-se do ponto-e-vírgula no final), deixe o nome padrão se não quiser se preocupar com isso agora.

Agora é preciso iniciar o daemon responsável pelo Bluetooth. Execute o comando hcid. O daemon irá iniciar todos os dispositivos dongle que estiverem conectados ao computador automaticamente, caso não seja iniciado por algum motivo (ou você tenha conectado o dispositivo após iniciar o daemon), execute o comando "hciconfig hciX up", onde o X seria o número que diferencia cada dispositivo conectado (para ver uma lista completa, execute "hciconfig -a").

Após esses passos você deve ser capaz de detectar o seu dispositivo pelo seu PC usando o utilitário hcitool, você encontrará todos os dispositivos que estiverem no alcance do dongle (lembre-se de acionar o Bluetooth de seu dispositivo e torna-lo detectável).

# hcitool scan

Scanning ...
xx:xx:xx:xx:xx:xx davi

Será mostrado um texto no lugar de xx:xx:xx:xx:xx:xx, este é o endereço físico do seu dispositivo, anote pois você precisará dele ainda. Você pode também tentar o processo inverso, detectar seu PC a partir do seu dispositivo.

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Bluetooth no Slackware
   2. Slackware + Bluetooth + Palm -> Internet
   3. Toneladas de links
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Servidor de Banco de Dados + Servidor Web PHP

Configuração de servidor DNS no Linux

Viegas Rubim RMS

Recebendo notificações de seus servidores no seu celular e e-mail

Metodologia LFS - Contruindo seu Linux do zero

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 14/11/2006 - 10:05h

Show de bola este artigo
muito interessante a abordagem do dispositivo bluetooth nao sabia que este dispositivo tambem era compativel com nosso amigo pinguim

[2] Comentário enviado por pools em 14/11/2006 - 18:32h

Muito bom!

Qualquer hora vou tomar coragem e fazer um tutorial sobre as minhas aventuras do V3i com o Linux....

Até mais!

[3] Comentário enviado por d1060 em 20/11/2006 - 19:05h

cara eu carrego noralmente os dois primeiros modulos, mas quando carrego o terceiro me retorna isso:

root@darkstar:/home/diogo/Programas/bluetooth# modprobe usb-ohci
/lib/modules/2.4.31/kernel/drivers/usb/host/usb-ohci.o.gz: init_module: No such device
/lib/modules/2.4.31/kernel/drivers/usb/host/usb-ohci.o.gz: Hint: insmod errors can be caused by incorrect module parameters, including invalid IO or IRQ parameters.
You may find more information in syslog or the output from dmesg
/lib/modules/2.4.31/kernel/drivers/usb/host/usb-ohci.o.gz: insmod /lib/modules/2.4.31/kernel/drivers/usb/host/usb-ohci.o.gz failed
/lib/modules/2.4.31/kernel/drivers/usb/host/usb-ohci.o.gz: insmod usb-ohci failed


meu kernel eh o 2.4.13 slackware 10.2. meu msn e diogo.maraba@hotmail.com

agradeço a ajuda....

[4] Comentário enviado por d1060 em 20/11/2006 - 19:10h

ah e o archivo /etc/bluetooth/pin tive que criar como o vi, tambem nao tem o /etc/bluetooth/hcid.conf. tem certeza que num instalou nada? e que aqui no meu num achei tudas essas coisas q tem no seu. meu dispositivo eh kingjon bluetooth

[5] Comentário enviado por d1060 em 05/12/2006 - 13:51h

a, o problema das libs, eu resolvi. agora ta dando problema num tal de: sdpd. como faço pra ativar? eu ja tentei dar o comando sdpd (como no tutor), mas diz uknow comand. me da uma dica ae! valeu

[6] Comentário enviado por davirtavares em 21/12/2006 - 18:50h

Desculpa, demorei... Se certifica que instalou o pacote bluez-utils, ele tem a maioria dessas ferramentas que usei no tutorial. T+

[7] Comentário enviado por jay_ro em 05/06/2007 - 21:25h

Olá, comprei um adaptador bluetooth Belkin e vi em vários tutoriais que deveria ligar-se na perfeição no Ubuntu.

Acontece que este não se liga e quando faço "lsusb" também não acontece nada. Parece-me bloquear o lsusb pois não dá output nem sai do comando..

Que poderá estar a acontecer?

[8] Comentário enviado por janio.barros em 18/05/2008 - 22:30h

cara, 100% seu artigo, parabéns, aqui funcionou beleza beleza, a unica observação é que com meu modem é roteado, troquei o ppp0 por eth0 e só.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts