Melhores Distribuições Linux Voltadas Para Servidores

Sabemos que as distribuições Linux são excelentes opções como sistema operacional a serem utilizadas em servidores, para as mais diversas necessidades. Neste artigo, irei apresentar as 7 principais distribuições utilizadas com essa finalidade atualmente.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Interface de Rede Virtual no Debian

Em muitos casos, é vantajoso atribuir mais do que um endereço IP a um servidor, de acordo com os serviços e aplicações instalados nele. Se o servidor possuir várias interfaces de rede, basta atribuir endereços IPs diferentes para elas. Caso tenhamos apenas uma placa de rede, é possível criar interfaces virtuais. Entenda melhor esse processo neste artigo.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Bloqueio de Países com IPTables

Dependendo do tráfego e dos visitantes esperados para um determinado servidor, talvez a disponibilização para alguns países não seja necessária, devido ao idioma em que as páginas do servidor web foram publicadas, ou simplesmente por não existirem clientes em potencial nessas regiões. Aprenda como bloquear os países necessários de forma automatizada.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Fail2ban no Debian - Instalação e Configuração

O Fail2ban é uma solução para prevenir ataques de força bruta. Ele realiza a análise de logs (syslog) e, na sequência, realiza algumas ações como a criação de regras no Firewall e o envio de alertas aos administradores do sistema. Neste material irei explicar melhor como essa aplicação funciona, além de demonstrar como instalar e configurar o Fail2ban.

Por: Diego Mendes Rodrigues


Mageia Linux 8

Mageia é uma distribuição Linux recente, com lançamento em 2010. Embora suas verdadeiras origens sejam de 1998, ou seja, com o lançamento do Mandrake Linux. Conheça melhor o Mageia na sua versão 8 com o KDE Plasma.

Por: Diego Mendes Rodrigues