Raspberry Pi 4B Como Servidor Linux de Baixo Custo

O Raspberry Pi é um microcomputador de baixo custo que consome pouco energia, voltado para iniciantes no mundo da tecnologia. Ele pode ser utilizado para aprender programação, para a criação de servidores, compartilhamento de arquivos em redes, utilização de contêineres, dentre diversas outras opções. Neste material, irei apresentar o Raspberry Pi como meu servidor Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Comando du - encontrando as maiores pastas e arquivos no Linux

O comando "du" é utilizado para acessarmos o tamanho dos discos em nossa instalação. Já o comando "sort" classifica as informações de acordo com sua necessidade. Temos também o "head" que exibe apenas as 10 primeiras linhas de uma fonte de entrada. Estes três comandos são apenas uma das diversas opções existentes para buscarmos os maiores arquivos e diretórios no Linux.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Adicionar mensagens iniciais no terminal nas sessões de sudo

Todo sysadmin utiliza o comando sudo diariamente, sendo que este comando deve ser executado com muita atenção. Desta forma, podemos utilizar a configuração "lecture" do sudo para enviar mensagens aos usuários do sistema que utilizem este comando.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Criar RAID no Linux

O RAID foi criado com o objetivo de melhorar o desempenho e segurança dos discos rígidos existentes em um servidor, ou uma estação de trabalho, através da utilização de HDs extras. Neste material, iremos utilizar o mdadm para gerenciar os volumes com RAID no LINUX.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Instalar o Go (Golang) no Debian e Ubuntu

O Go é uma linguagem de programação criada pela Google e lançada como código livre em novembro de 2009. Ela é uma linguagem compilada, focada em produtividade e programação concorrente. O projeto inicial desta linguagem foi realizado em setembro de 2007 por Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson. Neste artigo irei demonstrar como instalar o Go no Debian e no Ubuntu.

Por: Diego Mendes Rodrigues






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts