ls informativo

Simples script que utiliza o comando ls para fornecer mais informações dos arquivos, como a soma total em tamanho, quantidade de arquivos, similar ao dir do MS-DOS para que já usou muito o mesmo há anos atrás. O script é simples e fornece informações apenas do diretório corrente, mas é útil quando quiser informações apenas do mesmo e um outro detalhe é que não funciona com curinga ou especificar nomes de arquivos. Exemplo do resultado do script lsmais: $ lsmais total 242M -rw-r--r-- 1 nando nando 3,7M Dez 1 08:38 Abalou.mp3 -rw-rw-r-- 1 nando nando 91K Dez 1 08:38 cindy25_jpg3.jpg -rw-rw-r-- 1 nando nando 72K Dez 1 08:38 cindy55.jpg drwxrwxr-x 2 nando nando 4,0K Dez 1 08:39 docs drwxrwxr-x 2 nando nando 4,0K Dez 1 08:39 imagens -rw-r--r-- 1 nando nando 14K Dez 1 08:37 meudisco.txt -rw-rw-r-- 1 nando nando 239M Dez 1 08:37 screencast-pavucontrol-ffmpeg.mp4 ========== total 242M Total: 7 arquivos Sendo: 2 diretorios ----------------------------- Não foram incluídos subdiretórios e arquivos ocultos nesta listagem.

Por: Fernando T. Da Silva


zscan

Script para escanear portas abertas, serviços remotos na sua rede, ping, whois e descobrir todos os micros locais. Nota: Configure o seu nmap e o netstat para não pedir senha ao usar o sudo no arquivo /etc/sudoers.

Por: Fernando T. Da Silva


Remover espaços em branco em nomes de arquivos

Nome do script: semespaco Este script facilita muito a eliminação de espaços em branco nos nomes de arquivos, para que estes arquivos possam ser utilizados por outros comandos que não aceitam espaços em branco em nomes de arquivos, como o comando gs e outros comandos. Notas: Este script é muito bom e seguro para eliminar o espaço em branco do nomes de arquivos, pois é aplicado somente ao arquivo especificado, outros comandos para a mesma finalidade costumam eliminar os espaços em branco de todos os nomes de arquivos, sem exceção e até de subdiretórios. Ele facilita muito a vida de quem costuma imprimir páginas HTML em PDF utilizando a extensão PrintPDF para Firefox, pois pode-se reduzir o arquivo PDF gerado para que fique bem menor utilizando o comando gs (que não aceita arquivos com espaços em branco no nome). Truque Com este script você pode eliminar os espaços em branco dentro de qualquer gerenciador de arquivos sem precisar usar janela de terminal, basta que o mesmo tenha a opção "Abrir com...". Basta selecionar esta opção e escolher outro aplicativo, desmarque a opção "Usar como padrão" ou "Associar" caso tenha essas duas últimas opções, digite semespaco e clique em OK, e pronto os espaços do nome do arquivo serão substituídos pelo caractere sublinhado. Obs.: este procedimento não funciona com pastas dentro do gerenciador de arquivos.

Por: Fernando T. Da Silva


zscan - Scanner de rede

Script para ver as portas abertas, ping, whois, descobrir todos micros da sua rede local e servidores remotos. Notas: - Para que funcione o escaneamento remoto com o Nmap vai depender das regras de firewall utilizado no micro remoto. - O escaneamento com o Nmap pode levar uns 30 segundos até surgir com o retorno do resultado. - A parte do sudo é opcional no script, mas como root é exibido mais informações do que como usuário comum, devendo configurar os comandos no arquivo /etc/sudoers ou então remova o sudo no script caso prefira somente executar como user. Para isso, coloque as linhas abaixo no arquivo /etc/sudoers: seulogin ALL=NOPASSWD:/usr/bin/nmap seulogin ALL=NOPASSWD:/bin/netstat

Por: Fernando T. Da Silva


Zsamba 2.0

Script em Zenity para montar pasta remota Windows ou Samba, com ajuda de comandos. Ao instalar será criado o item Zsamba 2.0 no menu Internet. Para instalar: # tar -xzvf zsamba2.01.tgz -C / É necessário configurar o arquivo /etc/sudoers para não ser pedida a senha ao usar o sudo. Exemplo: seulogin ALL=NOPASSWD:/bin/mount, /bin/umount

Por: Fernando T. Da Silva