01 02

Portugol Online - Software livre para facilitar o estudo de algoritmos

Este artigo apresenta um interpretador online para a linguagem Portugol, desenvolvido com o intuito de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de programação de computadores.

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros


Incrementando o visual do KDE 4

Desde o lançamento da sua primeira versão em 1998, o KDE passou por diversos melhoramentos. A versão 4.5.1, distribuída com o Kubuntu 10.10 impressiona em termos de visual, funcionalidade e estabilidade mesmo àqueles que criticaram o projeto quando do lançamento do KDE 4. Confira neste artigo como você pode personalizar a aparência do seu ambiente gráfico e sugestões para um elegante visual.

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros


Instalação do MediaWiki em uma Project web do SourceForge

O SourceForge disponibiliza uma wiki pré-instalada para os projetos de seus usuários, porém ela é um tanto limitada de recursos. Eu decidi fazer minha própria instalação do MediaWiki na Project web do AvmLinux. Foi um pouco difícil, mas eu consegui. Por isso escrevo esse tutorial com o passo-a-passo completo para os que tiverem seus projetos no SourceForge e decidirem fazer o mesmo.

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros


Exibindo um splash durante o boot com Splashy

Dando continuidade às minhas pesquisas sobre a criação de LiveCDs, decidi seguir a sequência do boot e pesquisar o componente que seria exibido para o usuário logo após o gerenciador de boot: o splash ("tela de carregamento"). Há no Linux diversos programas que podem ser utilizados para tal finalidade, entre eles o Splashy, cujas instalação, configuração e personalização trataremos nesse artigo.

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros


Conheça o OpenOffice.org e o BrOffice.org

O OpenOffice.org é uma das melhores (senão a melhor das) suítes de escritório abertas existentes. Neste artigo, falo dele e da sua versão brasileira, o BrOffice.org: seus programas, como surgiram, como instalá-los e dicas de uso para aumentar sua produtividade. Leitura ideal para quem ainda não os conhece. Destina-se a usuários de Windows e Linux.

Por: Antônio Vinícius Menezes Medeiros



01 02