O
LXDE (Lightweight X11 Desktop Enviroment) é um projeto que tem como objetivo criar um ambiente de trabalho leve e usável, não visa ser um ambiente de produção poderoso, somente leve e rápido. O LXDE na verdade, nem mesmo possui um gerenciador de janelas, o projeto é um apanhado de aplicativos que visam facilitar o uso da interface gráfica e dar uma boa aparência.
Para tal, o projeto usa como padrão o GJ
Openbox, mas você pode usar outros, como o XFWM4, Metacity, Kwin, Fluxbox, Blackbox e afins, e o GTK+ para usar temas, já que ele importa automaticamente para a lista dele os temas GTK+ que você tem em seu sistema. E faz uso padrão de um gerenciador de arquivos, que no caso dele é o
PCManFM, um gerenciador muito bom e bem rápido, leve mesmo. Tem também um excelente editor de textos que é o
Leafpad, muito bom, simples e leve, também usa um programa para visualização de imagens, que é o
GPicView.
o LXDE em si, é formado pelos seguintes aplicativos:
- LXPanel - Uma barra de trabalho com bastantes funções;
- LXSession - Gerenciador de sessão com suporte a desliga/reiniciar/suspender via HAL e o gdm;
- LXAppareance - Seletor de temas GTK+ com suporte a escolha de temas, ícones e fontes para configuração do ambiente LXDE;
- LXNetdaemon - Daemon de configuração de rede do ambiente LXDE;
- LXNM - Interface gráfica para gerenciamento do LXNetdaemon;
- GPicView - Visualizador de imagens simples e leve do ambiente LXDE.
Uma coisa que vale ser lembrada é que todos esses aplicativos não são dependentes de uma biblioteca LXDE, ou seja, são independentes, podendo então ser rodados em qualquer outro ambiente. Outra é que o ambiente quando configurado, além de usável, é agradável e bem bonito, pois usa temas GTK+2. É também bem leve, o LXDE quando iniciado ocupa mais ou menos 45MB de memória em máquinas i386. Segundo os desenvolvedores, ele pode ser usado tranquilamente em máquinas Pentium II 192MB de RAM.
Você pode ver capturas de tela do LXDE na página do projeto, o endereço é: