A Evolução do Software Livre

Resumo da minha vivência com o Software Livre e o quanto ela foi importante para o crescimento do conhecimento, que eu adquiri durante o tempo.

[ Hits: 6.547 ]

Por: Daniel Bittencourt em 05/08/2013


A Evolução do Software Livre



Eu fico feliz com a evolução que o Software Livre tem alcançado nesses últimos anos. Acompanhei uma boa parte dessa evolução, que foi gradual, mas que foi uma evolução saudável, acima de tudo.

Lembro de quando comecei a utilizar o Ubuntu Breezy Badger (5.10), nessa época ainda utilizava o pinguim em dual boot com o Windows. Naquela época, eu ainda não me sentia confortável em fazer a migração total do meu desktop para o GNU/Linux.

O Ubuntu era, na época, já uma super-evolução daquilo que tinha para o usuário final/doméstico, onde na maioria dos casos, os usuários mais "hardcore" do sistema, eram aqueles que trabalhavam diretamente com o S.O., desenvolvedores e etc.

Mas ainda era muito cru e as alternativas para os softwares mais utilizados no sistema da janela para usuários domésticos, ainda não atendia por completo às necessidades para a maioria dos usuários recém-chegados.

A partir dessa versão (5.10), eu já passei a utilizar uma boa parte do tempo no ambiente GNU/Linux em meu desktop, mas o Windows ainda se mantinha em uma partição maioritária em meu HD, para suprir aquilo que o GNU/Linux não atendia.

De pouco a pouco, de versão em versão, a cada novo update e a cada novo CD "queimado", a partição do GNU/Linux em meu HD foi tomando espaço, e a partição do Windows foi se reduzindo.

Qual o momento da migração definitiva?

Essa pergunta não deve ser como uma conquista a se realizar, até porquê, se essa for a intenção a de apenas migrar totalmente para o GNU/Linux, a frustração pode ser iminente.

Hoje vejo tantas alternativas de softwares tão boas, ou melhores, que a do Windows e, com orgulho, digo que meus computadores e notebooks são 100% GNU/Linux, onde até minha família se rendeu totalmente ao pinguim, devido à facilidade que encontramos hoje em um S.O. como o Ubuntu.

Engraçado que, na época, o medo do usuário doméstico era as intermináveis linhas de comando que tinham que ser digitadas na temível tela preta (terminal) só para instalar um programa simples de reproduzir músicas, por exemplo.

O usuário comum, na verdade, só queria algo como o Windows, a facilidade de clicar em "OK", algumas vezes, para instalar um programa no computador.

Hoje isso é possível, na verdade até mais prático que no Windows. Você clica em "OK" algumas vezes e pronto... seu programa favorito está instalado, e isso sem digitar uma linha de comando sequer, e melhor, no caso do Ubuntu, quando o software tem alguma atualização disponível nos repositórios, não é necessário que o usuário desinstale o programa e reinstale a versão mais nova.

Já na bandeja de notificações é indicado tanto as atualizações de segurança, quanto as de programas instalados.

Eu fico feliz com a evolução do Software Livre em geral, mas em especial a do GNU/Linux.

Hoje o GNU/Linux tem o apoio das gigantes da indústria, como IBM, Dell, Steam, EA Games e etc. Espero que a comunidade se fortaleça ainda mais com o passar dos próximos anos e que a evolução continue de forma saudável e eficiente, como tem sido nos últimos anos.

Isso beneficia toda a gama de usuários, tanto aos usuários mais experientes como aqueles que estão chegando agora, como um dia eu cheguei e obtive todo o apoio necessário em minha jornada.

Usuário GNU/Linux / Windows.

   

Páginas do artigo
   1. A Evolução do Software Livre
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Software Livre no Brasil dá mais um passo

Conhecimento x Soberba

5 fatores (subjetivos) que tornam o software proprietário insustentável para as micro, pequenas e médio empresas

Ignorância atrelada ao comodismo

Guerra Santa

  
Comentários
[1] Comentário enviado por danielvaladao85 em 05/08/2013 - 09:05h

Daniel Bittencourt, realmente a evolução dos software livres tem sido muito grande, e como você mesmo citou muitas empresas tem apoiado os sistemas operacionais que são feitos em cima do kernel Linux (sim o Linux como você deve saber é apenas um núcleo assim como o Unix e o DOS), alguns anos atrás os sistemas feitos em Linux só eram usado por usuários avançados, que entendiam de programação, hoje contudo milhões de pessoas já usam algum sistema operacional baseado em Linux, seja o Debian, Ubuntu, Red Hat, Fedora, OpenSUSE, Slackware, Slax (desktop para usuário final baseado em Slackware Linux), ou Android em seus smartphones, antigamente pessoas que trabalhavam com design e web design e queriam usar o Linux, não podiam pois não tinham programas voltados para esta área, hoje já tem vários programas para criação de artes gráficas e criação de sites no linux muito bons, tipo Inkscape e Gimp para criação de artes, kompozer, bluefish, aptana para programação de paginas web, synfig que substitui muito bem o adobe flash player na criação de animação 2d para web, fora os demais programas. Os que são gamers hoje como você bem citou temos o Valve Steam para Linux que já trás dezenas de jogos excelente para nossa plataforma Linux.

[2] Comentário enviado por mcnd2 em 06/08/2013 - 22:19h

A evolução do GNU/Linux... se faz pela evolução do usuário...

Quanto de nós usuários ajudam cada dia esse maravilhoso mundo Open Source!

Que assim continue o Linux... cada dia melhor!

Valeu!!!...

[3] Comentário enviado por henryvieri em 06/08/2013 - 22:27h

Realmente a evolução é visível, o crescimento é rápido, e isso tudo graças a colaboração de todos....

Que sempre seja assim....


[4] Comentário enviado por urbanosrc em 13/08/2013 - 14:59h

Ainda existe uma confusão entre Software Gratuíto e Software Código Aberto!
Hoje em dia é muito fácil usar uma distro GNU/Linux, como o Ubuntu por exemplo.
A questão é, ainda é necessário instalar drivers ou plugins non free. O GNU/Linux tem que evoluir muito para ser totalmente livre.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts