Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
Linux: Simplesmente Lindo :-)
Por removido
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

A Evolução dos Sistemas Operacionais
Linux user
lucasvegi
21/05/2008
Desde a criação dos primeiros sistemas operacionais até os atuais, muita coisa mudou. Esse artigo tem como objetivo passar uma visão geral de quais foram os pontos chave dessa evolução, como as técnicas empregadas e recursos utilizados que diferenciam os sistemas operacionais atuais dos primeiros S.Os desenvolvidos.
Por: Lucas Francisco da Matta Vegi
[ Hits: 31431 ]
Conceito: 9.2   9 voto(s)9 voto(s)9 voto(s)9 voto(s)9 voto(s) + quero dar nota ao artigo

A Evolução dos Sistemas Operacionais

Visões dos Sistemas Operacionais

Desde a criação dos primeiros sistemas operacionais até os atuais, muita coisa mudou, porém as idéias centrais deles continuam as mesmas.

As idéias centrais dos S.Os são duas, a visão top-down e a visão bottom-up, ambas com a mesma importância.

Na visão top-down o sistema operacional age como uma espécie de "camada" que fica entre o hardware e o usuário, possibilitando a ele formas mais amigáveis de interagir com o computador, como por exemplo os sistemas de janelas vistos em todos os sistemas operacionais modernos.

Já na visão bottom-up, o sistema operacional faz todo o gerenciamento de hardware do computador, como o controle da alocação de memória utilizada pelos softwares do usuário, o controle dos dispositivos de entrada e saída de dados (mouse, teclado, impressoras...) e o gerenciamento do hd.

Linha evolutiva

Atualmente os sistemas operacionais permitem aos usuários abrirem vários programas ao mesmo tempo, muito provavelmente além do seu navegador onde você está lendo esse artigo agora, você deve também estar escutando música em algum player (winamp, xmms, windows media player...), conversando em um mensageiro como o MSN e o Gaim, ou gravando um CD...Enfim, geralmente todos nós fazemos várias coisas ao mesmo tempo no PC. Sabia que nos primeiros S.Os isso não era possível?

Os primeiros S.Os trabalhavam de forma que um segundo programa só poderia ser aberto (processado) após o término da execução do primeiro. Os programas eram processados em lotes (batch), eles eram gravados em fita e executados um após o término do outro até o final da fita.

Só foi possível o processamento de vários softwares "simultaneamente", como estamos acostumados atualmente, após o surgimento das técnicas de multiprogramação e compartilhamento de tempo (timeshare).

Na verdade os programas só são processados simultaneamente em máquinas com processadores dualcore (dois núcleos) ou superiores, pois nas máquinas de processadores de um núcleo, os programas são processados alternadamente em curtos espaços de tempo(quantum), com cada um ocupando o processador por vez, porém isso acontece de forma tão rápida que passa a impressão de processamento simultâneo.

Esse processamento alternado e em curtos espaços de tempo são exatamente as técnicas de multiprogramação e compartilhamento de tempo que proporcionam. A dificuldade maior de implementar essas técnicas no passado era a falta de confiabilidade dos mecanismos de segurança de memória dos S.Os. Eles não faziam de forma eficiente a divisão da memória RAM, com isso a região de memória ocupada por um programa poderia ser facilmente invadida por outro programa, causando assim uma série de erros.

Conclusão

A tendência dos sistemas operacionais é evoluir para tornar possível a utilização dos computadores por usuários cada vez mais leigos em computação. Enquanto no passado para usar um computador o usuário precisava saber a fundo a arquitetura do hardware para poder interagir diretamente com ele ou ter noções de programação para trabalhar em consoles (shell), atualmente basta saber ler e acompanhar as instruções para que o resto fique a cargo do S.O e o computador funcione perfeitamente.

   




Páginas do artigo
   1. A Evolução dos Sistemas Operacionais

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por itocamargo em 21/05/2008 - 12:46h:

Mto bom o seu artigo...
ele é o principio pra quem qr estudar sistemas operacionais.


[2] Comentário enviado por GilsonDeElt em 21/05/2008 - 14:06h:

Legal seu artigo, Lucas!
Como disse o itocamargo, "ele é o principio pra quem qr estudar sistemas operacionais".

Não é querendo falar mal não, mas quando ví o título, eu imaginei um artigo maior. Será que esse artigo vai ter uma continuação?


[3] Comentário enviado por f_Candido em 21/05/2008 - 14:23h:

Concordo com o colega aí de cima. Deveria ter sido um pouco mais longo. Mais é bom pra quer iniciar.

Parabéns.


[4] Comentário enviado por tekmania em 21/05/2008 - 14:26h:

eu tbm pensei que seria maior


[5] Comentário enviado por stremer em 21/05/2008 - 14:42h:

esperava mais do artigo, foi simples demais, embora possa ser util para "iniciantes mais que iniciantes"


[6] Comentário enviado por lucasvegi em 21/05/2008 - 14:50h:

Olá pessoal, agradeço os comentários, mas a idéia do artigo era exatamente essa, escrever um artigo de forma resumida e de fácil entendimento para quem ainda não está interado no assunto. Porém, futuramente vou tentar publicar novos artigos tratando de temas mais avançados e específicos, como deadlocks, escalonamento de processos, gerenciamento de memória..enfim, foi uma espécie de introdução ao assunto para os que ainda são mais leigos. Espero que tenham gostado do artigo.


[7] Comentário enviado por albertguedes em 21/05/2008 - 15:49h:

Percebi que alguém aqui andou lendo Tanenbaum. hehehe


[8] Comentário enviado por nicolo em 21/05/2008 - 16:18h:

?comentario=É... valeu a boa intenção, mas estás devendo. A coisa não foi uma frase bonita e simplista como bottom up e top down.


[9] Comentário enviado por kyrme em 21/05/2008 - 17:59h:

Comentário enviado por albertguedes em 21/05/2008 - 15:49h:

Percebi que alguém aqui andou lendo Tanenbaum. hehehe


hahaahah pensei na mesma coisa!


[10] Comentário enviado por fulllinux em 21/05/2008 - 23:01h:

Excelente artigo, parece um trabalho de escola! Quanto ao Tanenbaum, essa é ótima!!! hauhuah


[11] Comentário enviado por lucasvegi em 22/05/2008 - 00:38h:

Andei lendo Tanenbaum mesmo, e recomendo! Outras leituras sobre S.O que também são bem interessantes, são Jandl e Toscani.


[12] Comentário enviado por Teixeira em 22/05/2008 - 11:20h:

Gostei muito de seu artigo, entretanto gostaria de fazer os seguintes comentários:

- Quanto à denominação:

No passado não havia "sistemas operacionais", mas apenas o firmware que fazia toda essa parte.
Os primeiros PCs verdadeiros (antes do XT) ainda se baseavam no firmware, e tinham uma versão de Basic gravada em ROM.
Os primeiros "assim-chamados" sistemas operacionais tiveram seus nomes derivados da necessidade de usar discos, então eram chamados Disc Operation Sytems (DOS).
Da evolução desses surgiram o PC-DOS, o MS-DOS, o DR-DOS, e outros, além dos Control Program Managers - CP/M, MUMPS (Atual Tecnologia M) - Outra nomenclatura, mesmo efeito.

O que seria o firmware está hoje em dia contido no BIOS e no chipset.

- Quanto à confiabilidade:

Não é correto dizer que os sistemas antigos 'não eram confiáveis' para isso ou para aquilo.
Apenas a tecnologia necessária ainda não havia sido desenvolvida.
Assim como a programação orientada a objetos ou eventos somente foi possível depois que nos desvencilhamos daquele conceito de programação linear atrelada à necessidade de ser compatível com um padrão de 80 bytes por linha de comando e pelo acesso sequencial aos arquivos.
O acesso randômico foi uma novidade de tal monta que deu ensejo à edição de enormes livros a respeito.

Por exemplo, em nosso sistema de contabilidade e estoque, por absoluta falta de espaço, trabalhávamos com memória compartilhada (4 bits para um lado, 4 bits para o outro, e Shift-Out controlando as duas metades: Olha só o perigo!) .
Entretanto, só dava problema quando faltava energia elétrica por prazo maior que nosso no-break podia suportar, e jamais por mau funcionamento de alguma coisa associada ao software.

Hoje em dia é simplesmente inimaginável trabalhar assim.

Isso só era possível porque trabalhávamos em linguagem de máquina associada ao Assembly.

[ ] ' s



[13] Comentário enviado por ivancrocce em 22/05/2008 - 12:06h:

Pessimo artigo. Horrivel.
Podia ter falado de Multics, Unix, minix, CP/M, OS/390, MVS, microkernel, kernelmonolitico, 8 bits, 16 bits, 32 bits, multitarefa cooperativa e preemptiva.

São tantas a possibilidades o o lucasvegi escreve sobre nada. absolutamente nada.

Acho que para escrever esse artigo seria melhor não escrever nada, ou melhor, ao invez de perder tempo escrevendo um lixo desses deveria estudar. Vale mais a pena que escrever um lixo desses.


[14] Comentário enviado por Teixeira em 22/05/2008 - 20:13h:

Mas ivancrocce, o amigo lucasvegi escreveu sobre um assunto que nós estamos carecas de saber (bem, eu já era careca antes disso...) porém acho que devemos ter em consideração que esse mesmo assunto é totalmente desconhecido de muitos de nós que não o acompanhamos.

Dessa forma, é melhor ir começando pelo que é realmente básico, e somente então ir implementando.

Se dermos uma olhada na Wikipedia, por exemplo, veremos um monte de falsas-concepções e de definições incompletas.

Portanto qualquer conhecimento verdadeiro será sempre benvindo.
Quem sabe você mesmo não gostaria de ampliar o assunto, possivelmente em parceria com o autor?

Assim todos nós seríamos beneficiados.

Um abraço.



[15] Comentário enviado por albertguedes em 22/05/2008 - 22:40h:

Concordo com o Teixeira, ainda mais citando a Wikipedia - ela é uma porcaria na minha opinião. Querem conhecimento sério ? No momento só em livros existe isso, pois os escritores dão um duro danado pra escrever algo que valha a pena vender. Ao contrário do Linux, uma enciclopédia livre não evolue muito no quesito qualidade.
Acho que é por que não rola grana, o Linux, mesmo indiretamente, gera dinheiro.
O lucasvegi pelo menos falou algo que é verdade como notou o Teixeira, e até eu brinquei que parecia parte do livro do Tanenbaum, mas ainda assim, é verdade. E quem quiser, que complemente o artigo, pois falta de iniciativa o mundo tá cheio, e o lucasvegi pelo menos teve.


[16] Comentário enviado por marcosmiras em 23/05/2008 - 10:19h:

Tanembaum... hehe
Assim como os demais colegas, esperava mais... Achei que ia contrar a história do C e Unix, ...
:(
Estou com o albertguedes...


[17] Comentário enviado por izavos em 23/05/2008 - 17:15h:

O amigo "Teixeira " em 2 comentarios mato a pau o artigo fajuto deste muleque, que nao disse nada com nada !

O amigo "ivancrocce" foi sutil nas declaracoes, quase Gaucho no mode de ser! Brincadeira... Rsrsrsrs....

Fico muinto falho e superficial, mas o Guri tem futuro estuda muleque !

AT +


[18] Comentário enviado por kyrme em 23/05/2008 - 17:55h:

Nossa! Parece um bando de abutres esperando por um movimento em falso de algum membro...

Em uma comunidade onde o principal objetivo é repassar o conhecimento adquirido, quem esta realmente cumprindo com seu papel. Ele, que tentou, ou vocês, que criticaram?

Concordo plenamente que faltou conteúdo ao artigo, mas quero lembra-los que para um artigo ser publicado, uma revisão é feita pelos moderadores do fórum. Logo, alguém entendeu que o artigo pudesse trazer algum conhecimento.

Lembro-lhes também que este fórum é também destinado a pessoas que estão começando agora, e não somente a "experts" ( ou pessoas que se julgam ser... ).

Por que ao invés de somente criticar o autor, vocês não trouxeram informações que julgaram importantes e agregaram estas em forma de comentários?

"ao invez de perder tempo escrevendo um lixo desses deveria estudar. Vale mais a pena que escrever um lixo desses."

Reformulando a frase: "ao INVÉS de perder tempo fazendo esses comentários que não agregam nada ao conteúdo, poderiam simplesmente ter fechado a aba do firefox e partido para outro artigo."



