Linux slogan
Visite também: BR-Linux.org · Dicas-L · Doode · NoticiasLinux · SoftwareLivre.org · UnderLinux



» Screenshot
» Login
Login:
Senha:

Se você ainda não possui uma conta, clique aqui.

Esqueci minha senha



Artigo

Software livre e o Windows
Linux user
bilufe
10/07/2010
Neste artigo procuro demonstrar através do meu dia a dia no trabalho, utilizando o sistema operacional Microsoft Windows Vista, a diferença que o software livre tem proporcionado para usuários de Windows. Demonstro no artigo que não é tão simples utilizar Windows; escrevo o artigo com base em experiências que acontecem diariamente comigo.
Por: Rodrigo Zimmermann | Blog: http://bemvindoaolinux.blogspot.com
[ Hits: 9928 ]
Conceito: 9.0   2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s)2 voto(s) + quero dar nota ao artigo

Introdução

O Linux sempre atendeu minhas expectativas como usuário doméstico, seja para produzir meus trabalhos da faculdade, bem como para efetuar tarefas de áudio e vídeo, ou ainda no quesito de jogos. Sempre fui bem atendido pelo sistema operacional Linux.

Porém no meu trabalho há dois computadores que estão a rodar o Windows. Um destes computadores está a rodar o Windows 2000, e o outro está a rodar o Windows Vista. Eu utilizo o computador que roda o Vista, mas tanto em um como no outro a minha decepção com o sistema da Microsoft é visível.

Não é questão de ser um sistema proprietário ou não, é questão de mostrar a excelência em atender às necessidades e expectativas do usuário. Não tenho preconceitos contra o Windows, mas é certo que expresso minha opção pelo Linux em virtude de que o Windows não tem me agradado no meu dia a dia do trabalho.

Além dos computadores físicos rodando o Windows, também acesso a aplicação específica da empresa através da área de trabalho remota que está a rodar no Windows 2003.

Ah... vejo que preciso comprar um notebook e instalar uma distribuição Linux nele, aí meus problemas estarão resolvidos!

Todos vocês devem estar querendo saber o motivo que faz o Windows me decepcionar tanto assim, então eu vou contar para vocês neste artigo.

Porque o Windows me decepciona?

Particularmente, eu sinto muitas dificuldades em fazer algumas tarefas que no Linux seria bem mais simples. Por estes dias precisava instalar algum programa que trabalhasse como um diário de atividades, para que fosse possível anotar as minhas atividades do escritório... e fui em Baixaki, Superdownloads e pesquisei no Google.

O resultado de softwares foi uma revelação para mim: haviam mais resultados relacionados a Linux do que resultados que mostrassem softwares relacionados ao Windows. No Baixaki, fiz o download de vários programas que prometiam fazer a tarefa solicitada... porém, um deles (o RedNotebook) não funcionou após instalado, e outros softwares não eram exatamente aquilo que eu desejava. Ao final de tudo, encontrei vários softwares para fazer a tarefa que eu desejava, mas todos só possuíam versão para Linux.

Após tanta procura, vários softwares testados e várias decepções, encontrei um aplicativo para Windows que cumpria o que eu desejava, o Diary Defender. Apesar do programa cumprir a função, ele me pareceu um tanto desorganizado, uma interface bastante esquisita e um pouco difícil de ser entendida. Enquanto isto, os aplicativos para Linux geralmente apresentam uma interface bem construída pois a maioria dos desenvolvedores segue os princípios da Human Interface Guidelines.

Mas os meus desentendimentos com o Windows não pararam por aí! Infelizmente, o sistema operacional Windows Vista tem se demonstrado ser um pé no saco. Hoje, por exemplo, fui acessar o calendário ao lado do relógio do Windows, precisava manter o calendário aberto e acessar outro programa ao mesmo tempo, mas quando o calendário perde o foco ele simplesmente fecha-se. Solução? Pegar um calendário físico!

O mais recente problema que enfrentei com o Windows é a necessidade de converter vídeos. Outra vez faço uma pesquisa na internet por vários programas, baixei vários programas que prometiam converter vídeo de qualquer formato para gravar em DVD. Infelizmente estava desistindo, todos os programas que baixei e instalei possuíam muitas limitações, ou eram simplesmente inutilizáveis para a função que eu queria.

Até encontrei um programa que funcionava, mas infelizmente ele tinha um "beneficio" oculto: vírus.

Após cansar-me em procurar programas para o Windows e só me decepcionar, finalmente encontrei um programa interessante e que funciona! É o Oxelon Media Converter! Fiquei feliz, feliz! Converti meus vídeos tudo certinho, nenhum problema detectado!

Mas qual a razão deste programa ser tão bom assim? Este programa na verdade não faz nada de diferente, ele apenas é uma interface para Windows do programa de código aberto FFMpeg, isto é, quem faz o trabalho é um software livre que eu uso sempre no Linux.

Ah! Ainda bem que existe o software livre, caso contrário eu estaria ferrado e não teria conseguido converter meus vídeos. Viva o software livre!

Outra dificuldade que enfrento é pura questão de costume, pois muitas vezes me pego tentando usar o modo Linux de ser para copiar & colar textos (usando o método de selecionar e clique com o botão do meio do mouse). Às vezes me pego usando a tecla de atalho ALT+F2 para tentar chamar o diálogo executar do Windows, porém por nada ser exibido lembro-me que no Windows esta tecla de atalho é WIN + R.

    Próxima página >>




Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Software livre salvando o dia

Outros artigos deste autor

Leitura recomendada

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 10/07/2010 - 09:39h:

Bom, acho que você forçou um pouco
=O


[2] Comentário enviado por eduleones em 10/07/2010 - 09:52h:

O que decepciona no linux e me força a usar o windows 7 como desktop (uso linux atualmente somente em servidores) é o desempenho do drive de video da intel no linux que é ridiculo.

Ou seja, o buraco é mais embaixo... o problema de muitos usuários não é software x ou y, pois acho que isso é questão de costume... a vezes a gente até tenta... mas desempenho do drive não ajuda.


[3] Comentário enviado por Lordmetalex em 10/07/2010 - 10:20h:

Ótimo artigo! Realmente é isso o que acontece, tem milhares de programas para WINDOWS, mas achar um que realmente funcione ou atenda as necessidades do usuário não é uma tarefa das mais fáceis, até mesmo porque os programas que seriam úteis normalmente são pagos, eu utilizo o Windows XP, mas meu sistema padrão é o Linux, confesso que no começo achei um pouco difícil, porque já estava habituado com o XP, mas depois de testar algumas distribuições, achei o Big Linux, desde então tenho ele como sistema..... Obrigado software livre!!! hehehe


[4] Comentário enviado por JoseRenan em 10/07/2010 - 10:22h:

a questão de drivers ainda é foda, mas uso o Linux e nunca tive problemas e além disso faz tudo que eu preciso, sem sentir falta do windows


[5] Comentário enviado por caradepastel em 10/07/2010 - 16:17h:

o windows só presta pra jogo na minha opinião, mas eu não jogo nunca gostei de jogos ;)


[6] Comentário enviado por Naison Souza em 10/07/2010 - 22:41h:

Excelente artigo Rodrigo, porém discordo de você somente em alguns pontos que foram citados, existem muitos softwares para windows que realmente cumprem o que prometem, o único mal é que estes softwares não são distribuídos gratuitamente. Enquanto no que você diz respeito ao software livre, concordo plenamente, apesar de ser distribuído gratuitamente, o que ressalva é a qualidade do mesmo, que não tem comparação com a maioria dos softwares prioritários.

Já no ponto que diz respeito a muitos usuários ainda estarem utilizando estes SOs e que foi citado pelos colegas, acredito que são por questões de hardware, " mas isso se torna culpa dos fabricantes, que quando desenvolvem os drivers, distribuem apenas para os SOs prioritários, porem se olharmos por outro lado isso de fato é até uma demostração de como a comunidade Linux é unida, onde na maioria dos casos os próprios usuários portam os drivers e distribuem para toda a comunidade", que é uma caso raro no windows e se acontecesse o mesmo, provavelmente ele não distribuiria gratuitamente, simplesmente pelo fato de no sistema dele, o que ele precisa e que realmente funcione ele tem que pagar.

Parabenizo pelo excelente artigo...

E resumindo 100% software livre!


[7] Comentário enviado por regipa em 11/07/2010 - 08:13h:

Quero completar o que vc esta dizendo.

Sabe o dia que realmente vai ficar bom??


Resposta..No dia em que todos os programas funcionar no windows ou no linux.

Multi-plataformas.

Podemos demorar um tempo mas vai chegar o dia que isso será possível.

Ate mais.



[8] Comentário enviado por PerryWerneck em 11/07/2010 - 11:30h:

Concordo com a questão dos drivers. No meu entender, graças ao opensource, não só sistema operacional em sí está se tornando cada vez menos importante como até mesmo o tipo de hardware usando começa a ser irrelevante. Tanto que hoje uso os mesmos aplicativos no windows, linux e mac sem grandes diferenças.

O melhor mesmo seria um sistema com a facilidade de instalação de softwares que o linux possui mais a disponibilidade de drivers que o window possui; quem sabe é apenas uma questão de tempo até que os fabricantes resolvam isso.


[9] Comentário enviado por nicolo em 11/07/2010 - 11:34h:

Drivers, drivers e drivers, o windows dá show. É imediatismo sim, mas minha antena de tv não funciona lo Linux, minha placa de tv fm não funciona no linux, meu scanner não funciona no linux.
O windows não resolve tudo, o MS Office é muito caro e está cada vez pior, não tem ferramentas genéricas, pega virus, é um saco limpar o registro todas as semanas, e haja firewall , antivirus, reg cleaner , spy hunter e um monte de tools para manter o monstrinho vivo.
Pior, a MS está mudando o windows a cada edição, o back compatibility está indo pro saco.

O word 2007 danifica os arquivos do word 2003, tá virando fudunço.

Há uma profecia que o Linux vai abrir o sistema de drivers e adotar algo como windows, sacrificando a segurança para permitir que os fabricantes forneçam drivers executáveis fechados. A Cassandra que profetizou isso disse que o BSD é o sistema operacional do futuro.
PS: Cassandra na história de Tróia era sacerdotisa filha do rei príamo que adivinhava o futuro, mas o Oráculo que lhe deu o poder também amaldiçoou-a para que ninguém acreditasse nela. Que sacanagem!


[10] Comentário enviado por marcovinycios em 11/07/2010 - 15:06h:

Amigo concordo com vc em parte. Temos muitos aplicativos que funcionam melhor em windows e outros como os citados muito melhor em linux mas vc relatou apenas uma parte do problema e como falado anteriormente também acho que o buraco é mais embaixo. Isso vai depender de que tipo de aplicação vc vai querer utilizar. Por exemplo sou administrador de servidores linux e não troco minha conexão ssh e samba com windows por nada mas ao meu ver windows ainda tem seu papel de destaque em muitas outras coisas como por exemplo a integração de aplicações que para mim ainda é muito mais fácil que em linux.


[11] Comentário enviado por sniper em 11/07/2010 - 16:55h:

Tive um problema parecido com o seu mas no meu caso foi por ter utilizado somente o linux durante 8 anos em casa e no trabalho e quanto tive que voltar a usar o windows no trabalho tive os mesmos problemas que você como por exemplo as fórmulas do openofficer serem diferentes no exel. Acho que é uma questão de acostumar a utilizar um sistema.

sniper!


[12] Comentário enviado por JoseRenan em 12/07/2010 - 09:08h:

é questão de dar tempo ao tempo :(


[13] Comentário enviado por cirofsouza em 12/07/2010 - 13:57h:

Acredito na força da natureza descomprometida com o valor monetário e foco com a excelencia que direciona o desenvolvimento do software livre o que, pela própria natureza mercadológica, não tem como ser em relação aos softwares propietarios.

Nao gosto do windows por sentir que o sistema toma conta da minha maquina, o que percebo diferentemente do Linux que considero um companheiro na hora de solucionar problemas e ter a garantia de estabilidade.

