Linux slogan
Visite também: Segurança Linux · BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Arch Linux & KDE 4.4.5
Por sandrosfc
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha


Dica

Resolvendo dependências: auto-apt
Linux user
Publicado por Cicero Juliao da Silva Junior em 11/04/2008

Login: juliaojunior, 2102269 pontos
[ Hits: 5801 ]

Resolvendo dependências: auto-apt

Muitas vezes precisamos instalar programas direto do código fonte. Nestes casos, para quem está iniciando, no geral seguimos um roteiro básico:

$ ./configure
$ make
# make install


Os três passos acima realizam o seguinte:

$ ./configure --> nesse passo é executado um script que está na pasta do programa que estamos instalando. Ele busca no sistema o que é preciso para o funcionamento. Caso algo esteja em falta, ele avisa usando mensagens de erro.

$ make --> agora vem a compilação de verdade. O que foi feito no passo anterior é usado agora. Baseado no trabalho do "./configure", os componentes necessários são localizados e o programa é compilado.

# make install --> com o programa compilado, este passo instala o programa. Cada arquivo gerado no passo anterior é copiado para seu próprio lugar no sistema. Perceba que os passos anteriores podem ser realizadas com usuário comum. Mas nesse momento é preciso estar logado como root, afinal o sistema será alterado.

Uma pequena observação: alguns programas trazem um script mais simplificado, não precisando dar os três passos acima. Portanto, antes de realizar a instalação, leia os arquivos "INSTALL" ou "README" na pasta do programa.

Problemas podem ocorrer quando estamos executando "./configure", e ele avisa várias dependências faltando. O que fazer? Ir em busca manualmente? Pode até ser, mas em algumas situações pode ser complicado. Nestes casos, se você usa Debian ou derivadas, pode usar o auto-apt.

O que esta ferramenta, auto-apt, faz? Ela acompanha a execução do processo de instalação, e busca as dependências necessárias. Então, tais dependências são instaladas usando o apt-get. Dessa forma, o "./configure" não mostra erro, e você instala o programa com tranquilidade.

Para instalar o auto-apt, faça como sempre:

# apt-get install auto-apt

Após a instalação, é preciso fazer algo mais, pois o auto-apt mantém um banco de dados 'pessoal', dele. Portanto, após o comando acima, faça como o abaixo:

# auto-apt update-local
# auto-apt update
# auto-apt updatedb


Dependendo de sua conexão, pode demorar um pouco. Mas não é necessário repetir com muita freqüência.

Agora estamos prontos para usar o auto-apt. Ao realizar os passos mostrados no início da dica, passaremos a fazer assim:

# auto-apt run ./configure
# auto-apt run make
# auto-apt run make install


Você pode usar algumas opções com o auto-apt. Por exemplo, "-y" responde 'sim' para qualquer solicitação quanto à instalação de dependências.

E como sempre, após a instalação do auto-apt, use o bom e velho "man auto-apt".


Outras dicas deste autor

Leitura recomendada
   Dica Linux recomendada Corrigindo ć no Firefox (ATUALIZADO) - 2009 (32 e 64 bits)
   Dica Linux recomendada Gerar imagem .png a partir de um vídeo com o xine
   Dica Linux recomendada VirtualBox - Erro na rede depois da importação de máquina virtual rodando Debian
   Dica Linux recomendada Instalando OpenOffice.org 2.0 no Slackware 10
   Dica Linux recomendada Pacotes RPM para a aBíblia Software

Comentários
[1] Comentário enviado por alexandres em 26/07/2008 - 03:29h:

eu ñ entendi muito bem o que vc me explicou, pois soube que os programas podem ser instalados pelo "adicionar ou remover programas"... isso é verdade?
desde já agradeço, abraços.

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 26/07/2008 - 09:59h:

Pode usar sim. O explicado na dica não anula o que vc falou. A questão é outra. Ás vezes tentamos instalar um programa que depende de outro, que depende de outro, e assim por diante. É o que chamamos de "dependências". O auto-apt resolve isso, instalando as dependências.

[3] Comentário enviado por kaskata em 30/06/2009 - 16:30h:

Muito bem explicado e para mim que sou iniciante é de grande valia. Estava tentando instalar o wxCam e estava apanhando com as dependências não satisfeitas... Agora vou conseguir! Obrigado pelo post!


Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.