[19] Comentário enviado por lucasvegi em 24/05/2008 - 00:03h:

Concordo com o que o amigo Kyrme disse. Muitos membros estão vindo comentar meu artigo de uma forma tão agressiva como se eu estive ofendendo alguém com as palavras contidas nele.
O artigo é SUPERFICIAL sim, e isso eu já disse anteriormente em um comentário aqui, porém ele tem seu público alvo específico, que são justamente pessoas que estão começando, ou que não tem conhecimentos teóricos, mas somente práticos.
Todos tem direito de gostarem ou não, mas acho totalmente injusto as críticas vindas de pessoas que não se encaixam no público alvo do artigo.Claro que muita gente já está careca de saber o que eu escrevi nele, até eu estou, mas por isso não significa que o artigo é ruim..nada que foi escrito é sem embasamento, e garanto que muitos da comunidade desconhecem tais conteúdos, por mais superficial que possa ser para alguns. Quem fala que o artigo fala nada com nada, deveria colocar seus conhecimentos em prática e escrever um melhor. Tenho certeza que ajudo muito mais a comunidade escrevendo um artigo para compartilhar conhecimento, do que quem fica simplesmente apedrejando quem escreveu só pra fazer bonito..


[20] Comentário enviado por removido em 24/05/2008 - 00:40h:

Posso te dizer uma coisa lucas :
Essa "união" da comunidade linux muitas das vezes é como o socialismo,
ou seja, uma enooooooorme utopia ...
Para ajudar aparece uma 1/2 dúzia de gatos pingados,
mais para meter o pau aparece um monte !!!
É claro que seu artigo podia ter mais conteúdo, mais não tem .
E como não se trata de nada agressivo a comunidade, era mais do que certo que todos deveriam te apoiar, mais não foi assim !
Mais não fique desanimado, pois essa comunidade ainda tem pessoas como
Xico Ambrózio, Maran, Fulllinux, Kalib, Soyuz, WdMatheus entre outros,
e esses caras fazem do vol o melhor ...


[21] Comentário enviado por removido em 24/05/2008 - 00:46h:

lucas não fique triste, olha a ficha dos caras que meteram pau no seu tuto :




Perfil do usuário

Home > Perfil do usuário
izavos
Usuário: izavos
Cadastrado desde: 06/12/2007
Nome: charles mattioda
Cidade: eldorado do sul/rs
Nascimento: 08/09/1974
Distribuição: Debian
Visitas: 319
Ranking: 8068°
Home Page: N/A
Espaço VOL: www.vivaolinux.com.br/~izavos
Favoritos: www.vivaolinux.com.br/~izavos/favoritos

Enviar um e-mail para izavos
Dados adicionais
Profissão: Tecnico Informatica
Habilidades:
Montgen, config, instalacao de Hardware & Software
Descrição:
Sobre mim o que dizer !
Danço, sapateio e toco viola !


Avaliação de outros membros
[ Escrever sobre o izavos ]
Nenhuma avaliação encontrada.
Contribuição do usuário
Artigos: 0
Confs: 0
Dicas: 0
Scripts: 0
Screenshots: 0
Wallpapers: 0
Perguntas: 0
Posts: 1 [ listar ]
Respostas: 0
Links: 0
Comentários: 44
Pontos: 520

Olha o outro :


Usuário: ivancrocce
Cadastrado desde: 08/04/2004
Nome: Ivan
Cidade: São Paulo/SP
Nascimento: 01/02/1974
Distribuição: Mandrake
Visitas: 29
Ranking: 23091°
Home Page: N/A
Espaço VOL: www.vivaolinux.com.br/~ivancrocce
Favoritos: www.vivaolinux.com.br/~ivancrocce/favoritos

Enviar um e-mail para ivancrocce
Dados adicionais
Profissão: N/A
Habilidades:
N/A
Descrição:
N/A


Avaliação de outros membros
[ Escrever sobre o ivancrocce ]
Nenhuma avaliação encontrada.
Contribuição do usuário
Artigos: 0
Confs: 0
Dicas: 0
Scripts: 0
Screenshots: 0
Wallpapers: 0
Perguntas: 0
Posts: 0
Respostas: 0
Links: 0
Comentários: 3
Pontos: 30

Acho que não preciso dizer mais nada !!!



[22] Comentário enviado por albertguedes em 24/05/2008 - 13:46h:

Bom trabalho investigavo eu!noel.
Por aí você vê quem é que faz a diferença.


[23] Comentário enviado por barrabaz_tux em 24/05/2008 - 23:12h:

legalzinho....Só achei meio curto, acho que deveria ser enquadrado como DICA e não como ARTIGO, mas esta valendo... afinal é só minha opinião...

Muito legal Lucas, não esperava nada menos de um garoto bacana igual você, parabéns, e deixa esses pão com mortadela criticarem, é a unica contribuição que eles podem dar, seus leite com pera!!!

Abraços do irmão,
Rubens Barrabaz Neto.


[24] Comentário enviado por lucasvegi em 25/05/2008 - 00:21h:

Aos amigos eu!noel e barrabaz_tux, obrigado pelos elogios e apoio..são de pessoas sérias assim que essa comunidade precisa..Um abração a vocês.


[25] Comentário enviado por zoby em 25/05/2008 - 07:49h:

Lucas, o artigo é bom. A maioria das críticas deveram-se a um erro crucial: o título não corresponde ao texto. Só isso! O título deve dar uma idéia precisa do que é o artigo. É diferente um título de texto científico de um de ficção ou jornalístico.

Na ficção o autor pode denominar de forma absolutamente subjetiva, palavras que falem do entendimento/sentimento dele; no jornalismo o autor quer chamar a atenção, ser bombástico p/ vender.
No texto científico/informativo o título deve dizer *exatamente* o que será lido. Por isso alguns são bastante longos ("Contribuição à Taxonomia Homeopática"; "Tratamento Homeopático de Gata (Felis catus) com Insuficiência Renal Crônica: décima terceira observação prognóstica").

Vc foi muito grandiloqüente, prometeu um tiro de canhão e soltou um traque :)) Mas continue, o português está razoável (melhore a concordância e não esqueça das vírgulas), o encadeamento lógico e a informação boa.

PS. Ah! e não esqueça de referenciar, quando se basear em outro autor. Isso é imperdoável. Por mais ingênuo e comum que tenha sido o esquecimento, usar informação de outro e não dar-lhe crédito é plágio. Vc pode fazer um artigo todo baseado em outros, sem nada original, desde que cite as fontes, é seu artigo. Um pedaço não citado é apropriação.


[26] Comentário enviado por juliaojunior em 25/05/2008 - 13:07h:

Realmente muito simples, mas nem por isso deixa de ter utilidade.

Continue dessa forma. Com esforço e paciência, muito se aprende e muito se ensina. Eu mesmo prefiro escrever voltado para os iniciante. Gosto dos artigos e matérias mais avançadas e aprofundadas, mas prefiro escrever de forma simples, para os iniciantes, mesmo quando trato de assuntos mais avançados.

Faço dessa forma por um fato simples: quando iniciei nessa vida :) de linuxista, eu tive imensa dificuldade com coisas super simples, e senti uma falta de preocupação por parte dos escritores com a simplicidade, com os detalhes. Embora já tenha se passado alguns anos e ter tido um bom progresso, quando tento aprender algo que nunca fiz ... pois é, lá vem de novo essa barreira de autores escrevendo apenas para ''feras''.

Novamente, continue assim. Porém, tenha cuidado. Nosso amigo zoby está corretíssimo. Você não pode prometer o sol e entregar um palito de fósforo apagado. Eu tive uma certa decepção ao ler o artigo, mas foi exatamente por isso.

Vá em frente!!! E parabéns.


[27] Comentário enviado por removido em 25/05/2008 - 14:18h:

Vejo recentemente algumas dicas que eram para ser Artigos e Artigos que eram para estarem enquadrados na categoria Dicas, mas isso não importa porque acredito que a moderação do Viva o Linux seja suficientemente competente para julgar tais coisas...

Mas mudando de assunto o Artigo em si foi pouco explicado, mas como o autor mesmo afirmou é destinado a iniciantes para ter uma idéia geral do mesmo, porém ficar "metendo o malho" no Artigo sendo que as pessoas que o criticaram tampouco contribuíram com um único Wallpaper ( que poderia ser feito até no Paint se usar Windows ) é uma tremenda injustiça sim, já dizia a minha Vó quando eu era pequeno:

"Muito faz quem não atrapalha"

"Quem é o sujo para falar do mal lavado?"

Abraços a todos...


[28] Comentário enviado por celtic_spirit em 25/05/2008 - 19:05h:

Lucas, parabéns pelo seu artigo, não se desanime com as críticas, pois mesmo querendo, não agradamos a todos, mas motive-se cada vez mais a colaborar de maneira indulgente com a comunidade, cresça com as críticas e sugestões e continue sempre aprendendo e ensinando, este é o caminho certo ;)

Minha sobrinha, que esta começando com tecnologia, adorou conhecer assim, em poucas palavras, o caminho e a evolução de alguns Sistemas Operacionais, agora ficamos aguardando pelo complemento!!!

O complemente pode vir, inclusive, dos que críticam tanto, de forma negativa, porque não criam vocês mesmos dicas e artigos, ou até um complemento para este? Fica aí o recado!

Já as críticas, se posítivas, devem continuar, mas lembrem-se de usar linguagem que estimule, afinal a contribuição é voluntária e estamos todos na mesma comunidade.

[]'s!


[29] Comentário enviado por barrabaz_tux em 25/05/2008 - 22:13h:

Valeu Lucas, você é um garoto bacana, seu artigo esta todo organizado e com bom conteúdo sim, e sei que com o tempo tu vai dar aquela incrementada, como um amigo disse aí em cima, ta parecendo trabalho de escola de trilegal.

Para um começo esta ótimo, e vamos apoiar o garotão ai comunidade, ao invés de ir soltar um papagaio ou jogar um playstation o garoto vem aqui colaborar com a comunidade e só recebe pedrada, apesar que depois das marretas aí do juliao, soyuz e celtic, acho que esses leite com pera não vão vir mais falar bobagem, SE QUISEREM CRÍTICAR, FAÇAM MELHOR, seus ovomaltino de m.....

Um abraço do irmão,
Rubens Barrabaz Silveira Neto.


[30] Comentário enviado por GilsonDeElt em 26/05/2008 - 00:08h:

Lucas,
espero que não tenha me entendido mal, quando eu disse que achei que seria um pouco maior seu artigo (lá no 2º comentário), mas essa é minha opinião, não só como leitor do material do VOL, mas como técnico (não de informática) e como um estudador - se é que essa palavra existe - de sistemas operacionais e coisas relacionadas.

Mas concordo com o que muitos aí em cima disseram: quem critica e se acha o bom, então que faça um melhor (ou que pelo menos, tente), vai contribuir mais com a comunidade e consigo mesmo do que ficar aí criticando destrutivamente...

Crítica construtiva minha: acho que quem escreve "MUINTO FALHO" tbm está cometendo uma falha, não?
então, se quiser reclamar da falha de alguém, que não o faça criando outra
(não falo só do erro de português, mas do comentário como um todo)

eu!noel, gostei de sua investigação
serviu como prova daquele ditado "quem desdenha, quer comprar" ^^

aos que comentam de forma construtiva, meus parabéns (vocês poderiam estar enchendo o saco, como alguns por aí) e obrigado (pois aí vocês enchem meu e-mail com informação, e não me fazem perder tempo lendo desinformação).

E encerro o comentário perguntando: Lucas, tem alguma previsão para quando sai o próximo artigo? =)


[31] Comentário enviado por izavos em 26/05/2008 - 02:05h:

Meus caros !

O que exatamente eu poderia dizer dese artigo?
O que você acha que um professor de física ou quinica diria a um aluno!
Vocês acham o que ???
Qual foi a ultima linha da minha critica?

*** “Fico muito falho e superficial, mas o Guri tem futuro estuda muleque ! “ ***

Acha isso ruim ?
A vida e Pior !
Aprenda a dar um tapa de luva, e não ficar choramingando !
Exemplo:

*** Sim vou estudar e mostrar para vocês ! ***

Mas não, agora a coisa fico ruim !
Com autorização de quem você “eu!noel “ publica meu perfil?
Há é do tipo, não escreveu qualquer coisa então vai ver não pode falar nada?

*** Se o senhor “Lucas Francisco da Matta Vegi“ fico ofendido com minha critica é problema meu e dele, me retrato em publico diretamente com o mesmo da mesma forma que o critiquei.***

Uma comparação com uma citação do senhor “barrabaz_tux“.

“ acho que esses leite com pera não vão vir mais falar bobagem, SE QUISEREM CRÍTICAR, FAÇAM MELHOR, seus ovomaltino de m..... “

Comentário, não vo nem comentar sobre isso !
Já o senhor “eu!noel “ que não da seu nome, Senhor.
Piso na Bola comigo, sinto ofendido sem ser provocado pelo senhor “eu!noel“.
Aproposito senhor “eu!noel “ pedi orientação ao “Fábio Berbert “ de como publicar no “VOL” de forma a contribuir com a comunidade. E já me orientou de como proceder.

*** Mas de todas as discussões que já vi no “VOL” sobre “Sistemas” e afins e nenhum momento a agressão foi pessoal como a sua a minha pessoa ! ***

E encerrado o assunto, lamento muito pela minha participação a todos !

Ass

Charles Mattioda


[32] Comentário enviado por jwalker em 26/05/2008 - 03:21h:

Bravinho o cara em..... Só nas apas "" "" "" Mó estilo..... "João da silva" "Fernando" "Oliveira" "Pimenta" "Linux" "VOL" e Ou...! Seu perfil é publico.....

E Realmente o artigo não soma nada, para nós, mas quem sabe pra aquele carinha que chego aqui ontem e não sabia nada... Hoje ele sabe, e quem sabe no futuro ele não se torne o próximo Bill Gates, por causa desse artigo??? Tudo é possivel, afinal estamos aqui.


[33] Comentário enviado por barrabaz_tux em 26/05/2008 - 04:17h:

amigão, se a carapuça serviu.... só lamento, e não volto atras com o que eu disse:
- Leites com pera de plantão: antes de fazerem críticas ou apontamentos destrutivos, tentem somar, construir, e não só ficar tagarelando igual dona candinha de tpm, seus ovomaltinos.

Vamos ver pra quem mais a carapuça vai servir.
Axé pra vocês!


[34] Comentário enviado por lucasvegi em 26/05/2008 - 12:24h:

Gente, não acho que seja legal o caminho que os comentários estão levando..as coisas estão partindo para o lado pessoal e o artigo mesmo já foi deixado de lado pelos comentários..Sei assimilar bem as críticas construtivas e acho que já deixei mais do que justificado o público alvo do artigo, com isso muitas das críticas destrutivas passam a não ter sentido.
Não estou aqui reclamando de ninguém específicamente, agradeço a quem entendeu o objetivo desse artigo e comentou positivamente, e peço para os que não se sentiram beneficiados com o conteúdo, que pelo menos não fiquem sendo sarcásticos e com comentários que não complementam em nada (isso não se aplica a todos..)
Meu objetivo foi unicamente de ajudar a alguém e tenho certeza que consegui. Se todos os usuários do VOL fossem comentar criticando todos os artigos da comunidade que tratam de assuntos que eles já sabem, imagine o que que isso aqui iria virar?..mas enfim, estou aqui novamente com o objetivo de justificar algumas coisas, e não de "choramingar" (em momento algum fiz isso).
Esqueci de citar no meu comentário anterior, mas gostei muito do que o amigo "juliaojunior" disse em seu comentário, e essa visão falta a muitas pessoas da comunidade. Nem todos aqui são experts, e para ensinar coisas para iniciantes, é necessário ser simplista e escrever até mesmo de forma superficial, como fiz no artigo.


[35] Comentário enviado por albertguedes em 26/05/2008 - 13:39h:

Tive uma idéia radical: vamos matar o assunto ?
Afinal, todo mundo já tirou uma lição daqui, e o que mais for escrito só vai ser redundância, então vamos pra outra ok ?

E continue escrevendo artigos Lucas.


[36] Comentário enviado por barrabaz_tux em 26/05/2008 - 13:46h:

albertguedes esta certo, ótima idéia.

Que os comentários agora sejam a respeito do artigo, e vamos deixar de birra.

Lucas, que polêmica, continue escrevendo pois vamos estas esperando o próximo artigo, ou dica para complementar este ok??

Muito axé meu irmão



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.