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Desenhando uma superfície Bézier

A implementação de uma superficíe Bézier, isto é, uma grade pontos que representam um plano curvo. Use as teclas 1,2,3 e 4 do teclado para incrementar os quatro pontos de controle centrais no eixo Z e 5, 6, 7, 8 para decremento. As teclas x,X, y,Y, e z,Z permitem você rotacionar o plano em um dos três eixos de coordenadas de maneira positiva "c" ou negativa "C". A tecla r, reseta todas as alterações feitas ao modelo. Para compilar: gcc s_bezier.c -l glut -o s_bezier Para executar: ./s_bezier

Por: Rafael Siqueira Telles Vieira


Desenhando Nuvens ou o Fractal de Plasma

O fractal de plasma, ou fractal da nuvem, ou ainda o algoritmo para deslocamento do ponto do meio, é um algoritmo que pode ser usado tanto para gerar nuvens como terrenos aleatórios. Para mais: http://www.gameprogrammer.com/fractal.html#cloudyskies http://www.ic.sunysb.edu/Stu/jseyster/plasma/

Por: Rafael Siqueira Telles Vieira


Desenhando uma curva Dragão ou o Fractal Jurassic Park

A curva dragão Heighway ou dragão Jurassic Park foi investigada primeiramente pelos físicos da NASA John Heighway, Bruce Banks, e William Harter. Já foi descrita por Martin Gardner em sua coluna na Scientific American de Jogos Matemáticos em 1967. Teve várias de suas propriedades publicadas primeiro por Chandler Davis e Donald Knuth. O fractal da curva dragão também tem uma aparição famosa no livro Jurassic Park de Michael Crichton. Nesta implementação, uso uma abordagem diferente da tradicional.

Por: Rafael Siqueira Telles Vieira


Desenhando uma curva de Bézier

A curva de Bézier foi desenvolvida em 1962 por Pierre Bézier, que a usou para o design de automóveis. Hoje em dia, é utilizada por vários programas de edição gráfica, como o Gimp e o Inkscape. Desenho uma curva de Bézier através de 4 pontos de controle(PC), resolvendo o binômio de Newton para grau 3, cada parcela do binômio é multiplicada por 1 PC. Uso uma variável u para parametrização. Você pode alterar a posição de 2 dos PC, pressionando e segurando o botão esquerdo ou direito do mouse.

Por: Rafael Siqueira Telles Vieira


Photon Mapper

Photon mapping em uma cena simples. A técnica de photon mapping foi desenvolvida por Henrik W. Jensen(http://graphics.ucsd.edu/~henrik/). Este algoritmo é no código de Grant Schindler 2007. http://www.cc.gatech.edu/~phlosoft/ Para compilar use: gcc -o cornel cornel.c -lglut

Por: Rafael Siqueira Telles Vieira



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