A questão dos drives está no ponto de proteção de mercado: os propietarios nao desenvolvem drives para Linux (se desenvolvem é meia boca) pois o Linux ainda não é o SO dominante. Isso não é culpa do Linux, mas daqueles que ainda preferem ter um software pirata nao registrado a usar um sistema operativo livre.

Montei uma empresa em que tinha um computador com Windows (original, comprado, pago, tudo certinho) pois o programa que utilizava até então só rodada em Windows (software este tbm pago, registrado e tudo). Todos os outros 9 computaores utilizando Linux, o que reduziu bastante meu investimento em estrutura de TI. Um belo dia, a máquina windows deu problema (tela azul e tudo mais) e tive que reinstalar o Windows e, para minha surpresa, quando fui reinstalar o programa de trabalho descobrir que tinha que pagar mais um valor para novo registro. Foi a gota dágua - gastei dias de pesquisa na internet mas descobri um software que realizada as mesmas atividades que o meu outro software, e rodava em linux. Estou falando de US$ 1300,00 de economia.

De que adianta um sistema que te faz prisioneiro e te demanda um custo de manutenção muitas vezes absurdo? ESTOU FALANDO DE SOFTWARE DEVIDAMENTE PAGO E REGISTRADO E NÃO DE PIRATARIA.

Em fim, o Linux é BOM PARA MIM pois com ele conto com a excelencia em um sistema robusto, estável e, principalmente, ECONÔMICO.

P.S.: Todas as versões de Linux que uso são COMPRADAS dos distribuidores de Linux conhecidos.


[14] Comentário enviado por renangaleno em 12/07/2010 - 15:24h:

cirofsouza, você não precisa comprar o linux, ele não tem versões (não to falando de kernel, ninguem usa o kernel sozinho né...) tem distribuições, ou distros como são chamadas pelo pessoal, que geralmente podem ser baixadas gratuitamente no site do desenvolvedor, tem umas como o Ubuntu (Na minha opnião a melhor das distros) que até mandam o cd pra sua casa de graça, na capinha prensado todo beleza pra vc usar, vem q nem o rwindows original, só que sem os bugs, sem vc precisar pagar por NADA, e sem ficar usando um bagulho que vc nem sabe como funciona...

Pessoal eu não tô nem aí pro que os usuários do rwindows dizem ou fazem, eu sei que pra mim e pra muita gente O LINUX FUNCIONA e de graça, sem vírus, sem pirataria(duvido se mais da metade dos usuários windows, que ficam dizendo que ele é o melhor não usem ele piratão)...

Como já falei, o linux pode ser ruim pra alguem por isso por aquilo, mas pra mim e grande parte dos usuarios de computador hoje em dia linux serve(ou serviria em alguns casos)...

Porque que tem poucos programas ? Porque o que importa é qualidade e não quantidade...exemplo:
Pra quem trabalha em gráficas: Usa o Corel no Windows, no linux o Inkscape, o Ink abre mais rápido e faz 159% do que o Corel faz, de graça(menos para os maiores de 110 anos acompanhados dos bisavôs)...

O que eu digo com isso é: USEM O SISTEMA QUE FUNCIONA PRA VOCÊS !
Exemplo: Quero programa tal que não tem nem um parecido no linux
Resposta: Usa o Windows
Quero um Sistema que simplesmente funciona, todos os meus programas tem pelo menos um parecido para linux
Resposta: Usa o Linux


[15] Comentário enviado por roberto.vieira em 12/07/2010 - 18:50h:

Ok Bilufe achei seu post um pouco forçado, eu uso linux por um motivo que para mim é bem evidente: quando eu ligo o pc com Linux sei que ele vai funcionar, já quando ligo um pc com Windows sei que ele em algum momento vai travar e me deixar na mão, simplesmente assim. Abração


[16] Comentário enviado por bilufe em 13/07/2010 - 08:59h:

Agora meu maior problema com o Windows Vista é a impressora HP LaserJet 1200 que demora para responder ao chamado de impressão de programas remotos (o programa da empresa roda na área de trabalho remota) e até mesmo do navegador de internet. Em resumo, tudo o que for oriundo de rede no computador que utilizo demora para ser impresso.

