01 02

GNU/Linux: Liberdade e Cosmovisão

O número de usuários de GNU/Linux tem crescido bastante ultimamente. Um número expressivo de novos usuários tem se aglutinado em torno das possibilidades de uso do SO concorrente direto dos SOs proprietários. Porém, diferente do que deveria acontecer, a convicção sobre os ideais de liberdade promovidos pela comunidade do Software Livre não é tão contagiante. Por que isso acontece?

Por: Isaque Vieira de Sousa Alves


Diagnosticando problemas variados em ambientes GNU/Linux (parte 1)

Observando o crescimento da faixa de mercado formada por usuários de sistemas GNU/Linux e que grande parte destes desconhece o poder das ferramentas disponíveis, apresento este artigo para ajudar em um drama recorrente: "Como encontro as causas de defeitos em um computador?". Embora voltado principalmente a iniciantes, não é um how-to.

Por: Isaque Vieira de Sousa Alves


Entendendo orientação a objetos na prática (parte 1)

Originalmente este artigo compõe uma série em meu site pessoal chamada "aprender programando". Nesta parte são expostos os conceitos fundamentais da orientação a objetos. Ao fim desta, espera-se que o leitor compreenda especialmente o conceito de encapsulamento e faça a diferenciação entre classes e objetos. Boa leitura!

Por: Isaque Vieira de Sousa Alves


Projetos de software livre descontinuados: um problema com solução

Ao longo do tempo temos visto a surgir diversos bons projetos de software livre, que embora sejam úteis a muitos usuários, terminaram por ser descontinuados. Procurarei com este artigo encorajar novos usuários de GNU/Linux a participarem ativamente de projetos que possam lhes ser úteis, desde o desenvolvimento até a adaptação (maravilha!) de programas existentes às suas necessidades.

Por: Isaque Vieira de Sousa Alves


Linux, a pirataria de software e a desvalorização do desenvolvedor (parte 2)

Neste artigo procuro demonstrar como a pirataria produz uma desvalorização gradativa do trabalho na área de informática, mais especificamente na área de desenvolvimento de software. Apresento também o Linux e os programas desenvolvidos sob o paradigma do software livre como alternativas para a revalorização do desenvolvedor e de seu trabalho.

Por: Isaque Vieira de Sousa Alves



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts