Fundamentos do sistema Linux - direcionadores

Direcionadores de fluxo fazem o que o nome sugere: direcionam o fluxo da saída dos programas, enviando-as para locais diferentes da saída padrão. Esses locais podem ser arquivos, dispositivos, processos e outros programas. Nesse artigo veremos como utilizar os direcionadores do Linux para facilitar a vida do administrador de sistemas.

Por: Davidson Rodrigues Paulo


Fundamentos do sistema Linux - comandos do Linux

A linha de comando é o método mais usado por administradores de sistemas, pois é o que oferece o maior número de possibilidades, além de ser o método mais rápido de fazer as coisas. Nesse artigo, você terá uma lista detalhada dos principais comandos do GNU/Linux, divididos em categorias, com exemplos práticos de aplicação, incluindo associações com outros aplicativos.

Por: Davidson Rodrigues Paulo


Fundamentos do sistema Linux - Gerenciadores de inicialização

Gerenciadores de inicialização (boot managers, em inglês) são programas responsáveis por gerenciar a inicialização de um ou vários sistemas operacionais. Nesse artigo veremos os dois principais gerenciadores de inicialização para Linux, o LiLo e o GRUB.

Por: Davidson Rodrigues Paulo


Fundamentos do sistema Linux: discos e partições

Neste artigo veremos como o GNU/Linux trabalha com discos, além de ver conceito de partições, sistemas de arquivos, bem como os principais programas para trabalhar com discos e partições.

Por: Davidson Rodrigues Paulo


Usando o start-stop-daemon no Slackware

Nesse artigo veremos como utilizar o start-stop-daemon, um utilitário do Debian para controle de processos, no Slackware, permitindo que utilizemos os scripts de inicialização de serviços para Debian no Slackware.

Por: Davidson Rodrigues Paulo