Este problema nem a equipe de TI da empresa conseguiu resolver.


[17] Comentário enviado por joaopaulo.inf em 13/07/2010 - 21:00h:

Muito bom o artigo, porem discordo de muita coisa, não trabalhamos de graça, trabalhos? Se quisermos Softwares bons que atenda nossas necessidades temos que pagar um preço por isso, não é assim que fazemos com nossos clientes?...Softwares Open Source são bons? Sim, porem nem todos.

Sei que você quis demonstrar uma adoração ao Open-Source, porem seu texto demonstrou certa “descriminação” ao Windows.

Porem concordo com você que há falta de Softwares bons para Windows, porem os Softwares pagos são desenvolvedores por pessoas que querem ganhar dinheiro, como qualquer outra pessoa ou empresa.

Concordo com os que citaram que este problema só ira terminar após os desenvolvedores utilizarem Softwares Multi Plataforma, assim não haverá problemas.

Em relação ao Windows Vista, concordo com você, ele foi o maior erro da Microsoft, porem este problema que você esta enfrentando, pode ser por diversos fatores, como cabo de Rede, Memória, Processador, Placa de Rede, Servidor da sua empresa, GPO, etc. Se o pessoal de TI da sua empresa não conseguiu dar um jeito é porque o suporte é muito fraco =]

Já encontrei estes tipos de problemas, porem foram relacionados á rede e não SO.

Abraço!


[18] Comentário enviado por sniper em 14/07/2010 - 00:29h:

Esse é o típico pensamento de quem usa software proprietário de achar que meia dúzia é melhor que um mundo inteiro pensando. Quando na verdade deveríamos pensar em um melhor esforço coordenado para aproveitar as melhores idéias remuneradas ou não.

sniper!


[19] Comentário enviado por vinyanalista em 17/07/2010 - 00:10h:

Excelente artigo, excelente discussão.

Quanto à questão de disponibilidade de programas para Windows e Linux, que você abordou no final do artigo (interessante que eu tinha comentado isso com uma amiga minha no MSN antes de terminar de ler) o que eu penso é que o Windows tem quantidade, mas não qualidade nos seus softwares. Você tem centenas de softwares que se dispõem a realizar determinada tarefa, mas não a realizam muitas das vezes da forma completa, ou te deixam decepcionado em algum outro aspecto (como você mesmo citou, a interface, por exemplo).

Deixa eu dizer o que acontece com a maioria dos usuários do Windows nesse caso: eles não procuram por softwares, como você fez. Simplesmente eles pegam o software mais conhecido em sua edição pirata. Sabia que o maior concorrente do Microsoft Office 2007 não é nem o OpenOffice.org (sim, ele é o terceiro), é a edição pirata dele próprio?

Certa feita eu estava procurando um componente gratuito para Delphi que me possibilitasse distribuir skins com o meu programa. Após passar horas na Internet procurando, li um tópico em um fórum e decidi encerrar minha procura quando li a última resposta.

O sujeito falou algo do tipo: "Garanto que a maioria de vocês (senão todos) não pagou um centavo pelo Windows, nem pelo Delphi, nem pela maioria dos programas que estão instalados nos seus computadores. Então porque agora vocês estão preocupados em usar um componente gratuito nos seus programas? Deixem de frescura e baixem logo o VCLSkin, na Internet vocês encontram links aos montes." Foi o que eu fiz.

Infelizmente, não posso me excluir do grupo de usuários piratas do Windows. Mas estou com o Linux em dual boot e estou fazendo uma gradativa mudança para ele, pretendo poder dizer um dia que meu computador não possui pirataria alguma.

Um abraço e até a próxima



Contribuir com comentário


  
Para executar esta ação você precisa estar logado no site, caso contrário, tudo o que for digitado será perdido.
Responsável pelo site: Fábio Berbert de Paula - Conteúdo distribuído sob licença GNU FDL
Site hospedado por:

Viva o Linux

A maior comunidade Linux da América Latina! Artigos, dicas, tutoriais, fórum, scripts e muito mais. Ideal para quem busca auto-ajuda em Linux.